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1 Pesquisa de credibilidade das certificações ISO 9000 ABNT/CB 25 Abril 2005 Rev.0.

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1 1 Pesquisa de credibilidade das certificações ISO 9000 ABNT/CB 25 Abril 2005 Rev.0

2 2 Objetivo A pesquisa tem como objetivo levantar o nível de credibilidade da certificação ISO 9000 junto às empresas certificadas, buscando identificar também: Avaliação do desempenho ou a competitividade após a certificação; Aspectos vantajosos e desvantajosos advindos da certificação; Avaliação do aumento da exportação após a certificação; Avaliação do aumento das vendas após a certificação; Avaliação do aumento da eficácia de marketing após a certificação; Motivos para obtenção da certificação; Dificuldades para obtenção da certificação.

3 3 Metodologia da pesquisa Tipo Pesquisa quantitativa realizada por meio de entrevistas pessoais por telefone Público alvo: Empresas certificadas pelas normas ISO 9000 Universo: 2927 empresas Tamanho da amostra: foram realizadas 100 entrevistas Modelo de amostragem aleatória simples Erro amostral: 7,7 pontos percentuais, para p=80% e coeficiente de confiança de 95% Período de realização das entrevistas: 01 a 08/04/05

4 4 Resultados da pesquisa

5 5 Perfil das empresas Ramo de atividade Base: 100 Porte

6 6 Principais motivos que levaram a obtenção da certificação do sistema de gestão da qualidade Fonte: P1 Resposta múltipla e espontânea Valores em percentual Base: 100

7 7 Principais dificuldades para obtenção da certificação do sistema de gestão da qualidade Fonte: P2 Resposta múltipla e espontânea Dificuldades% Mudança da cultura da empresa25,0 Resistência dos funcionários21,0 Capacitação dos funcionários13,0 Burocracia8,0 Interpretação das normas8,0 Adequação às normas3,0 Outras13,0 Nenhuma18,0 Base: 100

8 8 Avaliação do desempenho e competitividade da empresa após a certificação Fonte: P3 Resposta múltipla e espontânea Confiança dos clientes19,8 Melhoria da organização interna 14,8 Melhoria do controle de processo 13,6 Satisfação dos clientes12,3 Acesso a novos mercados11,1 Fonte: P4 Fonte: P5 Clientes não exigem a certificação 22,2 Certificação não é a única responsável pelo desempenho 22,2 Concorrência desleal100,0 Resposta múltipla e espontânea Fonte: P6 Valores em percentual Base: 100 Base: 81 Base: 18 Base: 1

9 9 Principais aspectos considerados vantajosos para a empresa com a certificação Fonte: P7 Resposta múltipla e espontânea Vantagens% Melhoria da organização interna22,0 Melhoria da competitividade12,0 Melhoria do controle de processo11,0 Aumento da confiança dos clientes11,0 Diminuição de custos9,0 Aumento da padronização interna9,0 Capacitação de funcionários9,0 Redução dos desperdícios8,0 Acesso a novos mercados7,0 Melhoria contínua7,0 Aumento da qualidade6,0 Base: 100

10 10 Aspectos considerados desvantajosos para a empresa com a certificação Resposta múltipla e espontânea Fonte: P8 Desvantagens% Nenhum75,0 Burocracia18,0 Aumento de custos7,0 Baixo retorno nos negócios2,0 Base: 100

11 11 Aumento da aceitação e credibilidade da empresa junto aos clientes pelo fato de ser certificada Fonte: P9 Valores em percentual Fonte: P10 Clientes não exigem a certificação – 100,0 Base: 100 Base: 6

12 12 Aspectos considerados para escolha do organismo de certificação Resposta múltipla e espontânea Aspectos% Credibilidade50,0 Preço23,0 Indicação de outra empresa certificada10,0 Indicação do consultor externo6,0 Suporte técnico qualificado5,0 Organismo especializado na área de atuação da empresa 5,0 Localização4,0 Outros5,0 Não sabe/não opinou12,0 Fonte: P11 Base: 100

13 13 Meio através do qual o sistema de gestão da qualidade foi implantado Fonte: P12 Resposta única e estimulada Valores em percentual Base: 100

14 14 Pretensão da empresa em renovar a certificação Fonte: P13 Base: 100

15 15 Conhecimento do procedimento para reclamação sobre atuação dos organismos de certificação Fonte: P16 Resposta múltipla e espontânea Como proceder% Contato com Inmetro69,4 Organismo de certificação20,4 Diretoria do organismo de certificação8,2 Formulário de reclamação dos organismos de certificação 6,1 Boletim ABNT2,0 Contato com CB252,0 Procon2,0 Fonte: P15 Base: 100 Base: 49

16 16 Exportação Fonte: P18 Exportação iniciada antes ou depois da certificação Fonte: P17 Base: 100 Base: 36

17 17 Exportação após a certificação (somente para quem já exportava antes da certificação) Fonte: P20 Fonte: P19 Aumento da exportação se deve em parte à certificação Valores em percentual Base: 29 Base: 14

18 18 Fonte: P22 Fonte: P21 Aumento das vendas se deve em parte à certificação Valores em percentual Volume de vendas após a certificação Base: 100 Base: 55

19 19 Fonte: P24 Fonte: P23 Aumento da eficácia de marketing se deve em parte à certificação Valores em percentual Eficácia de marketing após a certificação Base: 100 Base: 56


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