A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vendo a realidade de uma outra maneira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vendo a realidade de uma outra maneira"— Transcrição da apresentação:

1 Vendo a realidade de uma outra maneira
Gestão do conhecimento em PME´s Marcos Cavalcanti

2 BLOG http://oglobo.globo.com/blogs/inteligenciaempresarial
2

3 AGENDA Contexto Novos óculos Caso de Friburgo
Sociedade do conhecimento Uma nova maneira de promover o desenvolvimento Novos óculos Inteligência de negócios Rede de valor Gestão de conhecimento em redes de empresas Caso de Friburgo

4 “... A vida não é só isso que se vê, É um pouco mais.
Que os olhos não conseguem perceber...” Paulinho da Viola Hermínio Bello de Carvalho

5 Objetivo Criar uma ferramenta que nos ajude a entender as trocas de informação, cohecimento e valores intangíveis numa rede de pequemas empresas de maneira a tornar viáveis a definição de estratégias e planos de ação concretos entre os atores envolvidos na rede de valor.

6 Economia do conhecimento o “virtual” invade o “real”
Exportations EUA Fonte: Institut for the Future

7 “Most companies die not because they do the wrong things but because they keep doing the right things too long!” (Yves Doz, Insead, França)

8 Características da economia do conhecimento
Quanto mais eu compartilho mais eu tenho… Inovação … A importância das redes…

9 1 para 1 1 para muitos

10 Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...)
Um cacique dizendo o que todos devem aprender, ler, ouvir, ver... MIM CACIQUE (Jornais, Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...) VOCÊS ÍNDIOS

11 “WEB 2.0”: MUITOS PARA MUITOS
NÓS CACIQUE NÓS TUBE NÓS FACEBOOK

12 Inteligência coletiva
Vacina contra paralisia infantil Vacina contra AIDS, câncer?

13 Uma nova maneira de promover o desenvolvimento
10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1992 1993 1995 1996 1997 1998 1999 2001 2002 Anos Porcentagem da renda apropriada Fonte : Pesquisa Nacional por Amostra de Domic í lios (PNAD) de 1981 a 2002. Nota Nos anos de 1991 , e 2000 a PNAD não foi a campo. 50% mais pobres 40% seguintes 9% 1% rico Gr á fico 1 Evolu ç ão pelos cent é simos distribui

14 AGENDA Contexto Novos óculos Caso de Friburgo
Sociedade do conhecimento Uma nova maneira de promover o desenvolvimento Novos óculos Inteligência de negócios Rede de valor Gestão de conhecimento em redes de empresas Caso de Friburgo

15 Novos óculos – gestão do conhecimento
Capital Social Humano Capital de “Relacionamento” Estrutural

16 Novos óculos – redes de valor
Respostas Personalizadas Perfis de clientes/uso e feedbacks para inovação Preferência Provedor de Produtos e Serviços Cliente ou Usuário Senso de Comunidade Produto Pagamento Cadeia de valor tradicional _ _ _ _ _ _ _ _ _ Fluxo de Conhecimento _________ Capitais Intangíveis

17 Novos óculos – Inteligência de negócios
Farmácia do Toninho Iogurte Natural – Sorvete do Moraes Copa do mundo

18 Gestão do conhecimento em redes de empresas
Identificar os atores-chave Identificar as trocas de valor (de bens, serviços, $, informações e valores intangíveis): Necessários; Existentes; Potenciais Identificar as “lacunas” e novas possibilidades.

19 AGENDA Contexto Novos óculos Caso de Friburgo
Sociedade do conhecimento Uma nova maneira de promover o desenvolvimento Novos óculos Inteligência de negócios Rede de valor Gestão de conhecimento em redes de empresas Caso de Friburgo

20 APL de Nova Friburgo (Rio de Janeiro)
Fonte: Senai-RJ 2005

21 APL de Nova Friburgo (Rio de Janeiro)
Fonte: Senai-RJ 2005

22 Os atores

23 Trocas existentes entre a empresa e a “sacoleira”

24 Trocas “necessárias” entre uma empresa e uma “sacoleira”

25 Trocas de valores existentes entre as empresas A e B

26 Troca de valores potencial entre as empresas A e B

27 O que todo gestor deveria saber...
“Sentir primeiro, pensar depois. Perdoar primeiro, julgar depois. Amar primeiro, educar depois. Esquecer primeiro, aprender depois. Agir primeiro, cobrar depois. Navegar primeiro, aportar depois. Viver primeiro, morrer depois.” Mário Quintana 27

28 Prof. Marcos Cavalcanti marcos@crie.ufrj.br
OBRIGADO! Prof. Marcos Cavalcanti 28


Carregar ppt "Vendo a realidade de uma outra maneira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google