A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Luiz Antônio Tomaz

Cópias: 2
Etimologicamente,... O que é cinética química? 1. Do grego kinetiké = movimento (por extensão, velocidade) 2. Do francês chimique = química (por extensão,

Professor Luiz Antônio Tomaz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Luiz Antônio Tomaz"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Luiz Antônio Tomaz
Cinética Química 1 Professor Luiz Antônio Tomaz

2 O que é cinética química?
Etimologicamente, . . . 1. Do grego kinetiké = movimento (por extensão, velocidade) Do grego 2. Do francês chimique = química (por extensão, estudo dos fenômenos químicos)

3 Cinética química é, portanto, ...
Parte da físico-química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam.

4 Reações química cotidianas e velocidade ...
As RQ’s podem apresentar diferentes velocidades. Daí, a importância de estudá-las, visando ao seu melhor aproveitamento.

5 Reação muitíssimo lenta . . .
A formação da ferrugem pode demorar anos. 4Fe + 3O2  2Fe2O3

6 Reação muito lenta . . . C6H12O6  2C2H5OH + 2CO2 glicose etanol
A fermentação do suco de uva para produzir vinho demora meses. C6H12O6  2C2H5OH CO2 glicose etanol

7 Reação lenta . . . [O] A conversão de vinho em vinagre
ocorre em alguns dias, quando o etanol (álcool do vinho) é oxidado a ácido acético (ou etanóico). [O] C2H5OH  CH3COOH ácool ácido etanóico

8 *principal componente é
Reação moderada Na combustão da vela esperamos horas para que a parafina* reaja completamente com oxigênio do ar. *principal componente é C21H44 C21H44  2CO H2O parafina

9 Reação rápida O “escurecimento” de uma fruta demora minutos e é devido à conversão da hidroquinona* em benzoquinona**. *claro **escuro

10 Decomposição da água oxigenada é imediata.
Reação muito rápida Decomposição da água oxigenada é imediata. catalase* H2O2  H2O O2 *enzima catalisadora.

11 Reação ultra-rápida . . . Os “air bags” são equipamentos
de segurança que envolve reação química que dura frações de segundo. 6NaN3(s) + Fe2O3(s)  3Na2O(s) + 2Fe(s) + 9N2(g)

12 Fatores que alteram a velocidade de uma RQ
Superfície de contato . . . Quanto maior a superfície de contato, maior será a velocidade da reação.

13 Fatores que alteram a velocidade de uma RQ
Superfície de contato . . . Quanto maior é a superfície de contato, maior é o número de choques efetivos entre as partículas dos reagentes e, portanto, maior é a velocidade da reação. 

14 É por isso que cozinhamos os alimentos.
Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Temperatura . . . Da mesma forma, quanto maior a temperatura, maior é o número de choques efetivos entre as partículas dos reagentes e, portanto, a velocidade da reação será maior. É por isso que cozinhamos os alimentos.

15 Fatores que alteram a velocidade de uma RQ
Regra de Van’t Hoff “A cada aumento de 10°C na temperatura de uma reação química, a velocidade tende* a se duplicar.” *Não necessáriamente.

16 Fatores que alteram a velocidade de uma RQ
Estado físico dos reagentes . . . O estado gasoso é vantajoso para as reações , pois as partículas possuem maior energia e maior liberdade de movimentos, o que favorece maior número de choques efetivos.

17 Fatores que alteram a velocidade de uma RQ
Estado físico dos reagentes . . . Na explosão da gasolina, no interior do motor, é desejável que a mesma se encontre no estado gasoso. Gasolina no estado gasoso.

18 Fatores que alteram a velocidade de uma RQ
Pressão . . . Quanto maior for a pressão num sistema gasoso, menor é o volume ocupado pelos reagentes e maior é a velocidade da reação.

19 Fatores que alteram a velocidade de uma RQ
Luz . . . Algumas reações são favorecidas pela luz, como a decomposição da água oxigenada, por isso os frascos que você encontra nas farmácias são escuros.

20 Fatores que alteram a velocidade de uma RQ
Luz . . . A reação de decomposição da água oxigenada pela luz é fotólise.

21 É uma maneira de fornecer
Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Eletricidade . . . Eletrólise da água. É uma maneira de fornecer energia de ativação, por exemplo, para a decomposição da água.

22 Fatores que alteram a velocidade de uma RQ
Catalisadores . . . Catalisadores são substâncias que aceleram a velocidade das reações. Os catalisadores não alteram a variação de entalpia de uma reação, mas diminuem a energia de ativação dela.

23 Fatores que alteram a velocidade de uma RQ
Catalisadores . . . O catalisadores diminuem a barreira de energia a ser vencida. Os catalisadores são substâncias que “entram e saem“ da reação, ou seja, as substâncias catalisadoras são recuperadas no final da reação.

24 Enzimas ou catalisadores biológicos
Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Catalisadores . . . Ea = energia de ativação. Enzimas ou catalisadores biológicos aceleram as reações bioquímicas.

25 Fatores que alteram a velocidade de uma RQ
Catalisadores no cotidiano . . . Catalisadores de automóveis diminuem a poluição, convertendo gases tóxicos em outros menos tóxicos.

26 Composição: Resina (branca): resina epóxi e cargas minerais;
Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Catalisadores no cotidiano . . . Composição: Resina (branca): resina epóxi e cargas minerais; Catalisador (cinza): poliamida e cargas minerais.

27 Há também os chamados inibidores de reação
Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Atenção ! ! ! Há também os chamados inibidores de reação Às vezes, são necessárias substâncias que tornam as reações mais lentas. São chamados inibidores de reação.

28 Veja o experimento ilustrado.
Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Inibidores . . . A vitamina C (ácido ascórbico) funciona como inibidor de reação, impedindo o escurecimento da maçã. Veja o experimento ilustrado.

29 Realizaremos, inclusive, um estudo matemático.
Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Concentração . . . Devido à grande importância, daremos atenção especial aos efeitos da concetração sobre a velocidade das reações. Realizaremos, inclusive, um estudo matemático. Até lá, então !

30 Turma 201.


Carregar ppt "Professor Luiz Antônio Tomaz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google