A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOÉTICA TRANSGÊNICOS GESTAÇÃO ASSISTIDA CLONAGEM MORTE DIGNA ABORTO EUTANASIA TRANSPLANTES EUGENIA ÉTICA MÉDICA CÉLULAS TRONCO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOÉTICA TRANSGÊNICOS GESTAÇÃO ASSISTIDA CLONAGEM MORTE DIGNA ABORTO EUTANASIA TRANSPLANTES EUGENIA ÉTICA MÉDICA CÉLULAS TRONCO."— Transcrição da apresentação:

1 BIOÉTICA TRANSGÊNICOS GESTAÇÃO ASSISTIDA CLONAGEM MORTE DIGNA ABORTO EUTANASIA TRANSPLANTES EUGENIA ÉTICA MÉDICA CÉLULAS TRONCO

2 DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE BIOÉTICA E DIREITOS HUMANOS A presente Declaração trata das questões de éticas suscitadas pela medicina,pelas ciências da vida e pelas tecnologias que lhes estão associadas, aplicadas aos seres humanos, tendo em conta as suas dimensões social, jurídica e ambiental.

3 A declaração é composta de 28 artigos dirigida aos Estados com o objetivo de orientar as decisões ou práticas de indivíduos,grupos,comunidades, instituições e empresas, públicas e privadas.

4 2. ABORTO: ABORTO NO BRASIL : é uma prática criminosa, cabendo pena de 1 a 3 anos de reclusão para a gestante e de até 4 anos para o profissional de saúde que efetivou o aborto, mesmo com autorização. A ressalva existe para casos de estupro ou risco à vida da gestante conforme a Lei de Em 12/abril/12 o STF votou (com 8 favoráveis e 2 contra) a favor do aborto de fetos anencefalos, caso a gestante manifeste interesse, podendo realiza-lo junto ao SUS sem necessidade de autorização judicial. Da data de homologação da lei até hoje foram realizados mais de 3 mil abortos pela rede pública. Desde a aprovação aos dias de hoje já foram autorizados mais de 3000 abortos de fetos anencefalos no Brasil; A cada 1000 nascidos 1 apresenta má formação; O primeiro aborto de feto anencefalo no Brasil foi realizado em 1989 em Rondônia

5 2. ABORTO: ESTÉTICA A palavra Estética vem do grego Aisthesis e significa, Perceptível pelos Sentidos, referindo-se a tudo o que é agradável e belo. O primeiro a utilizar esse termo foi Alexandre Baumgarten no sentido de Teoria do Belo e suas manifestações através da Arte. O principal objeto de estudo da Estética é o fenômeno artístico que se traduz na Obra de Arte. VISOES SOBRE A ARTE: 1.IDEALISTA * PLATÃO O Belo é o Bem e a Verdade As artes são vistas de forma ambivalente; MÍMESE – Imitação; Platão Condena toda forma de Imitação (Pintura,Escultura, Poesia...) * ARISTÓTELES Primeiro filósofo a escrever sobre a Arte. A Arte imita a natureza. Escreveu Poética (Epopéia e Tragédia)

6 2. ABORTO: ESTÉTICA A palavra Estética vem do grego Aisthesis e significa, Perceptível pelos Sentidos, referindo-se a tudo o que é agradável e belo. O primeiro a utilizar esse termo foi Alexandre Baumgarten no sentido de Teoria do Belo e suas manifestações através da Arte. O principal objeto de estudo da Estética é o fenômeno artístico que se traduz na Obra de Arte. VISOES SOBRE A ARTE: 1.IDEALISTA * PLATÃO O Belo é o Bem e a Verdade As artes são vistas de forma ambivalente; MÍMESE – Imitação; Platão Condena toda forma de Imitação (Pintura,Escultura, Poesia...) * ARISTÓTELES Primeiro filósofo a escrever sobre a Arte. A Arte imita a natureza. Escreveu Poética (Epopéia e Tragédia)

7 2. MATERIALISTA * Hume: A beleza não está no objeto; depende do gosto individual; O juízo é subjetivo e depende da cultura de cada um 3. KANT: Propôs universalidade nas avaliações estéticas;O Juízo é subjetivo mas entra em concordância com os outros juízos. 4.HEGEL: Trabalhou a questão da Arte numa perspectiva histórica; A Arte depende do momento histórico e sua noção varia conforme época e lugar. * GOSTO : Capacidade de julgar livre de preconceitos * RECEPÇÃO ESTÉTICA: situação que remete ao encontro do individuo diante do objeto de arte

8 INDUSTRIA CULTURAL * Termo criado por Adorno e Horkheimer com o objetivo de DESIGNAR arte na sociedade capitalista; A Arte se tornou objeto (Mercadoria) regido pela lei da Oferta x Procura; De acordo com Hannah Arendt a sociedade de massas busca a Arte como forma de lazer transformando-a em objetos culturais que são consumidos compulsivamente. Que tipos de Arte podemos encontrar na sociedade que tem o objetivo de atender à essa demanda?

9 A República - Platão Obra escrita em forma de diálogo, contendo 10 livros que tratam da res (coisa) pública. Personagens: Céfalo, Polemarco, Lísias, Trasímaco, Glauco e Adimanto. OBJETIVO: Descrever a Cidade Ideal – CALLIPOLIS TEMAS: Origem, Organização, Leis, Modo de vida das pessoas, Forma de Governo, Educação, Justiça, dentre outros.

10 O que seria a Cidade Ideal? 1.Sabedoria 2.Coragem 3.Temperança 4.Justiça DIVISAO DE CLASSES: A. Trabalhadores B. Guerreiros C. Magistrados

11 EDUCAÇÃO: 1. Alma de Bronze 2. Alma de Prata 3. Alma de Ouro POLÍTICA: * ARTE DE GOVERNAR COM O CONSENTIMENTO ; * POR SER DIFICIL DEVERIA SER EXERCIDA PELO FILÓSOFO REI MODELO DE GOVERNO: ARISTOCRACIA ( NÃO NECESSARIAMENTE DE RIQUEZA, MAS DE INTELIGENCIA) ARTES: Platão denomina a Arte como Mímeses – imitação- considerando-a falsa e inútil. A excessão é concedida para a Música e a Dança que são capazes de educar o corpo. Os poetas, os escultores e pintores são falsários, pois não podem copiar aquilo que não conhecem.


Carregar ppt "BIOÉTICA TRANSGÊNICOS GESTAÇÃO ASSISTIDA CLONAGEM MORTE DIGNA ABORTO EUTANASIA TRANSPLANTES EUGENIA ÉTICA MÉDICA CÉLULAS TRONCO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google