A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bernadete Trifilio Dalmo Lúcio Mendes de Figueiredo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bernadete Trifilio Dalmo Lúcio Mendes de Figueiredo"— Transcrição da apresentação:

1 Bernadete Trifilio Dalmo Lúcio Mendes de Figueiredo
1ª Parte: VIABILIDADE DE USO DO SEDIMENTO DA LAGOA DA PAMPULHA NA CONSTRUÇÃO CIVIL 2ª Parte: O EMPREGO DO GESSO NA CONSTRUÇÃO CIVIL EMC 809 Materiais de Revestimento Prof. Dr. Antônio de Carvalho Júnior

2 O EMPREGO DO GESSO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
2ª Parte: O EMPREGO DO GESSO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

3 SUMÁRIO 1.HISTÓRIA DO GESSO 2. O GESSO NA ATUALIDADE
3.CARACTERÍSTICAS DO GESSO 4. CONSUMO DO GESSO 5. O GESSO NO MERCADO Gesso Cola Gessomar 5.2 Gesso Revestimento Gessomar

4 1. HISTÓRIA DO GESSO Um dos mais antigos materiais de construção.
Obtido com o aquecimento de um mineral relati-vamente abundante na natureza, que é a pedra de gipso ou gipsita, à temperatura não muito elevada. Remonta há anos A.C.(escavações feitas na Síria e Turquia). Emprego do gesso em juntas de moldagem moldagem (técnica ainda não totalmente compreendida), com precisão fantástica entre os blocos de até 16 toneladas, como é o caso das pirâmides do Egito. .

5 1. HISTÓRIA DO GESSO O filósofo Teófrasto, no seu “Tratado de Pedra”(o mais antigo documento encontrado) indica a existência de pólos de gesso em Chipre, Fenícia e Síria e era utilizado como reboco para ornamentação e artes em estátuas. A qualidade do gesso e o poder dos aglutinantes permitiam obter o material, com possibilidade de “recuperar” os rebocos ou obras antigas submetendo-o à nova cozedura e reutilizando o gesso.

6 1. HISTÓRIA DO GESSO Outros usos do gesso na antiguidade: gregos e romanos e na África com um gesso bastante resistente para construção de barragens e canais e montando blocos para construção de casas. Além disso, na França o gesso aparece na fabricação de sarcófagos decorados e que chegaram intactos até aos nossos dias. A partir do século XII e durante toda a Idade Média, a construção de alvenaria e rebocos uti-lizando o gesso ganha um outro ímpeto.

7 1. HISTÓRIA DO GESSO Em 1292 a exploração de 18 minas na região parisiense, onde o gesso era empregado, principalmente no reboco e para forrar toscamente os painéis de madeira, revestir tabiques e para construção de chaminés monumentais. No período Renascentista encontramos o gesso na decoração e durante o Barroco há um uso abundante de estuque.

8 1. HISTÓRIA DO GESSO Com base na experiência do grande incêndio que destruíra Londres, foi imposto que os tabiques de madeira que constituíam o esqueleto das casas fossem revestidos externa e internamente por um reboco de gesso, conhecido pela sua impressionante resistência ao fogo. O GESSO apresenta retração insignificante em relação às argamassas de cimento, o que gera fissuras e descolamento do revestimento.

9 1. HISTÓRIA DO GESSO No século XVIII : ¾ dos hotéis e a totalidade dos edifícios do Poder e casas da população eram feitos em painéis de madeira toscas e rebocos de gesso. No caso das construções novas, cerca de 95% eram feitas em gesso, de forma rudimentar, na época. O GESSO apresenta retração insignificante em relação às argamassas de cimento, o que gera fissuras e descolamento do revestimento.

10 1. HISTÓRIA DO GESSO Lavoisier apresenta à Academia de Ciências o 1º estudo científico sobre os fenômenos na prepara-ção do gesso. No século seguinte, os trabalhos de Van t´Hoff e de Le Chatelie vão abordar uma explicação científica sobre a desidratação da gipsita. Estes trabalhos científicos estimularam a fabri-cação do gesso, mas, só no século XX, graças à evolução industrial, é que foram introduzidas transformações profundas, melhorando os equi-pamentos na fabricação do gesso, aliado à sua evolução das aplicações e técnicas de utilização.

11 2. O GESSO NA ATUALIDADE O GESSO na construção civil contribue efi-cazmente para a resistência ao isolamento ter-mo-acústico, possibilitando uma acabamento confortável e elegante, por seu perfeito acaba-mento estético. Também usado nas indústrias alimentícia, cerâmica, do papel, etc. É praticamente indispensável no interior das casas, escritórios e ambientes do tipo: escolas, hospitais, aeroportos, shopping centers. O GESSO pode ser extraído em jazidas subterrâneas e minas a céu aberto.

12 Vantagens comparativas do uso do GESSO
Discriminação / Revestimento em GESSO argamassa de ci + cal Etapas de aplicação 1 3 Produtividade Maior Menos Custo 1/3 Aderência 07 dias 40 dias Retração Menor Propriedades mecânicas Massa específica Acabamento superficial (lisura e brancura) Conforto térmico e acús-tico Comportamento frente ao fogo

13 3. CARACTERÍSTICAS DO GESSO
A pasta de GESSO pode ser aplicada numa só camada, de espessura máxima de ? mm, diretamente sobre paredes de superfície regular. A pasta de GESSO possui uma traba-lhabilidade tal que possibilita fácil aplicação. Precisa-se somente de uma semana para que a superfície esteja pronta para receber lixamento e pintura, enquanto o revestimento conven-cional necessita de 40 dias.

14 3. CARACTERÍSTICAS DO GESSO
A aderência do GESSO nos diferentes substratos é alta, chegando à uma tensão de arrancamento de 1,5 MPa, superiores aos obtidos pelas pastas convencionais (A ABNT exige > 0,3 MPa). A porosidade do revestimento com GESSO vai permitir isolamento térmico, enquanto que a baixa condutividade térmica do material e sua incombustividade favorece a vantagem da resistência ao fogo.

15 3. CARACTERÍSTICAS DO GESSO
O GESSO apresenta retração insignificante em relação às argamassas de cimento, o que gera fissuras e descolamento do revestimento. Possui alta durabilidade quando aplicado em interiores e estudos realizados para tornar esse material pouco permeável, através da adi-tivação, comprovam sua utilização em exte-riores, também. Possui densidade aparente baixa, da ordem de 1000 kg/m3 e dependendo da sua porosidade, pode ser ainda menor (800 kg/m3).

16 4. CONSUMO DO GESSO Europeus: 60kg gesso/pessoa/ano (80 a 90% interior das casas, escritórios e edifícios públicos) Americanos e japoneses: 80kg/gesso/pessoa/ano. Chilenos: ? kg/gesso/pessoa/ano. Argentinos: 20kg/gesso/pessoa/ano. Brasileiros: 7kg/gesso/pessoa/ano.

17 5. O GESSO NO MERCADO 5.1 Gesso Cola Gessomar
Comercialização: embalagens de 5 kg Composição: sulfato de cálcio hemidratado, aditivos orgânicos, retardantes, natureza física do pó, cor branco. Aplicação: A cola de gesso Gessomar é indicada na construção de paredes, tetos, forros trabalhados, rebaixados, todos a base de gesso, além da colagem de peças decorativas e sancas.

18 5. O GESSO NO MERCADO 5.1 Gesso Cola Gessomar
Preparação: Em um recipiente limpo, adicione água limpa e em seguida adicione a cola de gesso Gessomar na seguinte proporção: para cada litro de água, coloca-se 1,8 kg de gesso Gessomar. A cola de gesso deve ser adicionada, polvilhando-a lentamente em movimentos circulares, para que haja uma boa distribuição do pó na água, conse-quentemente uma boa dispersão. Visualmente a cola de gesso deve preencher toda a água e passar cerca de 1 a 2 cm acima do nível.

19 5. O GESSO NO MERCADO 5.1Gesso Cola Gessomar
Aguardar o molhamento total do pó e em seguida iniciar a agitação em todo o recipiente até a perfeita homogeneidade da pasta. Em seguida o produto está pronto para ser utilizado. Os pré-moldados devem ser limpos e isentos de pó, graxas ou qualquer produto que venham a isolar as peças a serem coladas.

20 5. O GESSO NO MERCADO 5.2 Gesso Revestimento GESSOMAR
Utilização: Desenvolvido para revestimento de paredes, tetos, lajes, constituídas de blocos cerâmicos, blocos de cimento ou concreto. Quando aplicado sobre alvenaria convencional ou elementos de concreto, tem a função de substituir o chapisco e a massa única, permi-tindo a detenção de superfícies finas e acaba-das e prontas para receber emassamento e pintura. Vantagem: A quantidade depende das caracte-rísticas das superfícies e irregularidade. O consumo médio/paredes é de 10 a 15 kg/m3.

21 5. O GESSO NO MERCADO 5.2 Gesso Revestimento GESSOMAR
Composição química: sulfato de cálcio hemidratado CaSO4 + 1/2H2O, natureza física do pó, cor branco. Produto desenvolvido com alto padrão de qualidade. Embalagem: Comercializado com embalagem de papel contendo 40kg, com sua classificação segundo a ABNT. Estoque: deve ser estocado em local fresco, sobre paletes de madeira. Recomenda-se usar o produto até 180 dias após a sua fabricação.

22 5. O GESSO NO MERCADO 5.2 Gesso Revestimento GESSOMAR
Preparação: A proporção a ser utilizada é de 36 a 40 litros de água para um saco de 40 kg de gesso. O gesso deve ser polvilhado lentamente sobre a água, deixando que a mesma embeba todo o gesso por cerca de 15 minutos. Em seguida misture rapidamente para sua perfeita homogeneização e até sua consistência ficar adequada ao uso. Misture porções do material até obter a massa homogênea, à medida que a massa for sendo aplicada.

23 5. O GESSO NO MERCADO 5.2 Gesso Revestimento GESSOMAR
Aplicação: Aplique a pasta utilizando uma desempenadeira de PVC para o espalhamento, com movimentações sempre de baixo para cima; uniformize o revestimento com a sobra do material repulso, utilizando uma desempenadeira de ? Nâo introduza as mãos na pasta durante o processo de endurecimento.Evite remisturar. GESSOMAR – Indústria de Gesso do Maranhão Ltda.

24 5. O GESSO NO MERCADO - Gesso Revestimento GESSOMAR Características do pó de gesso
Variáveis Unidade de valores Relação água/gesso 0,75 a 0,80 Trabalhabilidade 15 a 45 min Resistência ao arrancamento 0,35 MPa Absorção 35 a 40% Resistência à compressão 8,0 a 9,0 MPa Resistência à flexão 3,0 a 3,5 MPa


Carregar ppt "Bernadete Trifilio Dalmo Lúcio Mendes de Figueiredo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google