A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que são peixes? São animais vertebrados, aquáticos, ectotérmicos, com respiração branquial, com corpo hidrodinâmico, de tamanho variável (de milímetros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que são peixes? São animais vertebrados, aquáticos, ectotérmicos, com respiração branquial, com corpo hidrodinâmico, de tamanho variável (de milímetros."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que são peixes? São animais vertebrados, aquáticos, ectotérmicos, com respiração branquial, com corpo hidrodinâmico, de tamanho variável (de milímetros a vários metros).

3 Vertebrados: presença de coluna vertebral (vértebras).

4 Respiração branquial . . .

5 Piramboia, um caso especial . . .
A piramboia (Lepidosiren paradoxa) é um peixe Bacia Amazônica, em regiões pantanosas que secam nos períodos de baixa dos rios. Nessa época, abandona sua respiração branquial, se enterra na lama e respira pela bexiga natatória, utilizada, então, como “pulmão”.

6 Detalhe da bexiga natatória, presente nos peixes ósseos.
Vasos sanguíneos Detalhe da bexiga natatória, presente nos peixes ósseos.

7 Somos ectotérmicos e temos olfato.
A temperatura do corpo varia conforme a temperatura do ambiente.

8 Corpo hidrodinâmico . . . A forma do corpo (hidrodinâmico) facilita o deslocamento do peixe na água. Assim, os peixes podem deslocar-se por longas distâncias, com gasto menor de energia.

9 As escamas . . . Embora haja muitos grupos de peixes com pele nua, como as enguias, a maior parte tem a mesma coberta de escamas.

10 Escamas e muco . . . Enguia. O corpo dos peixes está normalmente coberto de muco que, por um lado diminui a resistência da água ao movimento e, por outro, os protege dos inimigos.

11 As nadadeiras, além da locomoção, auxiliam na estabilização do corpo.

12 A linha lateral . . . Os peixes percebem movimentos por uma série de pequenos poros laterais (linha lateral). Com isso, detectam a presença de predadores ou presas. Linha lateral

13 Peixe-borboleta grávida.
A reprodução dos peixes . . . A maioria dos peixes é ovípara, fertiliza os óvulos externamente e não desenvolve cuidados parentais. Peixe-borboleta grávida.

14 A reprodução dos peixes . . .
Os cuidados parentais, quando existem, apresentam casos curiosos. Nos cavalos-marinhos (gênero Hypocampus), por exemplo, o macho recolhe os ovos fecundados e incuba-os numa bolsamarsupial.

15 A reprodução dos peixes . . .
Existem também espécies vivíparas e ovovivíparas. Muitos destes casos encontram-se nos peixes cartilaginosos  (tubarões e raias).

16 Quando filhotes, peixes são denominados alevinos.
A reprodução dos peixes . . . Quando filhotes, peixes são denominados alevinos.

17 Classificando peixes . . . Classe dos condrictes (do grego khondros: “cartilagem” + ichthyes: “peixe”), ou peixes cartilaginosos. Tubarão

18 Classificando peixes . . . 2. Classe dos osteíctes (do grego osteon: “osso” + ichthyes: “peixe”), ou peixes ósseos.

19 Classificando peixes . . . CARACTERÍSTICA OSTEÍCTES CONDRICTES
ESQUELETO Ósseo Catilaginoso POSIÇÃO DA BOCA Anterior Ventral FLUTUAÇÃO Bexiga natatória Óleo no fígado BRÂNQUIAS (PROTEÇÃO) Com opérculo Fendas branquiais EXEMPLO Atum, traraíra, cará. Raia, tubarão.

20 Classificando peixes . . .

21 Curiosidades . . . Os peixes não dormem. Eles apenas alternam estados de vigília e repouso. O período de repouso consiste num aparente estado de imobilidade, em que os peixes mantêm o equilíbrio por meio de movimentos bem lentos.

22 A pesca, nesse período, é proibida. Por quê?
Curiosidades . . . Piracema é o período de desova dos peixes. Os peixes reofílicos (peixes que migram para reprodução) precisam nadar contra a correnteza em uma subida até as cabeceiras dos rios. A pesca, nesse período, é proibida. Por quê?

23 Curiosidades . . . Não é lenda, como muitos pensam: alguns peixes têm sim a capacidade de dar choques, alguns com alta voltagem. Os peixes elétricos existem em todo o Brasil, mas aparecem mais na região norte, especialmente na Bacia Amazônica.

24 Notícia de jornal . . . Responsável pelo tratamento e destino final de resíduos gerados por cerca de 3,5 mil indústrias, a empresa Utresa, de Estância Velha, é apontada pelo Ministério Público (MP) Estadual e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) como a principal responsável pela mortandade de 86,2 toneladas de peixes no Rio dos Sinos, no mês passado. A notícia é dos jornais Zero Hora e Estado de S. Paulo,

25


Carregar ppt "O que são peixes? São animais vertebrados, aquáticos, ectotérmicos, com respiração branquial, com corpo hidrodinâmico, de tamanho variável (de milímetros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google