A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História dos Computadores Introdução a Processamento de Dados Rodrigo Souza Contil Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História dos Computadores Introdução a Processamento de Dados Rodrigo Souza Contil Informática."— Transcrição da apresentação:

1 História dos Computadores Introdução a Processamento de Dados Rodrigo Souza Contil Informática

2 Primeira Geração Era das Válvulas ( ). Estimulou muitas tecnologias, dentre elas o computador eletrônico. Os Alemães possuíam uma máquina que criptografava as mensagens, a ENIGMA.

3 VÁLVULA TERMIÔNICA

4 ENIGMA 1. Um teclado com 26 letras. 2. Um quadro com 26 lâmpadas. 3. Um dispositivo denominado "scrambler" constituído por três rotores. 4. Um quadro com cavilhas denominado "Steckerboard" que aumentava o nível de segurança.

5 5. Cada tecla e cada lâmpada eram conectadas por 26 fios, os rotores moviam-se de forma independente de modo a produzirem uma correspondência entre a letra original e a cifrada.

6 Alan Turing Comandou o projeto do desenvolvimento de uma Máquina para decifrar as mensagens da Enigma. Essa máquina foi desenvolvida sobre segredo militar e foi denominada de COLOSSUS. O COLOSSUS foi um projeto que nasceu morto.

7 COLOSSUS Executava tarefas de forma sistemática. Conceitos de cálculo de entrada, saída e com um programa. Realizaria qualquer processo sistematizado que um homem pudesse realizar. Antecipou conceitos: input, output, memória, programas codificados, algoritmos, compiladores/interpretadores, máquina de estado finito.

8 Usava válvulas eletrônicas. Trabalhava com símbolos perfurados numa argola de fita de papel, que era inserida na máquina de leitura fotoelétrica, comparando a mensagem cifrada Processava caracteres por segundo.

9

10 ENIAC Eletronic Numerical Interpreter and Calculator, ou seja, Computador e Integrador Numérico Eletrônico. Projetado para fins militares. Primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Projetado por John W. Mauchly e J. Presper Eckert.

11

12 O ENIAC tinhas as seguintes características: totalmente eletrônico válvulas conexões de solda 30 toneladas de peso 180 m² de área construída 5,5 m de altura 25 m de comprimento 2 vezes maior que MARK I realizava soma em 0,0002s realizava multiplicação em 0,005s com números de 10 dígitos

13 O ENIAC tinha um grande problema: o número tão grande de válvulas, operando à taxa de pulsos por segundo, havia 1,7 bilhão de chances a cada segundo de que uma válvula falhasse, além da grande tendência de superaquecer-se. As válvulas liberavam tanto calor, que a temperatura ambiente subia, às vezes, até 67°C. A sua programação era feita através de cerca de chaves multiposicionais e da interconexão de um grande número de soquetes através de um verdadeiro emaranhado de cabos.

14 EDVAC Eletronic Discrete Variable Computer ou "Computador Eletrônico de Variáveis Discretas. Planejado para acelerar o trabalho armazenando tanto programas quanto dados em sua expansão de memória interna.

15 Os dados eram armazenados eletronicamente num meio material composto de um tubo cheio de mercúrio, conhecido como linha de retardo, onde os cristais dentro do tubo geravam pulsos eletrônicos que se refletiam para frente e para trás, bem lentos.

16 Um avanço tecnológico do EDVAC, era a possibilidade de codificar as informações em forma binária ao invés de decimal, o que reduzia significativamente o número de válvulas necessárias.

17 John Louis von Neumann Matemático Considerado o criador da arquitetura clássica dos computadores, utilizada até hoje.. Unid. Controle ULA Memória ENTRADA SAÍDA

18 ULA – unidade lógica aritmética. UC – Unidade de controle. Memória Entrada e Saída – I/O

19 Esta técnica de usar uma "memória de armazenamento" assim como a "transferência de controle por condição", que permitiam parar e reiniciar o processamento a qualquer instante, abriu uma enorme perspectiva para a programação de computadores.

20 EDSAC Eletronic Delay Storage Automatic Calculator ou "Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Eletrônico" Seu inventor foi o cientista inglês - Maurice Wilkes. Marcou o último grande passo na série de avanços decisivos inspirados pela guerra.

21 Começou a "Era do Computador. Primeiro computador de programa armazenado. Unidade central – comandava tudo.

22

23 UNIVAC Universal Automatic Computer, ou seja, "Computador Automático Universal. Os criadores foram John Mauchly e Presper Eckert. Totalmente destinado para uso comercial. Recebia instruções por um fita magnética de alta velocidade.

24 A UCP compreendia uma memória com posições (equivalente a 4K bytes), uma UAL e um Processador. Em 1952, o UNIVAC ganharia ampla notoriedade ao prever com precisão a vitória esmagadora de Eisenhower nas eleições presidenciais dos Estados Unidos

25

26

27 BRASIL Em 1954, o Brasil finalmente entra na era da Informática. Governo do Estado de São Paulo, comprou um UNIVAC 120. Calcular o consumo de água da capital.

28 Equipado com válvulas. Fazia 12 mil somas ou subtrações por minuto e multiplicações ou divisões ao mesmo tempo.

29 O Desenrolar.... Era das Válvulas ( ). ENIGMA. COLOSSUS. ENIAC. EDVAC Máquina von Neumann EDSAC UNIVAC UNIVAC 120


Carregar ppt "História dos Computadores Introdução a Processamento de Dados Rodrigo Souza Contil Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google