A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Termos Algébricos Ao trabalharmos algebricamente atribuímos uma letra a cada item desconhecido do problema. A esta letra damos no nome de variável ou incógnita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Termos Algébricos Ao trabalharmos algebricamente atribuímos uma letra a cada item desconhecido do problema. A esta letra damos no nome de variável ou incógnita."— Transcrição da apresentação:

1 Termos Algébricos Ao trabalharmos algebricamente atribuímos uma letra a cada item desconhecido do problema. A esta letra damos no nome de variável ou incógnita. Problema: Sou 5 anos mais velho que o meu irmão. A soma de nossas idades é igual a 87 anos. Quantos anos têm cada um de nós? Na questão levantada desconhecemos a idade do meu irmão, então podemos representá-la pela letra x. A minha idade também é desconhecida, mas como eu sou cinco anos mais velho que ele, podemos representar a minha idade por x + 5. O enunciado ainda nos diz que a soma de nossas idades é igual a 87 anos, então podemos montar o seguinte equação: x + x + 5 = 87 Observe-a atentamente e perceba que ela é uma representação matemática do exposto pelo enunciado.

2 Denominamos termo algébrico ou monômio quaisquer expressões algébricas representadas por um número, por uma incógnita, ou pelo produto de números e incógnitas. Assim 2, x, 2x e -3xy2 são exemplos de termos algébricos ou monômios. Definição de Termo Algébrico Identificando as Partes de um Termo Algébrico Identificando as Partes de um Monômio No termo algébrico -3xy2 o número -3 representa o seu coeficiente numérico e a sua parte literal é representada por xy2. Por convenção omitimos o coeficiente numérico quando ele é igual a 1, escrevemos x em vez de escrevermos 1x, por exemplo, ou então -x no lugar de -1x.

3

4 Em cada termo algébrico destacamos: → o coeficiente numérico, que corresponde à parte numérica; → a parte literal, que corresponde a uma letra ou a um produto de letras, inclusive os expoentes.

5 Resolvam os exercícios 12 e 13 do Livro (Pág 71)


Carregar ppt "Termos Algébricos Ao trabalharmos algebricamente atribuímos uma letra a cada item desconhecido do problema. A esta letra damos no nome de variável ou incógnita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google