A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reino Animalia: Os Principais Filos Animais. (Do grego poros, orifício e do latim ferre, portador). Aquáticos e quase exclusivamente marinhos. Habitam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reino Animalia: Os Principais Filos Animais. (Do grego poros, orifício e do latim ferre, portador). Aquáticos e quase exclusivamente marinhos. Habitam."— Transcrição da apresentação:

1 Reino Animalia: Os Principais Filos Animais

2 (Do grego poros, orifício e do latim ferre, portador). Aquáticos e quase exclusivamente marinhos. Habitam fundo dos oceanos e mares ou águas costeiras. Vivem fixados em recifes de corais ou em outras superfícies. Não possuem sistema digestório. Não possuem tecidos verdadeiros. São filtradores. A água é bombeada através das paredes do corpo e as partículas de alimento são retidas pelas suas células. Funcionam como indicadores do impacto da poluição nos litorais.

3 Animais mais primitivos. Formato de tubo ou saco. Ósculo: Extremidade que se mantém aberta, por onde sai a água contendo resíduos, espermatozóides, etc. Átrio:Cavidade interna, por onde circulam os nutrientes e os gases respiratórios. Óstios: poros microscópicos existentes nas paredes. Possibilitam o fluxo de água para o interior da esponja.

4 Não apresentam sistema nervoso nem muscular. Driblásticos: Formados pela endoderme e ectoderme. Células dos poríferos: 1. Coanócitos: células flageladas que capturam alimentos e oxigênio, além de possibilitar a agitação da água dentro da esponja. Relacionados as seguintes funções: nutrição, respiração, excreção e reprodução.

5 Pinacócitos: Células achatadas que revestem e protegem o corpo das esponjas.

6 Porócitos: Responsáveis pela formação dos poros ou óstios.

7 Amebócitos: Relacionadas ao englobamento de alimentos capturados pelos coanócitos e distribuição para outras células. Realizam a função de um sistema cardiovascula. Arqueócitos: Possibilitam o crescimento, formação de gametas e a grande capacidade de regeneração apresentada pelas esponjas.

8 Semelhantes a agulhas. Calcárias ou silicosas. Estrutura de sustentação. Algumas esponjas não possuem espículas, mas espongina.

9 Áscon: Mais primitivo.

10 Sícon: Intermediários.

11 Lêucon: Mais desenvolvidos.

12 Reprodução sexuada: Aumenta a variabilidade genética. Esponjas podem ser dióicas ou Monóicas. Fecundação interna e desenvolvimento indireto.

13 Reprodução Assexuada: Sem variação. Brotamento Gemulação

14 Não é uma forma de reprodução, mas sim a substituição de partes lesionadas.


Carregar ppt "Reino Animalia: Os Principais Filos Animais. (Do grego poros, orifício e do latim ferre, portador). Aquáticos e quase exclusivamente marinhos. Habitam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google