A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA EMPRESARIAL ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL Profª RICAMAR MAIA - FGV 2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA EMPRESARIAL ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL Profª RICAMAR MAIA - FGV 2004."— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA EMPRESARIAL ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL Profª RICAMAR MAIA - FGV 2004

2 Para ser grande, sê inteiro : nada teu Para ser grande, sê inteiro : nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim, em cada lago a lua toda brilha, exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim, em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive. porque alta vive. Ricardo Reis

3 ÉTICA – - jeitos de SER, forma de agir, indagação sobre a natureza e fundamentos da moralidade: reflexão crítica. Por que? MORAL – - costumes, padrões e regras de conduta; objeto da ciência; Como agir? MORAL SOCIAL - normas e regras resultantes nas relações que o homem estabelece: organização social, coletividade: o bem e o mal. ÉTICA EMPRESARIAL - Princípios e padrões que orientam o comportamento no mundo dos negócios. O QUE VEM A SER...

4 A CONSTRUÇÃO DO PROJETO VALORES E CONDUTA ÉTICA (HOSPITAL COPA D´OR) (HOSPITAL COPA D´OR)

5 VALORES COPA D´OR HUMANIZAÇÃO HUMANIZAÇÃO COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA CREDIBILIDADE CREDIBILIDADE DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO RESPEITO RESPEITO INTEGRIDADE INTEGRIDADE

6 ÉTICA EMPRESARIAL COMPORTAMENTO ÉTICO CREDIBILIDADE PRÁTICAS EMPRESARIAIS IMAGEM

7

8

9 100 BEST COMPANIES TO WORK FOR IN AMERICA THE National Bestseller! Robert Levering Milton Moskowitz

10 As Melhores Empresas e os Parâmetros de Escolha 2000 RESPONSABILIDADE SOCIAL Oportunidades de carreira e treinamento Segurança e Confiança na Gestão Orgulho do trabalho e da Empresa Salários Benefícios Camaradagem no ambiente de trabalho Clareza e Abertura na Comunicação Interna

11 AS MELHORES EMPRESAS... AMBIENTE DE TRABALHO AMBIENTE DE TRABALHOCREDIBILIDADE RESPEITO IMPARCIALIDADE ORGULHO CAMARADAGEM VALORES IMAGEM2003

12 AS MELHORES EMPRESAS... PERFIL 2003 BENEFÍCIOS REMUNERAÇÃO ÉTICA E CIDADANIA CIDADANIA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PROFISSIONAL EQUILÍBRIO VIDA PESSOAL / PROFISSIONAL

13 A empresa que for um excelente lugar para trabalhar: Projetará uma boa imagem no mercado Atrairá talentos para o grupo Conquistará a confiança e a satisfação de seus clientes

14 EMPRESAS VISIONÁRIAS Ideologia Central Valores Centrais + Objetivos Valores Centrais + Objetivos COMO É A VIDA DA EMPRESA

15

16 ,0 4,1 3,9 4,04,0 3,9 O RANKING AS NOTAS DO BRASIL

17 Como foi medida a percepção de corrupção no Brasil Foram usados 12 levantamentos Foram usados 12 levantamentos realizados por 8 diferentes instituições realizados por 8 diferentes instituições de pesquisa. de pesquisa. O índice é medido a partir de diferentes O índice é medido a partir de diferentes pesquisas feitas ao longo de três anos pesquisas feitas ao longo de três anos (2001, 2002 e 2003), sobre o país. (2001, 2002 e 2003), sobre o país.

18 1ºFinlândia9,7Rep. Checa3,9 2ºIslândia9,659ºColômbia3,7 3 ºDinamarca9,5El Salvador3,7 Nova Zelândia9,5Peru3,7 16ºAlemanha7,7Eslováquia3,7 18ºEstados Unidos7,5Croácia3,7 25ºPortugal6,664ºMéxico3,6 43ºCuba4,6Polônia3,6 Jordânia4,692ºArgentina2,5 Trinidad Tobago4,6129ºParaguai1,7 54ºBRASIL3,9133ºBangladesh1,3 Bulgária3,9 RESUMO DO RANKING 2003 DOS 133 PAÍSES E NOTAS

19 SONEGAÇÃO, POR QUEM SONEGA No Brasil, só cresce quem engana o Fisco. O que fazemos é não lançar na contabilidade os pagamentos feitos diretamente no caixa da escola. Eu ganho duas vezes, porque, como essas parcelas não aparecem na contabilidade, posso lançar como prejuízo. Essa operação rende uns reais por mês, livres de impostos. Dono de escola – Belo Horizonte Eu faço o tradicional: dou desconto de 20% para quem não quer recibo. Se os fiscais da Receita descobrem que fiz um serviço, digo que não cobrei honorários. Para evitar que me peguem pelos sinais externos de riqueza, coloquei meus bens no nome de parentes e de pessoas próximas Advogado – Porto Alegre

20 Um bom código de Ética é um bom negócio ?

21 A preservação ambiental através da reciclagem de papéis originados de grandes centros urbanos, como São Paulo, Vitória, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, é um compromisso da Cataguazes com a sociedade. Você sabia que alguns detritos usados em nosso dia-a-dia prejudicam muito o meio ambiente? (site da Cataguazes de Papel, a fábrica que matou o Rio Pomba e feriu gravemente o Paraíba do Sul). SÓ PODE SER IRONIA! SÓ PODE SER IRONIA! O GLOBO – 06/04/03 – Artur Xexéo

22 CÓDIGO DE ÉTICA IMPLANTAÇÃO - Comprometer a Alta Administração – legitimidade moral - Afirmar valores e missão da Empresa - Constituir Comitê de Ética/Gerente de Ética - Desenvolver processos decisórios éticos - Integrar conceitos éticos às diferentes atividades - Elaborar programas de treinamento ético - Estimular feedback dos funcionários - Criar sistemas que reconheçam comportamentos éticos - Desenvolver sistemas de avaliação para acompanhar a coerência entre o proclamado e o real

23 PRINCIPAIS OBRIGAÇÕES DAS AUTORIDADES VINCULADAS (CCAAF) o APRESENTAR INFORMAÇÕES SOBRE RENDA, PATRIMÔNIO E INTERESSES PRIVADOS o EVITAR SITUAÇÕES QUE POSSAM CONFIGURAR CONFLITO DE INTERESSE o OBSERVAR QUARENTENA PARA ATIVIDADE INCOMPATÍVEL COM O CARGO EXERCIDO o INFORMAR PROPOSTAS DO SETOR PRIVADO OU DE NEGÓCIO FUTURO NO SETOR PRIVADO o RESOLVER DIVERGÊNCIAS COM AUTORIDADES INTERNAMENTE

24 ALGUMAS RESTRIÇÕES (CCAAF) o NÃO RECEBER PRESENTES o NÃO RECEBER SALÁRIO OU QUALQUER OUTRA REMUNERAÇÃO DE FONTE PRIVADA EM DESACORDO COM A LEI, NEM RECEBER TRANSPORTE OU HOSPEDAGEM o NÃO USAR O CARGO, SUAS CONDIÇÕES OU INFORMAÇÕES EM FAVOR DE INTERESSES PRIVADOS

25 TOMADA DE DECISÕES ÉTICAS Estou sendo justo e honesto ? Estou sendo justo e honesto ? As minhas ações são legais ? As minhas ações são legais ? Trará benefícios para a Sociedade ? Trará benefícios para a Sociedade ? Eu diria aos meus filhos para agirem assim ? Eu diria aos meus filhos para agirem assim ?

26

27 BOAS AÇÕES EM ALTA AFINAL RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE SOCIAL SOCIAL O QUE É ?

28 O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL ? NÃO não são ações esporádicas não é assistencialismo / paternalismo não são somente doações não é só sobrevivência não deve ser desvinculada da estratégia empresarial não são ações esporádicas não é assistencialismo / paternalismo não são somente doações não é só sobrevivência não deve ser desvinculada da estratégia empresarial

29 RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS NEGÓCIOS RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS NEGÓCIOS produção e consumo sustentáveis comércio ético – mercado ético ação social da empresa produção e consumo sustentáveis comércio ético – mercado ético ação social da empresa

30 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Ä Projetos sociais dão mais visibilidade à população, dimensão ética da dimensão ética da Organização Ä mudanças Ä Projetos sociais como protagonistas de mudanças na Sociedade Ä Projetos sociais fortalecem a Imagem e Reputação da Organização Ä Projetos sociais dão mais visibilidade à população, dimensão ética da dimensão ética da Organização Ä mudanças Ä Projetos sociais como protagonistas de mudanças na Sociedade Ä Projetos sociais fortalecem a Imagem e Reputação da Organização

31 MERCADO ÉTICO dimensão As marcas, agora, devem ter uma dimensão social ética. social e ética. Hoje, os consumidores perguntam pelos VALORES da empresa, pelo espírito da marca. dimensão As marcas, agora, devem ter uma dimensão social ética. social e ética. Hoje, os consumidores perguntam pelos VALORES da empresa, pelo espírito da marca.

32 EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS COMO SER RECONHECIDA? qualidade dos produtos... tarefas que vão além da geração de lucros. imagem refletindo o referencial SOCIAL-VALORES. eficiência e ética: externa e interna. atuação socialmente responsável de forma transparente. coerência entre VALORES PROCLAMADOS e VALORES REAIS. qualidade dos produtos... tarefas que vão além da geração de lucros. imagem refletindo o referencial SOCIAL-VALORES. eficiência e ética: externa e interna. atuação socialmente responsável de forma transparente. coerência entre VALORES PROCLAMADOS e VALORES REAIS.

33 EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS FATOR COMPETITIVO DA CIDADANIA EMPRESARIAL IMAGEM – PERCEPÇÃO STAKE HOLDERS COMÉRCIO ÉTICO / REPUTAÇÃO PARCERIAS – MELHOR RELACIONAMENTO MARCA MAIS FORTE – MELHOR VISIBAILIDADE: DIMENSÃO SOCIAL E ÉTICA PRODUTOS MAIS CONHECIDOS FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES MOTIVAÇÃO AUTO PRESERVAÇÃO IMAGEM – PERCEPÇÃO STAKE HOLDERS COMÉRCIO ÉTICO / REPUTAÇÃO PARCERIAS – MELHOR RELACIONAMENTO MARCA MAIS FORTE – MELHOR VISIBAILIDADE: DIMENSÃO SOCIAL E ÉTICA PRODUTOS MAIS CONHECIDOS FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES MOTIVAÇÃO AUTO PRESERVAÇÃO

34 RSC: Percepção do Consumidor Brasileiro Pesquisa: Instituto ETHOS Jornal VALOR ECONÔMICO INDICADOR OPINIÃO PÚBLICA AMOSTRA: 1002 entrevistas 18 a 74 anos 10 regiões metropolitanas: SP, RJ, BH, POA, CUR, Belém, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia. OBJETIVOS: Segundo os consumidores, identificar as atribuições que empresas as empresas devem assumir para serem reconhecidas socialmente corretas como socialmente corretas. Aferir até que ponto as decisões de compra dos consumidores são influenciadas por sua percepção da prática de responsabilidade social corporativa.

35 51 Tratamento dos funcionários e ética nos negócios Impacto ambiental Responsabilidade para com a sociedade num sentido mais amplo Qualidade. Imagem/ prestígio/ nome reputação da marca Fatores econômicos/ financeiros/ tamanho Estratégia e gerenciamento dos seus negócios Fatores apontados para avaliação das empresas, expressos nas próprias palavras dos entrevistados

36 Papel das grandes empresas Concentrar-se em gerar lucro, pagando os impostos e gerando empregos, cumprindo todas as leis. Ter um padrão de comportamento entre estes dois diferentes pontos de vista. Fazer tudo isto de forma a estabelecer padrões éticos mais elevados, indo além do que é determinado pela lei.

37 Você deixaria de comprar algum produto de uma empresa que utilizasse mão-de-obra infantil ?

38 Você deixaria de comprar algum produto se soubesse que a empresa esteve envolvida em corrupção e pagamento de propina?

39 prestigiar No último ano, você pensou em prestigiar uma empresa que achasse socialmente responsável, comprando seus produtos ou falando bem da empresa para outras pessoas? Prestigiar Não pensou em fazer isto Pensou em fazer isto, mas acabou não fazendo Efetivamente fez isto no último ano NS/NR

40 Os nove elementos da SA 8000* TRABALHO INFANTIL LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO DISCRIMINAÇÃO TRABALHO FORÇADO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO REMUNERAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO PRÁTICAS DISCIPLINARES HORÁRIO *Social Accountability Intenational

41 BALANÇO SOCIAL TOTAL DE DESPESAS FOLHA DE PAGAMENTO ( salários + benefícios ) FOLHA DE PAGAMENTO ( salários + benefícios ) Indicadores Laboriais TOTAL DE GASTOS COM IMPOSTOS ( impostos, contribuições, taxas, investimento em projetos sociais e meio ambiente) TOTAL DE GASTOS COM IMPOSTOS ( impostos, contribuições, taxas, investimento em projetos sociais e meio ambiente) Indicadores Sociais

42 BALANÇO SOCIAL - INDICADORES Indicadores laboriais Indicadores sociais Indicadores de geração de empregos Total da folha de pagamentos Nº de empregos mantidos. Nº de novos empregos gerados Total de gastos com impostos e investimentos em projetos sociais e ambientais 12 3

43 BALANÇO SOCIAL... conjunto de despesas feitas pela empresa, exigidas ou não por lei, que afetam positivamente a qualidade de vida de pessoas ligadas direta ou indiretamente às empresas do grupo. ( adap. Castro Neves ) ( adap. Castro Neves )

44 RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA ENTÃO O QUE É ?... é o comprometimento permanente de comportamento empresários, de adotar um comportamento ético ético e contribuir para o desenvolvimento melhorando econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo. (Fernando Almeida)

45 A solidariedade me faz sentir SENTIMENTOS que não são MEUS, mas que são de um OUTRO. (Rubem Alves)

46 Obrigada ! Ricamar Tel/Fax:


Carregar ppt "ÉTICA EMPRESARIAL ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL Profª RICAMAR MAIA - FGV 2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google