A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.sebraego.com.br. Conceitos e Termos Arranjos Produtivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.sebraego.com.br. Conceitos e Termos Arranjos Produtivos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Conceitos e Termos Arranjos Produtivos

3 Aglomerações O aspecto central é a proximidade territorial de agentes econômicos, políticos e sociais (empresas e outras instituições e organizações públicas e privadas).

4 Aglomerações A aglomeração fortalece as chances de sobrevivência e crescimento, constituindo-se em importante fonte geradora de vantagens competitivas. Isto é particularmente significativo no caso de micro e pequenas empresas.

5 Aprendizado Aprendizado refere-se à aquisição e à construção de diferentes tipos de conhecimentos, competências e habilidades, não se limitando a ter acesso a informações.

6 Aprendizado Dentre os impactos do processo do aprendizado destacam-se o aumento de sua eficiência produtiva, o maior dinamismo da inovação e maior capacidade de coordenação de suas decisões estratégicas.

7 Aprendizado e Inovação Formas de aprendizado a partir de fontes internas à empresa, incluindo: aprendizado com experiência própria, no processo de produção, na busca de novas soluções técnicas nas unidades de pesquisa e desenvolvimento ou em instâncias menos formais.

8 Aprendizado e Inovação Formas de aprendizado a partir de fontes externas, incluindo: a interação com fornecedores de insumos, componentes e equipamentos, concorrentes, clientes, usuários, consultores, sócios, universidades, institutos de pesquisa, prestadores de serviços tecnológicos, agências e laboratórios governamentais, organismos de apoio, entre outros.

9 Aprendizado e Inovação (fontes externas) Aprendizado por imitação, gerado da reprodução de inovacões introduzidas por outra firma, a partir de: licenciamento de tecnologia, engenharia reversa, contratação de pessoal especializado e demais formas de mobilidade de trabalhores qualificados, entre outros.

10 Considerações O processos de aprendizado e de inovação não ocorrem num vácuo institucional. A natureza e intensidade das interações entre diferentes atores refletem as condições do ambiente econômico e também social, cultural e institucional.

11 Inovação e Interação O conceito primordial de que inovação é a instrução de um jeito novo de fazer algo tem perdido espaço no meio empresarial. Muitas vezes o conceito é simplificado para a aquisição de novas tecnologias ou pesquisa e desenvolvimento. É preciso entender que inovação é mais do que ter acesso à informação ou possuir um conjunto dado de habilidades.

12 Inovação A inovação pode ser entendida como a introdução de qualquer tipo de mudança ou melhoria realizada em um produto, processo ou tipo de organização da produção. Pode, ainda, se referir as inovações radicais que promovem alterações de tal ordem, que geram um novo produto, processo ou forma de organização da produção.

13 O Processo de Inovação O processo inovativo não é linear mas descontinuo, irregular e possui grande grau de incerteza, já que a solução dos problemas existentes e as conseqüências da resoluções são desconhecidas. É um processo cumulativo já que a capacidade de se realizar mudança e avanço, dentro de um paradigma de produção, é influenciada pelas características das tecnologias que estão sendo utilizadas e pela experiência acumulada no passado

14 Ambiente Essencialmente, as empresas não inovam sozinhas, pois pode utilizar informações e conhecimento de fora do ambiente em que se localiza. A inovação deve ser analisada de forma coletiva e não simplesmente por meio de análises individuais do comportamento das firmas.

15 Ambiente e Inovação Arranjo Produtivo Local

16 Miguel Ivan Lacerda de Oliveira


Carregar ppt "Www.sebraego.com.br. Conceitos e Termos Arranjos Produtivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google