A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instalação de Drivers de Dispositivos Instrutor: Rodrigo Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instalação de Drivers de Dispositivos Instrutor: Rodrigo Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Instalação de Drivers de Dispositivos Instrutor: Rodrigo Silva

2 Geralmente após instalarmos um Sistema Operacional nos deparamos com algumas situações: O som do PC não funciona; O vídeo do PC está de péssima qualidade; Não conseguimos acessar a internet ou a rede local

3 Isso tudo acontece por que os DRIVERS DOS DISPOSITIVOS não estão instalados

4 O que São Drivers? Um driver não é um processo ou tarefa (programa) gerido independentemente pelo sistema, mas sim um conjunto de tabelas contendo informações sobre cada periférico, bem como os fluxos de informação circulante entre o computador e o periférico, pode ser visto em alguns casos como parte do processo que esta em execução (código).

5 Qual a Função do Drive? A Função de um driver de dispositivo é aceitar requerimentos abstratos do software independente de dispositivo acima dele e cuidar para que a solicitação seja executada, permitindo que o software interaja com o dispositivo.

6 Qual o Propósito de um Driver? Um driver atua como um tradutor entre o dispositivo e as aplicações ou o Sistema Operacional.

7 Não confunda DRIVER com DRIVE! Drive são as unidades físicas, como o DVD, disquete etc. Driver são softwares controladores de cada dispositivo

8 Em Outras Palavras... Drivers são pequenos programas que fazem a comunicação entre o Sistema Operacional de sua máquina e o Hardware.

9 Temos como exemplos de Hardware: Impressora, Mouse, Placas de Vídeo, Placa de Rede, Placa de Som, Monitor de Vídeo, etc...

10 Como identificar os Drivers não instalados? Um Sistema Operacional é um Software que possui vários gerenciadores que se comunicam entre si. Um desses gerenciadores é o Gerenciador de Dispositivos. Nele podemos identificar todos os dispositivos conectados ao computador e se seus respectivos Drivers estão corretamente instalados.

11 Com acessar o Gerenciador de Dispositivos? Existem várias formas para acessar o Gerenciador de Dispositivos, a mais recomendada é: Clique com o botão direito do mouse em Meu Computador, Gerenciar e em seguida Gerenciador de Dispositivos

12 Gerenciador de Dispositivos

13 Quando os Drivers não estão instalados, eles aparecem com uma interrogação e uma exclamação amarela (Window XP e Anteriores) em uma categoria chamada: Outros Dispositivos

14 Como instalar Drivers de Dispositivos? Identificar o dispositivo a ser instalado o Driver; Identificar o fabricante do dispositivo; Identificar o modelo do dispositivo; Escolher a melhor forma de se adquirir o respectivo Driver.

15 Onde encontrar o Driver a ser instalado? O correto é ter sempre em mãos o CD de instalação que vem junto com o dispositivo quando o mesmo é adquirido. Contudo, existem vários meios de se instalar Drivers de Dispositivos

16 CDs de Instalação; Na internet: No Site do Fabricante ou Sites que disponibilizam Drivers de diversos dispositivos; Em unidades de armazenamento: HDs (Nas unidades lógicas do PC ou em HDs externos), Pendrivers, Disquetes, etc.

17 Se não possuímos o CD de instalação e nem o temos o Driver salvo em alguma pasta no PC... O mais recomendado é acessar o site do fabricante e efetuar o download do Drive desejado; Porém para baixar o driver desejado precisamos saber o fabricante da placa para encontrar seu site.

18 Como Descobrir o Fabricante e o Modelo de sua Placa-Mãe? Abrindo o PC e olhando diretamente a placa (OBS.: Muitos fabricantes simplesmente não imprimem nas Placas-Mãe seus nomes ou o modelo da placa) No POST; Através de Softwares específicos que identificam marcas e modelos de dispositivos; Através do comando: systeminfo.

19 Como é possível saber qual é o fabricante da placa-mãe através de software? Dentro do BIOS do micro existe um número de série, que inclui um código para o fabricante. O que o programa de identificação de hardware faz é ler este número de série do BIOS e decodificá-lo.

20 Everest

21 Hwinfo32

22 Muitas vezes encontramos o modelo da placa, mas não identificamos o seu fabricante; Quando isso ocorre devemos digitar o modelo encontrado no Google e certamente teremos o fabricante dessa placa. Como saber qual é o fabricante da placa-mãe através de um modelo?

23 Placa-Mãe modelo: P5P800 SE Fabricante: Asus

24 Geralmente as placas-mãe são classificadas pelo soket do processador que elas possuem; Antes de efetuar o download precisamos também identificar qual o soket da placa- mãe; Essas especificações podem, também, ser encontradas no Google.

25 O que precisamos para fazer um download de um drive? Para baixar um driver de uma placa-mãe precisamos: Do fabricante da placa; Do modelo da placa; Do soket da placa; Do sistema operacional a ser instalado esse drive;

26 O que precisamos para instalar um drive? Um driver pode ser instalado de várias maneiras, as mais comuns são: Através de um instalador executável; Manualmente, do gerenciador de dispositivo; Forçando o driver.

27 Podemos Afirmar que: Sem o Driver, NENHUM Hardware poderá funcionar, pois sem ele não haveria comunicação entre os equipamentos.

28 Link com vários sites de fabricantes de placas-mãe


Carregar ppt "Instalação de Drivers de Dispositivos Instrutor: Rodrigo Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google