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1 Infraestrutura Logística Parte 1 Prof. Fernando Augusto Silva Marins

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Apresentação em tema: "1 Infraestrutura Logística Parte 1 Prof. Fernando Augusto Silva Marins"— Transcrição da apresentação:

1 1 Infraestrutura Logística Parte 1 Prof. Fernando Augusto Silva Marins

2 2 Sumário Introdução Infraestrutura de Transporte no Brasil Cenário, ações e projetos

3 3 Introdução ELETRODOMÉSTICOS E COSMÉTICOS SIDERURGIA E COMMODITIES Custos Logísticos Introdução

4 4 15o. Fórum Internacional de Logística Setembro/2009 Pesquisa com 87 empresas brasileiras (ILOS): Custos com Logística chegam a 8,3% da receita líquida. Gastos cresceram nos últimos anos, em 2005 era 7,5%. Exemplos: Agronegócios – 13,3% Bebidas – 12,7% Automotores – 11,7% Papel e celulose – 11,5% Mineração – 9,5% Alimentos – 9%

5 5 Introdução A Logística voltada ao Comércio Internacional está cada vez mais em evidência no Brasil. Um dos principais fatores que traz este tema à tona é o constante aumento das exportações no país. Entre 2002 e 2005 o volume total exportado praticamente dobrou, não acompanhado pelo desenvolvimento da infraestrutura necessária para sustentar este crescimento. Panorama Logístico: Exportação – Cel/COPPEAD

6 6 Panorama Logístico - Logística e Comércio Internacional/CEL-COPPEAD Greves Infraestrutura portuária Burocracia Frete internacional Receita Federal Falta de contêineres Dificuldades Logísticas – Comércio Exterior

7 7 Em infraestrutura: Final da da década de 80 2% do PIB Década de 90 0,97% do PIB 2000 – ,73% do PIB Em infraestrutura de transportes: Década de 80 0,7% do PIB Década de 90 0,2% do PIB Período ,18% do PIB Investimentos da União (Fonte: CNI)

8 8 Fonte: Bancos de Desenvolvimento

9 9 A Globalização de mercados impôs, a todos os players: Buscar adequar-se aos parâmetros internacionais de eficiência e produtividade. Caso contrário, estarão alijados do processo de desenvolvimento.

10 10 Produtividade do Transporte de Carga no Brasil é 22% da registrada nos EUA (10 6 TKU/empregado) Rodoviário: 0,6 (Brasil) x 1,8 (EUA) Ferroviário: 9,3 (Brasil) x 21,2 (EUA) Aquaviário: 8,2 (Brasil) x 17,1 (EUA) Geral: 1 (Brasil) x 4,5 (EUA) ( Figueiredo, K; Fleury, P. F. e Wanke, P. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Editora Atlas, 2003)

11 11 Causas da Baixa Eficiência do Transporte de Cargas Desbalanceamento da Matriz de Transportes - 1,7 milhões de Km – 10% pavimentados. Idade da Frota de Caminhões (média 18 anos) 35% das vias navegáveis são usadas: ( km de um total de km ) 64 Terminais (Brasil) x (EUA) Legislação e Fiscalização Inadequadas Deficiência da Infraestrutura de Apoio Insegurança nas vias

12 12 Nota negativa! Brasil fica em 129º- lugar em ranking do Banco Mundial FSP 09/09/2009 O Brasil está pior que Colômbia, Chile, Argentina e Paraguai quando se fala em capacidade para facilitar o comércio internacional. Melhores: Cingapura, Hong Kong, Nova Zelândia, EUA.

13 13 Resultado da falta de investimentos e da deficiência da gestão da estrutura dos transportes: desvantagem competitiva do País em relação a seus concorrentes no mercado internacional.

14 14 Ações: Multimodalidade - integração entre modais de transporte. Operadores Logísticos - prestadores de serviços logísticos integrados Gerar economias de escala compartilhando capacidade e recursos de movimentação com vários clientes. Retomaremos estes assuntos na Parte 2

15 15 São Paulo / Santos Rio de Janeiro Brasília América do Sul Buenos Aires Salvador Recife Belem Porto Alegre Ferrovia Rodovia Hidrovia Gasoduto Aeroporto Porto (planejada) Vitória Pecém Itaqui Manaus P. Velho Florianópolis Infra-estrutura no Brasil

16 16 INFRA – ESTRUTURA ATUAL Malha Rodoviária SITUAÇÃO ATUAL 72 mil km de rodovias federais, com 58 mil km pavimentados. Fonte: Ministério dos Transportes

17 17 Pesquisa CNT de Rodovias -2010: 14,7% das rodovias avaliadas são classificadas como ótimas, 26,5% como boas, 33,4% são regulares, 17,4% estão ruins e 8%, péssimas : O percentual de rodovias ótimas foi de 13,5% e de boas, de 17,5%. As regulares somaram 45%. E os índices de ruins ou péssimas foram de 16,9% e 7,1%, respectivamente.

18 18 15o. Fórum Internacional de Logística setembro/2009 Executivos das 50 maiores empresas do Pais – nota 5,2 para a Logística nacional Estradas pavimentadas (km): Brasil – China - 1,576 milhão India – 1,569 milhão Russia – EUA – 4,21 milhão Canadá –

19 19 Preços Relativos dos Diferentes Modais (carga fechada à média e longa distâncias) em US$ por ton – km EUABrasilBrasil/EUA Aéreo ,57 Rodoviário274700,26 Ferroviário1718*1,05 Aquaviário9222,4 * Com a Vale é US$12 Jornal do Comércio – 17/08/05

20 20 Preços de frete no mercado rodoviário brasileiro Estão abaixo da média dos EUA Carga de baixo valor agregado Distância percorridas maiores Excesso de oferta de serviço de transporte

21 21 Características Operacionais dos Modais (menor pontuação indica melhor classificação) CaracterísticasFerr.Rod.Aqua.AérDuto. Velocidade32415 Disponibilidade21435 Consistência32451 Capacidade23145 Freqüência32541 Resultado Justifica uso mais intenso Fleury, PF; Wanke, P e Fiqueiredo, KF. Logística Empresarial. Editora Atlas, 2000.

22 22

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24 mil leitos, SUS - R$113 milhões gastos com internações em Desde 18/09/09: mortos e hospitalizados R$37 bi ou 253 km Metro - SP

25 25 Malha Ferroviária SITUAÇÃO ATUAL 29 mil km de ferrovias (operadas pelo setor privado em regime de concessão). Fonte: Ministério dos Transportes

26 26 ALL comprou a Brasil Ferrovias: Ferroban, Ferronorte e Novoeste - Cia. Ferroviária do Nordeste – F. Centro Atlântica – E. F. Vitória a Minas MRS Logística CPTM – Cia. Paulista de Trens Metropolitanos – América Latina Logística

27 27 Extensão da malha ferroviária brasileira: Km, dos quais 80% em bitola métrica (1,00m) e o restante em bitola larga (1,60m) ou mista (1,00m e 1,60m).

28 28 Malha de 227 mil km Velocidade operacional = 80 km/h

29 29 15o. Fórum Internacional de Logística setembro/2009 Executivos das 50 maiores empresas do Pais – nota 4,2 para Ferrovias nacionais. 38% das grandes empresas não usam o modal de forma adequada (22% tentaram e não conseguiram usar). Extensão das Ferrovias (km): Brasil – Canadá – India – China – Russia – EUA –

30 30 IV Brasil nos Trilhos (2010) Os pontos da Agenda Estratégica: Eliminação de gargalos Expansão da Malha Fornecedores Intermodalidade Meio Ambiente Recursos Humanos Regulamentação RFFSA Segurança Tecnologia TributaçãoEliminação de gargalos Expansão da Malha Fornecedores Intermodalidade Meio Ambiente Recursos Humanos Regulamentação RFFSA Segurança Tecnologia Tributação Até o final de 2015 Malha: 36 mil km, Modal: de 26 para 32%

31 31 Gargalos -Limitada capacidade de escoamento dos portos, em função de invasões e excesso de passagens em nível; - Construções irregulares às margens das ferrovias, reduzindo a velocidade das composições, gerando custos, queda de produtividade e riscos ao sistema; -Excesso de passagens de nível na transposição de cidades, comprometendo a segurança e permitindo o risco de vandalismo; -Ausência de retroáreas em portos capazes de atender a demanda atual e futura; -Problemas com direitos de passagem e tráfego mútuo

32 32 Mar e Rios Km costa navegáveis Km costa navegáveis km hidrovias km hidrovias

33 33 SITUAÇÃO ATUAL Operados, basicamente, pela iniciativa privada. Principais Portos Fonte: Ministério dos Transportes

34 34 SITUAÇÃO ATUAL Malha Hidroviária Interior Fonte: Ministério dos Transportes

35 35 8 bacias com 48 mil km de rios navegáveis, 16 hidrovias e 20 portos fluviais

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37 37 15o. Fórum Internacional de Logística Setembro/2009 Extensão das hidrovias (km): Brasil – Canadá – 600 China – Russia – EUA – India – Prazo de retorno (anos): rodovia – 14, ferrovia – 9 e hidrovia – 3. Custo frete soja (ton): rodovia – R$94,77, ferrovia – R$58,86 e Hidrovia – R$42.

38 38 Hidrovias nos EUA

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40 40 Equipamento de Transporte em Hidrovias

41 41 HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ SECRETARIA DOS TRANSPORTES PARÂMETROS DE COMPARAÇÃO ENTRE MODAIS DE TRANSPORTE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL: (LITROS / TKU) Fonte: Ministério dos Transportes EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: CARGA / POTÊNCIA (t / HP)EMISSÃO DE POLUENTES:

42 42 HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ SECRETARIA DOS TRANSPORTES PARÂMETROS DE COMPARAÇÃO ENTRE MODAIS DE TRANSPORTE CONSUMO DE ESPAÇO: Unidades Equivalentes de Capacidade de Carga MODAISHIDROFERRORODO Capacidade de Carga 1 Comboio Duplo Tietê (4 chatas e empurrador) t 2,9 Comboios Hopper (86 vagões de 70 t) 172 Carretas de 35 t Bi-trem Graneleiras Comprimento Total 150 m1,7 km 3,5 km (26 km em movimento) Fonte: DH, TCL

43 43 HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ SECRETARIA DOS TRANSPORTES PARÂMETROS DE COMPARAÇÃO ENTRE MODAIS DE TRANSPORTE CUSTO DA INFRAESTRUTURA: Fonte: Ministério dos Transportes VIDA ÚTIL:

44 44 Principais Hidrovias Hidrovia do Madeira (comboio com ton) Hidrovia do São Francisco Hidrovia Tocantins - Araguaia Hidrovia Paraná-Tiête (comboio com 4.400/2.200 ton) Hidrovia Paraguai-Paraná Mississipi: comboio com ton

45 45 St. Petersburg Gibraltar Se fosse na Europa Hidrovia Tietê-Paraná-Paraguai em Perspectiva

46 46 Se fosse nos Estados Unidos Hidrovia Tietê-Paraná-Paraguai em Perspectiva Saint Paul Gulf of México Chicago Ohio 5,000 km

47 47 Hidrovias Promover transporte hidroviário competitivo que leve em conta as condições de navegabilidade, eficiência dos terminais, tamanhos de comboios e questões ambientais. Não permitir a construção de hidrelétricas sem eclusas. Garantir o continuidade de execução dos projetos. 1a. Conferência Nacional de Infraestrutura Logística

48 48 Por quê não usar a Cabotagem? 112 escalas em quase todos os portos da costa leste. Santos tem 26 escalas/ mês Suape - PE tem 23 escalas/mês Oferta > Demanda até 2012

49 49 Potencial de Mercado para Cabotagem = R$6,3 bilhões (06/2008) Pontos fortes Pontos fracos

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51 51 30% mais caro que rodoviário 37% mais caro que navegação longo curso Burocracia: deve atender o Siscomex Carga

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54 54 Ranking de movimentação de contêineres FSP (25/08/2009) Cingapura – Cingapura (1o.) Xangai – 28 milhões de TEUs – China (2012 – 1o.) Hong Kong – China Shenzhen – China Busan – Coréia do Sul Dubai – Emirados Árabes Guangzhou – China Ningbo – China Roterdã – Holanda Qingdao – China (10o.) ………………… Santos – 2,67 milhões (41o.)

55 55 Problemas Burocracia Dragagem navios com menos de contêineres Porto do RJ perdeu 3m desde a criação Tempo de espera para atracar: 24 a 60h Acesso

56 56 Ferrovia de Acesso ao Porto do Rio

57 57 Invasão da faixa de Segurança

58 58

59 59 Portos Conceder a mais elevada prioridade à consolidação da implantação da Lei 8.630/93. Implantar vigoroso esforço de modernização da gestão portuária. Incentivar a iniciativa privada ao investimento em novos terminais especializados de carga, de uso público e de uso privativo. 1a. Conferência Nacional de Infraestrutura Logística

60 60 Indústria naval terá fundo de R$1 bilhão FSP, 27/09/2008 O Governo criou o Fundo de Garantia para Construção Naval – FGCN para resolver problema do acesso ao crédito dos estaleiros. Setor prevê 338 empreendimentos para os próximos 8 anos, incluindo: 49 navios petroleiros; 146 navios de apoio marítimo às plataformas; 6 plataformas de produção de petróleo; 28 navios-sonda de perfuração.

61 61 Porto Sul – Multimodalismo hectares Ponta da Tulha - Região de ilhéus – BA – 2011 R$6 bilhões de investimentos Cais, Interligação com rodovia, hidrovia, ferrovia e aeroporto Regras do Decreto de 29/10/2008 Empresa vencedora da licitação não precisa ter carga própria ANTAq – previsão de 5 a 10 novos portos até 2023

62 62 (91%)

63 63 Modal Aéreo – Sistema Interveniente ICMS IMPORTADOR/EXPORTADORTRANSPORTADOR MODAL

64 64 Principais Aeroportos com Movimentos de Carga 2006

65 65

66 66

67 67 Interessante: Aeroporto-Indústria

68 68 Aeroporto Industrial Projeto concebido pela INFRAERO, Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita Federal, CAMEX e Min. Desenvolvimento Industrial e Comércio Exterior. Conta com apoio da AEB – Associação dos Exportadores do Brasil. Aeroportos focalizados: Tancredo Neves (Confins), Galeão, Viracopos

69 69 Projeto Impostos Federais Suspensos Imposto de Importação (II) Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) PIS e COFINS Dispensada a formalização do termo de responsabilidade e a prestação de garantia

70 70 Conceito de Cidade Aeroporto Desenvolvido pelo Prof. John Kasarda, da UCN – EUA: Expansão dos terminais de passageiros e de carga, Planejamento do aeroporto industrial, Ocupação ordenada do entorno, Atração de empresas com produtos de alto valor agregado para exportação e mercado interno, Distritos industriais com tecnologia de ponta, Vias de acesso duplicadas e conservadas, Centros de treinamentos próximos, Rede de ensino e de áreas de lazer e residências capazes de dar suporte à estrutura do aeroporto. Tendência mundial e realidade nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Há 16 projetos de Cidades Aeroportos em andamento no mundo.

71 71 Mapa Dutoviário

72 72 15o. Fórum Internacional de Logística Setembro/2009 Extensão da rede dutoviária (km); Brasil – India – China – Canadá – Russia – EUA –

73 73 Rede Dutoviária nos EUA

74 74 Análise: Extensão Territorial Análise :Volume de Derivados Comercializado PaísDutos (km) Densidade (km/mil km 2 ) Brasil5.2810,6 Suiça1082,6 Alemanha2.3706,6 Espanha3.7797,5 Dinamarca3307,7 Austria7779,3 França ,4 EUA ,2 PaísVolume MMm 3 / ano) Razão (km Dutos/ mil m 3 Volume) Suiça130,01 Alemanha1100,02 Dinamarca70,05 Brasil830,06 Austria110,07 França760,08 Espanha430,09 EUA6080,24

75 75

76 76 15o. Fórum Internacional de Logística Setembro/2009 Gasoduto Gasene – inaugurado em março/2010: km, 28 polegadas e capacidade para transportar 20 milhões de m³/dia de gás natural. Num traçado que liga o Rio de Janeiro à Bahia, o gasoduto cumpre a função estratégica de integrar as malhas de transporte de gás natural das regiões Sudeste e Nordeste - Receberá gás do pré-sal Em construção gasoduto do campo de Tupi para o campo de Mexilhão – previsão para 2011.

77 77 Iniciativas do Setor Privado Uniduto Logística (criada em 2008) – 81 produtores de etanol – investimento de R$2,5 bilhões Transportar produção das regiões Sudeste e Centro-Oeste para grandes centros consumidores Três Centros Coletores em Sertãozinho, Juquitiba e Conchas e três Centros de Distribuição em Paulínia, Taboão da Serra e Praia Grande (porto off-shore) Início em 2011, 612,4 km de dutos. Companhia Brasileira de Energia Renovável (Brenco) – investimento de R$2,8 bilhões Centro Sul Transportadora Dutoviária Poliduto com km de Alto de Itaqui (MT) a Santos.

78 78 Otimização de tráfego e cargas Redução de custos operativos Valoração da integração logística Diversificação de serviços Acesso a tecnologia da informação Benefícios no Uso de Plataformas Logísticas

79 79 Mais três anos de Reporto Governo federal prorrogou o Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária – Reporto. A partir de 2014 o Canal do Panamá irá possibilitar o tráfego de navios porta-contêineres com 12 mil TEUs Nossos principais portos precisam estar preparados: aprofundar & ampliar canais de acesso adquirir novos equipamentos de carga e descarga. Extensão para o setor Ferrovário

80 80 Secretaria Especial dos Portos - Programa Nacional de Dragagem Paranaguá (PR) – 15m Suape (PE) – 19m Mucuripe (CE) – 14m Santos – 17 m (15m em 2010) Porto Sem Papel (Piloto em Santos) - desburocratização Sistema de controle automatizado Documento virtual único Acesso para todos os órgãos do Governo Plano Nacional Estratégico dos Portos – em elaboração Conceito de portos concentradores (Hubs) e alimentadores

81 81 São Paulo e Logística Integração entre: -Rodoanel -Ferroanel -Hidroanel (186 km – Rios Tiête e Pinheiros Represas Billings e Taiaçupeba)

82 82 HIDROANELHIDROANEL

83 83 Ferroanel e Rodoanel

84 84 Será que agora vai?

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