A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fisioterapia no Pré Natal , Parto e Puerpério

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fisioterapia no Pré Natal , Parto e Puerpério"— Transcrição da apresentação:

1 Fisioterapia no Pré Natal , Parto e Puerpério
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI Fisioterapia no Pré Natal , Parto e Puerpério 2° Ten Bm Daniela Cabral

2 INTRODUÇÃO Nas últimas décadas, o enfoque da assistência ao pré-natal, ao parto e à maternidade em si tem sido bem diferenciado. Os programas multidisciplinares de preparação para o parto, caracterizados pelo desenvolvimento de métodos educativos, atenção psicológica e preparo físico específico, estão se tornando comuns e cada vez mais procurados pela maioria das gestantes, com o objetivo de assegurar o controle sobre seu corpo e sua gestação, introduzindo-as na prática de exercícios que resultam em equilíbrio físico e psíquico, com conseqüente sensação de bem-estar.

3 Pouca gente conhece, mas a fisioterapia durante a gestação também é uma grande aliada para facilitar o parto. A fisioterapia aplicada à Uroginecologia e Obstetrícia é uma especialidade existente na Europa há 20 anos e que começa a ser difundida no Brasil. É indicada principalmente para o tratamento de disfunções urinárias e também para auxiliar a mulher em relação às alterações sofridas pelo corpo durante a gravidez. O objetivo do tratamento é prevenir dores em geral, alterações no assoalho pélvico, melhorar o controle respiratório facilitando o trabalho de parto, diminuindo a ansiedade e o stress, e proporcionar um parto mais participativo e humanizado, com melhores condições para a mulher vivenciar a gestação e o parto.

4 A Fisioterapia conscientiza a grávida sobre suas alterações fisiológicas, orienta posturas mais adequadas durante suas atividades diárias e amamentação. É feito em gestantes de baixo risco e com acompanhamento médico. O tratamento é indicado a partir do terceiro mês de gestação e pode ir até o último. São realizados trabalhos de postura, exercícios perineais, treino respiratório, alongamento e fortalecimento de músculos específicos, conscientização corporal, drenagem linfática manual, relaxamento muscular e exercícios para a região do abdômen, períneo e para pelve.São necessárias no mínimo 10 sessões que duram cerca de uma hora cada.

5 Fisioterapia Pré-Natal
Informar, as principais modificações fisiológicas durante a gestação; Retirar dúvidas com relação a gestação, parto, amamentação e pós-parto; Realizar um programa de exercícios variados buscando alívio para os incômodos da gravidez; Oficinas de preparação: amamentação, parto e pós parto.

6 DIFICULDADE RESPIRATÓRIA
Fisioterapia Pré-Natal QUEIXAS COMUNS LOMBALGIAS CERVICALGIAS CÃIMBRAS EDEMAS PESO E CANSAÇO EM MMII POSTURA/ POSICIONAMENTOS DIFICULDADE RESPIRATÓRIA GESTANTES

7 QUEIXAS CINESIOTERAPIA GESTAÇÃO/PARTOPÓS PARTO PREPARAÇÃO/SEGURANÇA/
Fisioterapia Pré-Natal QUEIXAS CINESIOTERAPIA Alongamento de MMII Fortalice. de MMSS, peitorais Ex.metabólicos Ex. respiratórios Relaxamento fortalice. do períneo Relaxamento local e global PREPARAÇÃO/SEGURANÇA/ AUTO-ESTIMA GESTAÇÃO/PARTOPÓS PARTO

8 Fisioterapia Pré-Natal

9 Fisioterapia Pré-Natal

10 Fisioterapia no Parto Humanizar: O parto ativo (em que a mulher vai se movimentando) é mais seguro, rápido e menos doloroso que o passivo em que a mulher fica deitada a maior parte do tempo.

11 Ocorre a saída da placenta, após a saída do bebê.
Estágios do Parto: Primeiro Estágio-Período de Dilatação- É o período mais longo e ao final deste estágio o colo do útero estará completamente dilatado- 10 cm; Segundo Estágio-Período Expulsivo- Menor que o primeiro estágio, finaliza com o nascimento do bebê. Terceiro Estágio - Secundamento- Ocorre a saída da placenta, após a saída do bebê.

12 Proporcionar uma participação efetiva da gestante;
Objetivos da Fisioterapia no CO: -Período de Dilatação- Proporcionar uma participação efetiva da gestante; Diminuir a dor e a ansiedade com técnicas específicas da fisioterapia (massoterapia, TENS); Treinar a técnica respiratória (padrões ventilatórios); Orientar posicionamentos que favoreçam o relaxamento e a dilatação do canal do parto; Evitar o ciclo MEDO-TENSÃO-DOR Conservar energia e orientar a parturiente para o período expulsivo;

13 Técnica respiratória e posicionamento
-Período Expulsivo- Técnica respiratória e posicionamento O que é o ciclo: Medo -Tensão - Dor? É um ciclo que pode ser estabelecido caso a gestante não relaxe no trabalho de parto.

14 Para prevenir é muito fácil, basta a gestante:
Conhecer os estágios do parto Consolidar o vínculo mãe-feto Participar ativamente

15 O que posso fazer para ser efetiva
e tornar o trabalho de parto mais rápido e tranqüilo?

16 Técnica respiratória:
Fisioterapia no Parto Técnica respiratória: Entre as contrações- PV diafragmático; Durante as contrações- PV apical;

17 Posicionamentos/exercícios
Fisioterapia no Parto Posicionamentos/exercícios deambulação (caminhada); posicionamentos (buda modificado, indiozinho): que favoreçam o relaxamento do períneo; bola Suíça; alongamento de M. lombo-sacrais; agachamento; DLE.

18 Massoterapia lombo-sacra; TENS.
Fisioterapia no Parto Massoterapia lombo-sacra; TENS.

19 RELAXE: O SEU BEBÊ AGRADECE!

20 Fisioterapia no Puerpério
Puerpério: período onde ocorrem todas as involuções. Contrações uterinas –involução do útero; Liberação dos lóquios; Períneo; Edemas reduzem; Varizes atenuam-se; Vísceras abdominais retornam a posição anterior; Perda de peso

21 Fisioterapia no Puerpério
Pode ser iniciada no leito cerca de 6 a 12 horas/ após o parto Trocas de decúbitos; Estímulo a deambulação; Exercícios metabólicos; Exercícios respiratórios; Exercícios perineais; Controle da dor (lombar, perineal) Orientações (postura); Exercícios isométricos para o abdomen Massagem abdominal

22 PROGRAMA PROPOSTO PARA
IMPLANTAR O programa tem o objetivo de oferecer uma orientação individual para a realização de atividades fisioterápicas e seguras, visando proporcionar uma boa forma física e atender às principais necessidades das gestantes. Serão realizadas atividades aeróbicas e exercícios de fortalecimento muscular do assoalho pélvico,técnicas respiratória , alongamento e relaxamento.

23 ABDOMEM É comum os músculos abdominais se tornarem mais fracos durante a gravidez. Entretanto, estes devem estar em boa forma para suportar o peso crescente do bebê, ajudando a evitar dores lombares. A realização cuidadosa de exercícios abdominais durante a gestação também facilita a recuperação após o parto.

24 MEMBROS SUPERIORES LOMBAR E GLÚTEOS
Os braços e ombros serão muito solicitados para levantar e segurar o bebê, o que justifica começar a exercitá-los durante a gestação. O fortalecimento da musculatura dos ombros permite a manutenção de uma boa postura.   LOMBAR E GLÚTEOS É comum as gestantes sentirem dor na região lombar durante a gravidez. Ao exercitar a musculatura abdominal e das costas, as gestantes conseguem suportar melhor o aumento de peso do abdômen, diminuindo a chance de ocorrência de dor.

25 MEMBROS INFERIORES À medida em que o seu peso aumenta, fica mais difícil para o sangue retornar das pernas ao coração. Isto pode fazer com que apareçam varizes e edema (inchaço) nas pernas. Com a contração adequada dos músculos das pernas durante os exercícios, o sangue é impulsionado de volta para o coração, reduzindo estes problemas.

26 EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS
Saber relaxar durante a gravidez e também durante o parto pode ser muito benéfico. As técnicas de relaxamento e respiração que ensinaremos a ajudarão a controlar a dor durante o parto, reduzindo a tensão muscular e mental, ajudando a conservar energia. 0 mais importante é que a gestante se sinta saudável, bem consigo mesma e com o seu bebê. Isso a permitirá aproveitar ao máximo os benefícios que os exercícios podem proporcionar. Além disso, só o fato de saber que grávidas ativas ganham menos peso, controlam melhor a ansiedade, dormem melhor, voltam mais rapidamente à forma física anterior e têm melhor preparo para um parto já é um estímulo mais do que atraente.

27 BENEFÍCIOS A manutenção de fisioterapia durante a gravidez proporciona a diminuição do estresse, aumento da resistência cárdio-respiratória e fortalecimento da musculatura, facilitando o desempenho das atividades habituais e proporcionando uma sensação de bem-estar geral. Vários estudos demonstram que a realização de exercícios durante a gravidez é segura e benéfica. Os exercícios podem contribuir de várias maneiras: Melhora da capacidade cardiovascular Controle do ganho de peso Melhora da postura Redução de edema (acúmulo de líquidos) Alívio de desconfortos intestinais Diminuição de cãibras Manutenção da força muscular Fortalecimento da musculatura abdominal e do períneo Melhores condições para a recuperação pós-parto

28 OBRIGADA!!!!!!!

29 www.3apoliclinica.cbmerj.rj.gov.br polniteroi@cbmerj.rj.gov.br
SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 3ª POLICLÍNICA - NITERÓI Tel:


Carregar ppt "Fisioterapia no Pré Natal , Parto e Puerpério"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google