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1 GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO-EMATER ECONOMIA Conceito de Economia: Ciência que trata de resolver os problemas que existem quando os meios são escassos e.

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1 1 GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO-EMATER ECONOMIA Conceito de Economia: Ciência que trata de resolver os problemas que existem quando os meios são escassos e as finalidades são alternativas.

2 ECONOMIA RURAL Economia Rural: Ciência que estuda as relações econômicas no meio rural, preocupando-se fundamentalmente com as atividades de produção e comercialização agropecuária. Fatores como: -Clima; -Ataque de pragas e doenças; -Disponibilidade de Crédito;. -Infraestrutura de armazenagem; 2

3 ECONOMIA RURAL -Logística etc. Podem influenciar a produção agropecuária ao final do processo, resultando em escassez ou excesso de oferta. A escassez ou excesso de oferta pode acarretar: preços altos para o consumidor ou preços baixos para o produtor. 3

4 ECONOMIA RURAL Uma análise mercadológica com base no BALANÇO DE OFERTA E DEMANDA dos produtos aos níveis: municipal, estadual, nacional e internacional pode dar suporte aos produtores no processo decisório, quanto à: O que produzir? 4

5 ECONOMIA RURAL Quanto produzir? Como produzir? Quando produzir?, além de conscientizá- los das melhores opções de comercialização. Para tanto, torna-se necessário um estudo de mercado que se resume no estudo de OFERTA E DEMANDA. 5

6 ECONOMIA RURAL Para se realizar um estudo de Oferta e Demanda, necessário se faz um acompanhamento permanente de preços e de produção agropecuária, em todos os níveis. 6

7 ECONOMIA RURAL 1 -ACOMPANHAMENTO SEMANAL DE PREÇOS Consiste no levantamento, tabulação e divulgação semanal de preços médios recebidos pelos produtores em dezessete municípios goianos, pólos de produção e/ou comercialização agropecuária. 7

8 ECONOMIA RURAL 2-ACOMPAHAMENTO MENSAL DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA Consiste no acompanhamento e disponibilidade mensal, em arquivos, de todos os produtos agrícolas cultivados em Goiás no que tange à área plantada (hectares), área colhida (hectares), produção (toneladas) e produtividade (quilos por hectare), inclusive fruteiras e oleráceas, bem como do efetivo pecuário, produção de carne e leite por município. 8

9 ECONOMIA RURAL 1.ACOMPANHAMENTO SEMANAL DE PREÇOS. Este trabalho, atualmente, tem sido feito pela EMATER em parceria com a Seagro (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação); -Metodologia de Coleta de preços ; -Planilha de coleta semanal de preços médios recebidos pelos produtores. 9

10 ECONOMIA RURAL ESTUDO DE MERCADO Atualmente, a Gerência de Planejamento realiza um estudo permanente de mercado aos níveis estadual, nacional e internacional de SOJA e MILHO, os quais são divulgados no site da EMATER em dois períodos: antes do plantio e depois da colheita. 10

11 Metodologia de levantamento semanal de Preços Médios Agropecuários Muitos preços enviados vêm com defasagens, sem a preocupação de saber se eles expressam a média das cotações daquele produto, naquele município, naquele período. Para tanto, a fim de se manter uma linguagem uniforme para todos os municípios que fazem este levantamento, algumas informações básicas servirão para orientar os colegas de campo: a) Os preços devem ser coletados na fonte, isto é, junto ao produtor rural (caso não seja possível, pode-se obter o preço de forma indireta, mas com a preocupação de que o preço seja aquele recebido pelo produtor); b) A cotação enviada deve representar a média de preços de, no mínimo, três informações; 11

12 c) Os preços devem ser levantados necessariamente na terça-feira e, remetidos até quarta-feira de cada semana; d) Os preços referem-se ao produto embalado ou ensacado, posto no local de comercialização e livres de ICMS; e) No que se refere a boi, vaca e porco gordos, os preços referem-se à arroba do animal em pé; f) No caso do produto se apresentar em mais de um tipo ou variedade, a informação deve referir-se apenas ao produto de maior expressão na comercialização verificada no município, na semana do levantamento; g) No que se refere a produtos agrícolas, deve-se informar apenas os preços daqueles indicados para o município, ou seja, aqueles que são produzidos e/ou comercializados pelo município-pólo de produção e/ou comercialização; 12

13 h) Os preços levantados devem ser analisados e comparados com os preços anteriores por um responsável técnico; i) Os preços levantados são de inteira responsabilidade do técnico indicado pelo chefe da unidade local da EMATER; j) Os preços levantados devem ser enviados por para o endereço eletrônico: k) Os municípios que deixarem de enviar seus preços por duas semanas consecutivas deixarão de constar na divulgação, via internet, ficando, portanto, a coluna de seu município - EM BRANCO (SEM INFORMAÇÕES). 13

14 14 PREÇOS DE PRODUTOS AGRÍCOLAS PRODUTOSUNID. PREÇOS 1º COLETA PREÇOS 2º COLETA PREÇOS 3º COLETA MÉDIA (R$) Algodão em AlhoKg Arroz em casca60 Kg Banana NanicaKg Feijão carioca60 Kg Milho60 Kg Soja60 Kg Tomate de mesaKg PREÇOS MÉDIOS RECEBIDOS PELOS AGRICULTORES REGIONAL: LOCAL: SEMANA de:

15 15 Responsável pela pesquisa: Obs: Os preços referem-se ao produto no local de comercialização e livres de ICMS.


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