A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO CIVIL REVESTIMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO CIVIL REVESTIMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO CIVIL REVESTIMENTO DE GRANITO COM INSERTS METÁLICOS MÔNICA DANTAS DOS SANTOS JANINE ROCHA NOÉ WANESSA TATIANY SARCINELLI DIEGO ROCHA MOREIRA JERRY ADRIANI DE ANGELI VITÓRIA 2007

2 HISTÓRICO DOS REVESTIMENTOS EM FACHADAS Utilização de pedras como matéria prima em construção há milhares de anos; Apresenta características como beleza e perenidade; Propriedades principais: Proteção e vedação da edificação contra a ação de agentes externos agressivos; Efeitos estético e valorização patrimonial, compatíveis com a nobreza e custo elevado do material;

3 HISTÓRICO DOS REVESTIMENTOS EM FACHADAS Os revestimentos de fachadas em muitas ocasiões não são devidamente planejados. Torna-se necessária, portanto, a elaboração de um projeto específico com: O detalhamento de interferências; Propriedades dos materiais e Normalizações pertinentes; Juntas de dilatação, metodologia de execução e conciliação com outros elementos integrantes da fachada.

4 HISTÓRICO DOS REVESTIMENTOS EM FACHADAS Aliado a isto, observam-se falhas devido ao controle deficiente, na seleção e recebimento de materiais, na preparação da argamassa de assentamento, na execução dos serviços de assentamento e acabamento final. Como resultado final, obtém-se um revestimento de baixa qualidade e de desempenho insatisfatório, sem condições de atender à elevada durabilidade e impermeabilidade esperadas deste tipo de revestimento.

5 HISTÓRICO DOS REVESTIMENTOS EM FACHADAS A fixação das placas de granito e outros tipos de pedras com inserts metálicos em fachada começaram a ser executada a partir da década de 1980, passando a substituir, gradativamente, o sistema convencional, de assentamento com argamassa.

6 PATOLOGIAS Formas de Aplicação de Granito em Fachadas: Argamassa com arames e/ou parafusos; Granitos com inserts metálicos Argamassa com Arames e/ou Parafusos: Procedimentos de assentamento; Patologias.

7 PATOLOGIAS Descolamento de revestimento de granito:

8 PATOLOGIAS Manchas e Eflorescências:

9 PATOLOGIAS Ação da água da chuva - o revestimento absorve umidade, transferindo-a para a argamassa e para alvenaria:

10 PATOLOGIAS Ação da água da chuva - o revestimento absorve umidade, transferindo-a para a argamassa e para alvenaria:

11 PATOLOGIAS Manchas com aparecimento de ferrugem do fixador:

12 PATOLOGIAS Manchas com aparecimento de ferrugem do fixador:

13 GENERALIDADES 1 - Insert metálico – peça que ancorada na estrutura suporta o peso da placa de revestimento; 2 – Assentamento - as placas são presas com insert fixado à estrutura; 3 - Modelos de insert - americano e alemão Espessura do granito - 2 cm a 3 cm Aplicação atual - sistema de pino 4 - Fatores de dimensionamento: Placa - peso próprio, tamanho, espessura, acabamento Sistema - largura das juntas, interação entre insert e rocha Geografia - vento, local, ambiente 5 - Tipo material insert.

14 DADOS TÉCNICOS SOBRE INSERTS METÁLICOS NORMA NBR 13707/ Dispositivos de Fixação – Os dispositivos de fixação devem ser constituídos por metais inalteráveis. Os principais metais que podem ser utilizados são: Aço inoxidável: - tipo ABNT 304: para atmosferas urbanas e industriais isentas de cloretos; -tipo ABNT 316: para atmosferas urbanas, marítimas e industriais que contenham cloretos; Cobre e suas ligas: Aço-carbono: Alumínio: – Deve-se, preferencialmente, utilizar aço inoxidável, devido à sua grande inalterabilidade e resistência mecânica.

15 MODELOS DE INSERTS METÁLICOS

16 RECEBIMENTO DOS MATERIAIS Altura, largura e espessura das placas, que devem estar de acordo com o projeto; Quando os furos para fixação dos inserts forem feitos pelo fornecedor, as dimensões devem ser conferidas; A tonalidade e a textura das placas têm que seguir padrões, devendo o material ser procedente da mesma pedreira e, sempre que possível, do mesmo lote; A existência de fissuras, trincas e outras patologias é outro motivo para rejeição do material; Para recebimento dos inserts de aço inoxidável, quanto à sua composição química, utiliza-se de teste prático, verificando a não aderência com ímã.

17 TÉCNICAS DE EXECUÇÃO PRÉ-REQUISITOS Definição de paginação, cortes com cotas para execução e fabricação das placas de granito Estrutura da obra executada e livre de pregos, madeiras e arames. Andaimes montados (fachadeiro ou suspenso), com proteção de acordo com NR18. Linhas de prumo na fachada. Planilha para pedido dos inserts. INFORMAÇÕES IMPORTANTES Parabolt de aço inoxidável. As porcas e arruelas também devem ser de aço inoxidável. Sistema de fixação por inserts metálicos: vencer um afastamento ideal de 8 cm, podendo corrigir um desaprumo estimado de mais ou menos 3 cm, isto é, o afastamento poderá variar de 5 a 11 cm da parede da fachada. Furação prévia das pedras, a ser realizada com furadeira apropriada.

18 TÉCNICAS DE EXECUÇÃO As furações serão executadas com broca diamantada de 5 mm, nas laterais das placas.

19 SISTEMA DE COLOCAÇÃO 1 - Furo no concreto: antes de iniciar a montagem, verificar o alinhamento da estrutura com o nível e fio de prumo, ou equipamento topográfico; 2 – Colocação do chumbador: a marreta é usada apenas para que o chumbador entre até o fim do furo, garantindo a ancoragem;

20 SISTEMA DE COLOCAÇÃO 3 - Fixação do insert com chumbador de expansão, que ganha em resistência ao arrancamento, conforme é feito o aperto da rosca; 4 – Colocação da placa: com os inserts já posicionados no local correto, basta encaixar a placa nos furos ou rasgos;

21 SISTEMA DE COLOCAÇÃO 5 - Ajuste fino: caso a placa esteja fora do alinhamento ou prumo do restante da fachada, é possível fazer o ajuste final por meio das regulagens dos furos oblongos; 6 – Aplicação de Fita Crepe na Junta;

22 SISTEMA DE COLOCAÇÃO 7 – Os espaços entre as placas devem estar preenchidos com selante – normalmente mastique – a fim de se evitar a vibração em conseqüência do vento e a corrosão e expansão higroscópica decorrentes da penetração de água de chuva ou mesmo da limpeza do revestimento. 8 – Remoção do excesso de mastique;

23 SISTEMA DE COLOCAÇÃO 8 – Remoção da Fita Crepe;

24 VANTAGENS DO SISTEMA DE INSERTS Secagem mais rápida das placas de granito Não há eflorescências Isolamento térmico- acústico Movimentação das juntas Reguláveis e fixados diretamente na estrutura => correção de prumo Liberdade na paginação das pedras Agilidade e rapidez Evitam manchas no granito. Segurança na fixação.

25 DESVANTAGENS DO SISTEMA DE INSERTS Custo elevado Desagregação minerais da rocha Mão de obra especializada

26 CONCLUSÃO O sistema de assentamentos de granito nos inserts metálicos mostra-se adequado frente às solicitações atuantes, como vento, variações de temperatura e umidade, sendo um método criativo, confiável, durável, econômico e rápido. Uma peca de revestimento que se solta de um edifício representa um enorme perigo cujas conseqüências podem ser gravíssimas. Os danos que podem ser causados as pessoas e bens materiais são enormes e o construtor será responsabilizado e responderá por eles em ações indenizatórias. Os inserts metálicos são uma prova do cuidado e da responsabilidade do construtor/ fabricante respeitando o consumidor que confia a eles a segurança de sua moradia e sua família. Este sistema também permite reparos e reformas futuras rápidas e fáceis com a substituição parcial ou total do revestimento com reformas limpas e sem transtornos.

27 OBRIGADO!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO CIVIL REVESTIMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google