A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao Desenvolvimento de Jogos Prof. André Campos DIMAp/UFRN - 2004.1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao Desenvolvimento de Jogos Prof. André Campos DIMAp/UFRN - 2004.1."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Desenvolvimento de Jogos Prof. André Campos DIMAp/UFRN

2 Programa do curso Engines 2D –Animação baseada em sprites –Gestão de telas (scrollers, paralax, projeção isométrica) I.A. em jogos –Técnicas de I.A. em jogos –Algoritmos de caminhamento –Dinâmica de grupo Uso de scripts Engines 3D –Técnicas de visualização indoor BSP - Binary Space Partition Portais –Técnicas de visualização outdoor Quadtrees BTT - Binary Triangle Tree Pré-requisitos: AED, CG, IA

3 Avaliações Avaliação teórica –Final do curso (06/ago/04) –5 pontos na nota final Trabalho prático –Desenvolvimento de um jogo –1 avaliação no meio do curso (11/jun/04) –1 avaliação no final do curso (06/ago/04) –Desenvolvimento em grupos de 2 –5 pontos na nota final

4 Material Site do curso –www.dimap.ufrn.br/~andre/jogos2004.1www.dimap.ufrn.br/~andre/jogos Bibliografia –Core Techniques and Algorithms in Game Programming Daniel Sanchez e Crespo Dalmau, New Riders Publishing, –Developing Games in Java David Brackeen, New Riders Publishing, 2003 Site do livro:

5 Agenda 23/04/04 - Introdução ao curso e Histórico do desenvolvimento de jogos. 30/04/04 - Arquit. de simulações em tempo real e Animação 2D baseada em sprites. 07/05/04 - Gestão de telas e ambientes em jogos 2D. 14/05/04 - Análise de um exemplo de jogo 2D. 21/05/04 - Modelagem do comportamento de personagens (máq. estados finitos) 28/05/04 - Planejamento, aprendizado e técnicas inspirado da biologia. 04/06/04 - Algoritmos de caminhamento (A* e suas variações). 11/06/04 - Dinâmica de grupo (coordenação de ações e comportamentos steering). 11/06/04 - Entrega da primeira parte do trabalho prático. 18/06/04 - Uso de linguagens de scripts (Lua, BeanShell). 25/06/04 - Introdução ao grafismo 3D para aplicações em tempo real. 02/07/04 - Visualização indoor através de BSP (Binary Space Partition). 09/07/04 - Visualização indoor através de BSP's (cont.) 16/07/04 - Uso de portais na visualização indoor. 23/07/04 - Visualização de terrenos (heightfields e quadtrees). 30/07/04 - BTT (Binary Triangle Trees) e Geomipmapping. 06/08/04 - Avaliação teórica e entrega da segunda parte do trabalho prático

6 Histórico e Indústria de Jogos

7 História dos Jogos de computador 1952 – Tese de doutorado em Interação Homen- Computador: versão gráfica do jogo da velha – Tennis for Two 1962 – Spacewar –Russell + grupo de estudantes do MIT 1972 – 1o VideoGame (Odyssey) 1973 – Pong (Atari)

8 Era... uma vez – Space Invaders Asteroids

9 Era paleolítica 1980 –Blattle Zone, Zork, PacMan –Início dos micros-computadores

10 Era dos Kong-sauros 1981 – Donkey Kong 1984 –Vendas de videogames caem –Computadores pessoais começam a aparecer Commodore 64 atingia uma resolução de 320x200 c/ 16 cores, o que nenhum console conseguia.

11 Era dos Pocketssauros 1988 – Fighting Street, Tetris

12 Era 2D (1) 1990 – Strider, E-Swat

13 Era 2D (2) 1991 –Sonic the Hedgehog, Street Fighter 1992 –Tartarugas Ninja

14 Era 2D!!! (agora é 2D ½) 1993 –Road Rash, Mortal Kombat –Doom (15 milhões de cópias)

15 Era Multi-Player 1996 –Tomb-Raider: 3D –Quake: multi-player, 3D 1997 –Ultima OnLine 1998 –Febre das LAN houses 1999 –Half-life, Counter-Strike

16 Era Realística 2001 – Final Fantasy X 2002 – Star War Galaxies, Grand Theft Auto 2003,... – Vocês conhecem mais que eu

17 Indústria de Jogos Mercado –Mundial (2000): ~ U$ 20 bilhões –Brasileiro (2000): ~ U$ 500 milhões Nos EU – mil novos postos de trabalho Cresceu 14,9%, mais que o dobro da taxa de crescimento total da indústria dos EU –2001 Mercado movimentou U$ 9,4 bilhões (maior que indústria cinematográfica: U$ 8,4 bilhões) Pesquisa de opinião pública: Maior atividade de entretenimento (cerca de 34% dos americanos compram mais jogos que CDs e livros)

18 Sucesso da indústria Incentivos governamentais –Caso de Marselha, França Re-estruturação do porto de Marselha –Conclusão prevista para este ano –Mais de 3 bilhões investidos –Mais de m 2 de escritórios, metade do qual dedicado a companhias de jogos, internet e multimídia. Objetivo: unir empresas de filme, TV e jogos. Incentivo de por emprego criado. Subsídios para custos em treinamento (50% de 1 a 3 meses) –Cerca de 20% dos títulos de jogos são vendidos por produtores franceses (Vivendi Universal, Ubisoft, Atari, Titus, LSP)

19 ... E algumas quedas

20 Sucesso da indústria nacional Nosso publisher: FINEP Paraná –Alto investimento do governo estadual –Incubadora Tecnológica de Curitiba Parceria com as Universidades –Rede Paranaense de Jogos (GameNet) Recife –Investimento do governo estadual CESAR, Pólo Digital

21 Empresas Brasileiras Continuum (Paraná) –5 alunos do Bacharelado em Informática da UFPR (1996) –Produtos Outlive Xuxa e os Duendes 2 BigBrother Smilingüido etc

22 Empresas Brasileiras FourX (Paraná) –Grupo de amigos universitários (1999) –Produtos Reencontro

23 Empresas brasileiras Jynx Playware (Recife) –Criada em 2000 –FutSim (2003) 1o MMORPG Brasileiro Mercado nacional –170 milhões de técnicos!!!

24 Empresas brasileiras Inflammation Entretenimento (Paraná) –Projeto em parceria com a Univ. Estadual de Londrina – On-Line Decameron (1997) –Jogos de simulação educacional destinado a desenvolver a liderança empresarial (1999) –Produtos Leader

25 Empresas brasileiras Ignis Games (Paraná) –Criada em 2001 na incubadora tecnológica de Curitiba. –Fundo de Capital de risco (dez. 2003) Mercatto Venture Partners Contratos de distribuição com EUA, Alemanha, Canadá, França, Inglaterra e Coréia. –Erynis 1o MMORPG 3D Brasileiro. Jogo RPG baseada na idade média, porém com elementos culturais brasileiros –Saci, Curupira, Boitatá, Caipora, etc. Lançamento previsto para março 2004

26 Empresas brasileiras OniriaGames (Paraná) –Principais produtos Implact Alpha –Contrato com a publisher BHV (Alemanha) Porrada OmniScire –Manga (mercado japonês)

27 Tecnologia nacional Paralelo (Rio de Janeiro) –1998 –Fly3D Engine 3D Cursos de desenvolvimento de Jogos –PUC-Rio –Sheffield (UK)

28 Tecnologia nacional TeCGraf – PUC-Rio –Lua Linguagem script Maior projeto Open-Source do Brasil Projeto de maior visibilidade internacional –Lucas Arts Entertainment –Microsoft.NET –Xbox (Microsoft) –BioWare (MDK2) Uso na definição de roteiros de jogos


Carregar ppt "Introdução ao Desenvolvimento de Jogos Prof. André Campos DIMAp/UFRN - 2004.1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google