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Fazendo Moda Janeiro de 2004. Fazendo Moda Uma abordagem prática dos aspectos de planejamento e controle de tempo na elaboração de uma coleção de moda.

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1 Fazendo Moda Janeiro de 2004

2 Fazendo Moda Uma abordagem prática dos aspectos de planejamento e controle de tempo na elaboração de uma coleção de moda.

3 Objetivos Mostrar a influência do calendário da moda internacional/nacional nas atividades de uma confecção brasileira de pequeno/médio porte. Elaborar um cronograma desde a fase de criação até o lançamento da coleção no mercado.

4 A Mannya´s Confecções Confecção de roupas feminina Pret-à- Porter situada na cidade de Curitiba – PR. Atuante no mercado brasileiro há 20 anos, nas regiões sul e sudeste do país. Público-alvo: mulheres acima de 30 anos 70% Vendas Atacado vs. 30% Vendas Varejo

5 Cenário: A Moda Brasileira Cresceu de 204% nas exportações em relação a Utiliza 83% da capacidade de produção. É 1,5% do crescimento da industria nacional em 2003 Só o Paraná tem faturamento anual de aproximadamente R$ 2 bilhões Mais de 5 mil postos de trabalho criados nos últimos 4 meses movimenta cifras na ordem de 22 bilhões de dólares Síndrome do prazo de validade O desafio do timming

6 Calendário da Moda Internacional Nova York Londres Milão 12/0915/10 19/0920/0924/0927/09 Paris 05/1007/10 Fashion Week Prêt-á-Porter Spring 2004!

7 Calendário da Moda Brasileira FASHION RIO SÃO PAULO FASHION WEEK Mannya´s Confecções Coleções Primavera-Verão ! 30 de Jun a 3 de Jul Jul 2004 Início de Julho de 2004

8 Definição das Atividades WBS Coleção Primavera-Verão Análise de Tendências 1.1 Análise de Tendências 1.2 Pré-Coleção 1.3 Coleção Acompanhamento de Desfiles Pesquisa Internet/ Revistas/ Catálogos Elaboração de Cartela de Cores/ Padrões/ Modelagens Incorporação de sugestões da Pré-Coleção Incorporação de sugestões da Pré-Coleção Elaboração de Ficha Técnica Confecção de Mostruário Produção de Catálogo Lançamento Seleção de Tecidos para Pilotagem Aquisição de Tecidos Elaboração de Modelagem Piloto Confecção de Peças Piloto Desfile de Pré-Coleção Desfile de Pré-Coleção

9 Seqüenciamento das Atividades Diagrama de Rede Modelagem Peças Piloto Confecção Peças Piloto Elaboração de Cartela de Cores/ Padrões/ Modelagens Contratações Catálogo Confecção Mostruário Elaboração de Ficha Técnica Desfile Pré-Coleção Incorporação Sugestões Lista de Preços Desfiles Pesquisa I Início F Fim Saída Representantes Seleção de Tecidos Aquisição de Tecidos Envio Mala Direta Sessão de Fotos Projeto Gráfico Impressão

10 Estimativa de Duração das Atividades Restrições O projeto deve obedecer o calendário da moda (timing). Premissas Fornecedores terão os produtos selecionados disponíveis nas datas previstas: Tecelagem, Aviamentos, etc. Um representante da equipe acompanhará os desfiles e as feiras de tecido. A saída dos representantes acontecerá até o dia 30 de julho de Histórico de coleções anteriores Estimativas de duração baseadas em coleções anteriores Conhecimento do nível de produtividade vs. complexidade da modelagem/confecção.

11 Estimativa de Duração das Atividades Atividade (A)Desfiles (B)Pesquisa (C)Elaboração Cartelas (D)Seleção Tecido (E)Aquisição Tecidos (F)Modelagem de Peças Piloto (G)Confecção de Peças Piloto (H)Desfile Pré-Coleção (I)Incorporação Sugestões (J)Elaboração Ficha Técnica (K)Confecção do Mostruário (L)Contratações Catálogo (M)Lista de Preços (N)Entrega Representantes (O)Sessão de Fotos (P)Projeto Gráfico (Q)Impressão (R)Envio Mala Direta Recursos 2 Estilistas 1 Estilista 1 Comprador 1 Estilista 2 Costureiras 1 Modelo/ 1 Passadeira/ 1 Assistente/ 1Estilista 1 Estilista/ 1 Costureira 1 Assistente 2 Cortadeiras/ 10 Costureiras 1 Assistente 1 Orçamentista 2 Assistentes 1 Fotógrafo/ 2 Modelos/ 1 Passadeira/ 1 Assistente/ 1 Estilista 1 Designer Gráfica (Terceirizado) 2 Assistentes

12 I Início F Fim Modelagem Peças Piloto Confecção Peças Piloto Elaboração de Cartela de Cores/ Padrões/ Modelagens Contratações Catálogo Confecção Mostruário Elaboração de Ficha Técnica Desfile Pré-Coleção Incorporação Sugestões Lista de Preços Desfiles Pesquisa Entrega Representantes Seleção de Tecidos Aquisição de Tecidos Envio Mala Direta Sessão de Fotos Projeto Gráfico Impressão 45 d 10 d 15 d 7 d 25 d 45 d 7 d 5 d 7 d 30 d 1 d 3 d 7 d4 d3 d 1 d Total = 193 dias Estimativa de Duração das Atividades Durações Estimadas

13 Análise de Caminho Crítico Data Mais Cedo A B CDEFGH I JM N K L R QPO (A)Desfiles (B)Pesquisa (C)Elaboração Cartelas (D)Seleção Tecido (E)Aquisição Tecidos (F)Modelagem Piloto (G)Confecção Piloto (H)Desfile Pré-Coleção (I)Incorporação Sugestões (J)Ficha Técnica (K)Mostruário (L)Contratações Catálogo (M)Lista de Preços (N)Entrega Representantes (O)Sessão de Fotos (P)Projeto Gráfico (Q)Impressão (R)Envio Mala Direta Desenvolvimento do Cronograma

14 A B CDEFGH I JM N K L R QPO (A)Desfiles (B)Pesquisa (C)Elaboração Cartelas (D)Seleção Tecido (E)Aquisição Tecidos (F)Modelagem Piloto (G)Confecção Piloto (H)Desfile Pré-Coleção (I)Incorporação Sugestões (J)Ficha Técnica (K)Mostruário (L)Contratações Catálogo (M)Lista de Preços (N)Entrega Representantes (O)Sessão de Fotos (P)Projeto Gráfico (Q)Impressão (R)Envio Mala Direta = 160 = 173 = 180 = 0 = 35 Análise de Caminho Crítico Data Mais Tarde Desenvolvimento do Cronograma

15 (A)Desfiles (B)Pesquisa (C)Elaboração Cartelas (D)Seleção Tecido (E)Aquisição Tecidos (F)Modelagem Piloto (G)Confecção Piloto (H)Desfile Pré-Coleção (I)Incorporação Sugestões (J)Ficha Técnica (K)Mostruário (L)Contratações Catálogo (M)Lista de Preços (N)Entrega Representantes (O)Sessão de Fotos (P)Projeto Gráfico (Q)Impressão (R)Envio Mala Direta Análise de Caminho Crítico Desenvolvimento do Cronograma A B CDEFGH I JM N K L R QPO DMC DMT Folga de atividade Sem folga 0

16 Cronograma Coleção Primavera Verão

17 Controle do Cronograma Recomendações Utilizar Ferramentas MS Project Documentar Lições Aprendidas Prazos previstos vs. Realizados Análise das alterações no escopo Análise das alterações no diagrama de rede Causas de atrasos no cronograma Padronização dos registros de controle

18 Conclusão Os benefícios da Gerência do Tempo Aumento da Competitividade Time-to-market Mitigação de riscos e incertezas Maior precisão na estimativa de prazos futuros (dados históricos) Otimização na alocação de recursos Maior agilidade na tomada de decisões


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