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Inclusão de GC no Processo de Modernização da Educação Corporativa nos Correios Novembro - 2011 Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - CIKI.

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1 Inclusão de GC no Processo de Modernização da Educação Corporativa nos Correios Novembro Congresso Internacional Conhecimento e Inovação - CIKI 2011 VIII Workshop EGC

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3 Objetos distribuídos/dia 35 milhões Objetos distribuídos em ,85 bilhões Unidades operacionais (tratamento, distribuição e logística) Frota (motocicletas, veículos leves e pesados) Linhas da rede postal aérea noturna 14 Receita total em 2010 R$ 13,32 bilhões Dados Operacionais

4 CargoQuantidade% Atendente % Carteiro % Operador de Triagem e Transbordo % Outros cargos % Total % Fonte: Informativo RH Out Empregados

5 Fonte: Informativo RH jan Efetivo por Escolaridade

6 Fonte: Informativo RH Out Efetivo por Sexo

7 12 % 16 % 5 % 16 % 51 % Sudeste Sul Nordeste Centro-oeste Norte Mais de 110 mil empregados

8 Planejamento e Desenvolvimento Educação Serviços de Saúde Serviços de Gestão de Pessoas Serviços de Gestão de Pessoas DEPGEDEPGEUniCorreiosUniCorreiosDESENDESEN CESAU Central de Serviços de SaúdeCESAU VIGEPVIGEP SUPEXSUPEX CIEM - Comissão de Informação ao Empregado CIEM - Comissão de Informação ao Empregado Departamento de Planejamento de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas Universidade Corporativa dos Correios DERETDERET CEGEP Central de Serviços de Gestão de PessoasCEGEP DESAPDESAP Departamento da Gestão da Saúde Assistencial e Preventiva Departamento de Relações do Trabalho

9 1969: criação da ECT Início de investimento na formação de pessoal especializado e na melhoria da qualidade operacional. Década de 70: criação dos órgãos para T&D Centros de Treinamento e Parceria com a PUC Rio; Escola Superior de Administração Postal – ESAP ; 2002: criação da Universidade Corporativa dos Correios - UNICO. Busca contínua da construção do conhecimento organizacional com base em competências alinhadas às estratégias corporativas 2009: alteração do nome: UNICO UniCorreios

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11 Chefe UniCorreios GPGEGCTOGEDEGESEGEAD CECOR SPM, RJ, RS, MG e PE GECOR SPI, BA, PR GEREC (*) Seção RH RR, ACR, AP e TO CAD (*) (*) SC, CE, GO, BSB, SE, RN, PI, PB, RO, MT, AM, AL, PA, MS, MA, ES CECOR – Centro de Educação Corporativa GECOR – Gerência de Educação Corporativa GEREC – Gerência de Recursos Humanos ACAC Efetivo UniCorreios 79 Efetivo Regional 379

12 CECOR – Centro Educação Corporativa Unidade de Educação Legenda UniCorreios

13 - Alinhamento com políticas e diretrizes do MEC e com Plano Estratégico da ECT; - Formação Inicial dos novos empregados (concurso público) e capacitação permanente de todo o quadro de pessoal. - Formação de qualidade, articulada com as necessidades da ECT, inovadora, empreendedora e de liderança. - Orientação para o desenvolvimento de competências e conhecimentos críticos para a empresa. Diretrizes

14 Modelo de capacitação baseado na Organização da Oferta Curso/ProgramaModalidadeForma de ofertaOperacionalização Eventos de formação Presencial e EaD - Evento externo - Evento interno - FIPE - programação anual Formação inicial e continuada Presencial e EaD - Curso externo - Curso em parceria - Curso interno - FIPE - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos - programação anual Educação profissional técnica de nível médio Presencial e EaD - Curso externo - Curso em parceria - Curso interno - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos - oferta regular Graduação Presencial e EaD - Curso externo - Curso em parceria - Curso interno - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos - oferta regular Pós-graduação Presencial e EaD- Curso externo - Curso em parceria - Curso interno - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos - oferta regular Educação de Jovens e Adultos Presencial e EaD- Curso externo - Curso em parceria - bolsas de estudo - contratos, convênios, acordos

15 Desenvolvimento/Atendimento das competências voltadas às áreas de conhecimento: 1 - Internacional 2 - Logística 3 - Comunicação 4 - Financeiro 5 - Serviço Público Linhas de NegóciosÁreas Concentradas 1 - Operações 2 - Atendimento e Vendas 3 - Gestão Empresarial 4 - Administrativo e financeiro 5 - TIC, Engenharia e Infra-estrutura. 6 - Gestão de Pessoas, Saúde, Ambiente, Segurança do Trabalho. 7 - Formação Docente, Comunicação e Idiomas e Cultura Empresarial.

16 16 PPA – Plano Plurianual do Governo Federal Planejamento Estratégico Visão: Ser uma empresa de classe mundial Objetivo Estratégico: Alcançar o nível de maturidade de uma empresa de classe mundial. Estratégia: Desenvolver e implantar modelo de gestão do conhecimento para os Correios Modelo de Formação e Capacitação Modelo Corporativo de GC para ECT

17 COPTEC Comunidades de prática dos Correios. Troca de conhecimento entre pessoas de todas as DRs e Vice-Presidências. Sala do Educador Material online, disponível a instrutores em todo o país. Parcerias Compartilhamento Alianças de cunho estratégico para troca de conhec e experiência entre organizações públicas EAD Para viabilizar educação para o grande numero de empregados dos Correios em todo o país. TLT – Treinamento em Local de Trabalho Instruções rápidas, porém vitais. O próprio gestor se torna o instrutor de sua equipe.

18 Biblioteca – facilitando o acesso ao saber Sistemática de Empréstimos via malote interno, alcançando até comunidades ribeirinhas. Recurso DSI – disseminação seletiva da informação. Participações em eventos Oportuniza o aprender a aprender e a troca de conhecimentos. Gestão de Projetos Lições Aprendidas (aprendizado organizacional) Proteção do conhecimento Divulgação de informações da empresa em trabalhos acadêmicos requerem autorização de níveis decisórios de Chefes de Departamento ou Gerentes Regionais.

19 1- Implementação de Cursos Profissionais e Tecnológicos em todos os níveis e modalidades: Formação Inicial e Continuada; Técnicos de Nível Médio; Graduação Tecnológica e Bacharelado; Pós-Graduação (especialização, mestrado profissional, doutorado) 2 – Ampliação do programa de Bolsas de Estudo; 3 – Auxílio no Desenvolvimento de Pesquisa e Inovação para: 3.1 – P&I para novos produtos e negócios 3.2 – P&I para Processos (Qualidade e eficácia no trabalho)

20 4 -Atuar com EAD em todos níveis de ensino; 5 - Ser uma instituição Certificadora (graduação): Credenciar a UniCorreios ao MEC Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública com foco em Administração Postal; Resultados: Ter o título de Faculdade; Inicialmente oferecer cursos presenciais, depois EaD; Racionalizar recursos; Certificar seus próprios cursos; A experiência permitirá a oferta regular de outros cursos de Graduação pela UniCorreios - Presencial e a Distância.

21 6 – Implantar o Modelo de Gestão do Conhecimento nos Correios: Alinhamento estratégico; Proposta concluída por grupo de trabalho; Projeto piloto focado em educação corporativa.

22 As Pessoas, em um Contexto Capacitante, criam conhecimentos, por meio de Tecnologias e práticas de gestão do conhecimento, buscando aprimorar a Cadeia de Valor da empresa, por meio de Processos eficientes, resultando em uma Cultura do Conhecimento que se traduz em Inovação e Sustentabilidade Empresarial, cumprindo assim com as Políticas e Diretrizes de GC e colaborando significativamente para o alcance dos objetivos estabelecidos nas Estratégias da ECT.

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25 DESAFIOS: Práticas a serem implantadas: - Banco de Competências Organizacionais - Mapeamento do Conhecimento; - Memória Organizacional; -Gestão do conhecimento individual e coletivo. GESTÃO DO CONHECIMENTO

26 Portal do Conhecimento -Ambiente integrado de colaboração corporativa. -Construção e acesso ao conhecimento organizacional. Blog do Especialista -Profissionais reconhecidamente detentores de conhecimentos especializados poderão ter blogs no interior do Portal do Conhecimento, para divulgar conceitos importantes sobre sua área de conhecimento e manter os empregados da ECT atualizados. Webnars -Webconferência - uma pessoa fala e as demais assistem. Participantes podem conversar entre si (chat) ou enviar perguntas ao palestrante. Storytelling -Manutenção da memória organizacional, gestão das mudanças e outros processos pelo uso nas narrativas de histórias.

27 Como promover a retenção do conhecimento para gerir a sua construção? Como transformar o conhecimento em novos produtos e serviços? Como socializar o saber aplicado? Como compartilhar o conhecimento gerando inovação? Como captar, utilizar e reutilizar o conhecimento?

28 Conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER. Peter Drucker Obrigada! Consuelo Aparecida Sielski Santos


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