A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Luiz Antônio Tomaz. Um experimento... Tubo de ensaio Agarrador de madeira Tiossulfato de sódio* solução Material necessário *Na 2 S 2 O 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Luiz Antônio Tomaz. Um experimento... Tubo de ensaio Agarrador de madeira Tiossulfato de sódio* solução Material necessário *Na 2 S 2 O 3."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Luiz Antônio Tomaz

2 Um experimento... Tubo de ensaio Agarrador de madeira Tiossulfato de sódio* solução Material necessário *Na 2 S 2 O 3

3 Um experimento... Também será utilizado como reagente HCl (6 mol/L) Material necessário HCl (6 mol/L)

4 Procedimentos Coloque no tuno n.º 1 tiossulfato, 8 gotas + água, 16 gotas. 2. Acrescente 4 gotas de HCl 6mol/L. Formou precipitado.

5 O que ocorreu? A formação de precipitado indica reação química.

6 Tempo de reação no tubo 1 (53 segundos e 22 centésimos) Qual o tempo de reação?

7 Procedimentos... 1.Coloque no tubo n.º 2 tiossulfato, 10 gotas + água 14 gotas. 2.Acrescente 4 gotas de HCl 6mol/L.

8 Tempo de reação no tubo 2 (32 segundos e 38 centésimos) Qual o tempo de reação?

9 Procedimentos Coloque no tuno n.º 3 tiossulfato, 12 gotas + água, 12 gotas. 2. Acrescente 4 gotas de HCl 6mol/L.

10 Tempo de reação no tubo 3 (26 segundos e 53 décimos) Qual o tempo de reação?

11 Procedimentos continuam... Os mesmos procedimentos anteriores foram adotados até o tubo n.º 9, alterando somente a concentração de tiossulfato.

12 Procedimentos continuam... Os dados coletados foram inseridos na tabela que segue.

13 O que percebemos ao analisar a tabela? 1.Manteve-se constante a concentração do segundo reagente (HCl); 2. Aumentou-se a concentração de tiossulfato (adição crescente de soluto e diminuição de água);

14 O que percebemos ao analisar a tabela? À medida que aumentou-se a concentração de um dos reagentes, houve diminuição no tempo de reação e, conseqüentemente, aumento da velocidade da reação.

15 Conclusão... A velocidade de uma reação química está relacionada à concentração do reagente.

16 Lei da Velocidade Dois químicos noruegueses, Guldberg e Waage afirmaram: A velocidade de uma reação é diretamente proporcional à concentração do reagente, elevada a alguma potência.

17 Lei da Velocidade V [A] x Convertendo em igualdade... V = k. [A] x

18 Lei da Velocidade V = k. [A] x A equação resultante é dita Lei de Velocidade: 1) [A] é a concentração em mol/L; 2) X é denominado ordem da reação em relação a A; 3) k é a constante de proporcionalidade.

19 Lei da Velocidade e reação elementar V = k. [A] 2 [B] 1 Se a reação ocorre em única etapa, o(s) expoente(s) a que é(são) elevada(s) a(s) concentração(ões) é(são) igual(is) ao(s) coeficiente(s) da equação balanceada e é dita reação é elementar. 2A + B 3C, sendo elementar.

20 Lei da Velocidade e reação não-elementar V = k. [B] 1 Se a reação ocorre em duas ou mais etapas. Nesse caso, a expressão de velocidade será escrita apenas para a etapa lenta. A + B C (rápida) B D (lenta) A + 2B C + D

21 Exercício resolvido V = k. [B] 1 Na reação de dissociação térmica do HI (g), a velocidade de ração pe proporcional ao quadrado da concentração molar de HI. Se triplicarmos a concentração do HI, a velocidade da reação:

22 Exercício resolvido (A)dumentará 6 vezes; (B)aumentará 9 vezes; (C)diminuirá 6 vezes; (D)diminuirá 9 vezes; (E)idminuirá 3 vezes. Na reação de dissociação térmica do HI (g), a velocidade de ração pe proporcional ao quadrado da concentração molar de HI. Se triplicarmos a concentração do HI, a velocidade da reação:

23 Solução... 2HI H 2(g) + I 2(g) V = k[HI] 2 V = k[3HI] 2 V = 9k[HI] 2 Aumentará 9 vezes. Alternativa B.

24 Encerrando... É hora de praticar. Faça os exercícios da apostila. Se necessário, peça ajuda ao professor.

25 Turma 201.


Carregar ppt "Professor Luiz Antônio Tomaz. Um experimento... Tubo de ensaio Agarrador de madeira Tiossulfato de sódio* solução Material necessário *Na 2 S 2 O 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google