A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS Emerson Roberto de Oliveira Estomaterapia-UFMG Gerontologia-UNIGRANRIO Enfermeiro do NUGG - Geriatria-HC/UFMG Teleconsultor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS Emerson Roberto de Oliveira Estomaterapia-UFMG Gerontologia-UNIGRANRIO Enfermeiro do NUGG - Geriatria-HC/UFMG Teleconsultor."— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS Emerson Roberto de Oliveira Estomaterapia-UFMG Gerontologia-UNIGRANRIO Enfermeiro do NUGG - Geriatria-HC/UFMG Teleconsultor em feridas – Telessaúde HC/UFMG Preceptor da residência integrada multiprofissional –HC/UFMG Coordenador do curso de enfermagem geriatrica-CIAPE/FCMMG Programa de atenção ambulatorial em Feridas – BMD Convatec Belo Horizonte, 8 de Novenbro de 2011

2 Ente da enfermagem Ciência própria X Profissão de assistente-médico

3 Evolução... Empírico Ciência independente

4 O Universo e o equilíbrio dinâmico. Lei da adaptação. Baseada na lei de motivação humana de Maslow.

5 A enfermagem é um serviço prestado ao ser humano. O equilíbrio e o desequilíbrio no tempo e espaço.

6 O Universo Ser humano Força de equilíbrio e desequilíbrio O ser humano como agente de mudança!

7 Saúde / Doença Equilíbrio dinâmico no tempo e espaço.

8 A Enfermagem é parte integrante da equipe de saúde. Mantém o equilíbrio dinâmico. Previne desequilíbrios. Reverte desequilíbrios em equilíbrios.

9 Atender necessidades básicas Ciência (físico-química) (biológica) (psicossocial)

10 É a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torna-lo independente dessa assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado, de recuperar, manter e promover a saúde em colaborações com outros profissionais. A ENFERMAGEM

11 Específica Assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas e ensinar o autocuidado. Interdependência e Colaboração Manter, promover e recuperar a saúde. Social Ensino, pesquisa Administração Responsabilidade legal, Participação na Associação de classe. FUNÇÕES DO ENFERMEIRO

12 Respeito ao ser humano. A Enfermagem é prestada ao ser humano. Reconhecimento do ser humano como elemento de uma família e de uma comunidade. É um participante ativo no seu auto cuidado.

13 TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS Prof°. Emerson R. Oliveira


Carregar ppt "TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS Emerson Roberto de Oliveira Estomaterapia-UFMG Gerontologia-UNIGRANRIO Enfermeiro do NUGG - Geriatria-HC/UFMG Teleconsultor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google