A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PróReitoria de Pesquisa e PósGraduação Fevereiro - 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PróReitoria de Pesquisa e PósGraduação Fevereiro - 2013."— Transcrição da apresentação:

1 PróReitoria de Pesquisa e PósGraduação Fevereiro

2 Motivadores Criar grupos de maior produtividade Aumentar satisfação dos professores Minimizar migração de professores Incentivar os diretores a apoiar à pesquisa Criar ambiente propício ao crescimento da pesquisa Criar sinergia para produção de pesquisa Diminuir investimento necessário à pesquisa de porte nos campi Fortalecer a criação de strictu senso Aumentar a capilaridade da pesquisa e pós- graduação no ES

3 Simulação Campus com 60 professores e duas linhas de curso: uma licenciatura e um bacharelado, além dos técnicos. 30 professores em cada grupo: 15 de área comum e 15 de área técnica Os da área comum, por ser de especialidades muito diferentes, não conseguirão se associar no campus Como juntar em mesmo projeto pesquisa pessoal de letras, matemática, física, geografia,...? Dos 15 da área técnica, é de se esperar no futuro que 10 sejam doutores e 5 sejam produtivos.

4 Conclusões A não ser em condições especiais (como a Metalurgia e equipe de Vila Velha), será difícil montar equipes motivadas à pesquisas de porte e stricto sensu. É necessário e imprescindível unir professores de diferentes campi em projetos de porte. Mesmo projetos como o EDUCIMAT e o APCN de Alegre contam com professores de outros campi.

5 Características da área de concentração Possuir um mínimo de 08 doutores de 01 ou mais campi, com qualquer quantidade de mestres, especialistas ou graduados. Seriam desejáveis 12 doutores. Estar organizado de acordo com um documento de área da Capes, a depender da escolha dos participantes. Esta escolha irá definir critérios de sua própria avaliação. O nome da Área de Concentração de Pesquisa não precisa coincidir como o nome do documento de área da Capes. Possuir um máximo de uma Área de Concentração de Pesquisa e duas linhas de pesquisa, similar à construção de APCN´s e documentos de área. Compromisso de em até dois anos apresentar um APCN. Cada doutor poderá participara no máximo de: 2 programas stricto sensu acadêmico ou em 3 programas, caso um deles seja profissional, ou; 2 programa stricto sensu e uma Área de Concentração de Pesquisa, ou; 2 Áreas de Concentração de Pesquisa. A Área de Concentração de Pesquisa deverá ser cadastrada no site da pesquisa, após liberação pelo responsável pelo Progrupos, ou o cargo que vier a substitui-lo. Haverá uma avaliação anual, seguindo critérios de avaliação do documento de área correspondente, onde se observará se realmente o grupo está produzindo dentro da Área de Concentração de Pesquisa ou se ao menos está com projetos de pesquisa que levem a fortalecer a Área de Concentração de Pesquisa.

6 Exemplos de possibilidades de área de concentração Área de concentraçãoÁrea da Capes Metalurgia e MateriaisEngenharia II Ensino de Ciências e Matemática Gestão PúblicaAdministração, Contabilidade e Turismo Ensino de FísicaEnsino de Ciências e Matemática Engenharia de ProduçãoEngenharia III Produção AnimalCiências Agrárias I Engenharia AmbientalEngenharia I Elétrica, Automação e TelecomunicaçãoEngenharia IV Química FinaQuímica AgroecologiaCiências Agrárias

7 Como funcionaria a distribuição de renda de um curso baseado nessa proposta Os cursos compartilhados serão abertos simultaneamente nos campi envolvidos. A distribuição de alunos será proporcional: ao número de professores do campi no projeto; às despesas de execução do curso. As aulas de pós podem ter a maior parte como optativas sendo dadas nos campi de origem do professor. Algumas disciplinas da pós podem ser concentradas para evitar muito deslocamento e diárias. Orientação no campus de origem.


Carregar ppt "PróReitoria de Pesquisa e PósGraduação Fevereiro - 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google