A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Riscos de acidentes no uso de tratores agrícolas Eng. Agr. José Luiz Viana do Couto Eng. de Segurança do Trabalho (UFRJ, 1974)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Riscos de acidentes no uso de tratores agrícolas Eng. Agr. José Luiz Viana do Couto Eng. de Segurança do Trabalho (UFRJ, 1974)"— Transcrição da apresentação:

1 Riscos de acidentes no uso de tratores agrícolas Eng. Agr. José Luiz Viana do Couto Eng. de Segurança do Trabalho (UFRJ, 1974)

2 A arma do crime O crescimento atual do mercado de tratores deve-se ao: Programa MODERFROTA Investimentos em Biocombustíveis Cultura da cana-de-açúcar Milho Soja Um minitrator para atender segmento de potencial de vendas gigantesco.

3 A ajuda da Ergonomia O COPES, variando de 0 a 100, expressa a qualidade em termos de Ergonomia e segurança dos tratores agrícolas. Ex.: trator de 5 anos, COPES=52; de 40 anos, COPES=13 (menos seguro).

4 Os acidentes com tratores agrícolas são uma das maiores causas de morte nas fazendas. Resultam em ferimentos, mortes e danos materiais. As principais causas são: a)Ausência de barra de proteção; b)Falta de manutenção; c)Uso inadequado; ou d)Falha humana.

5 A barra de proteção Os tombamentos respondem por cerca da metade de todos os acidentes com tratores agrícolas. Causas principais: Alta velocidade Superfície irregular Curvas fechadas Trabalho em morro Tração inadequada A barra de proteção evita que o tratorista seja esmagado, após o tombamento do trator.

6 Cuidado nas curvas

7 Operação próximo a barrancos

8 Uso inadequado do trator agrícola

9 O Eixo de Tomada de Força Uma das peças móveis mais perigosas do trator, quando em movimento. Não usar roupas largas e folgadas quando estiver lidando com o trator.

10 O tráfego em rodovias O tráfego de tratores agrícolas em rodovias, requer cuidados: Observância às leis do trânsito Sinalização de advertência e faróis Placa de veículo lento

11 Prevenção de Acidentes 1) Seguir as Leis, Normas e Manuais existentes, como o Código de Trânsito, a NR- 31 e os manuais de operação.

12 Prevenção de Acidentes 1) Seguir as Leis, Normas e Manuais existentes, como o Código de Trânsito, a NR- 31 e os manuais de operação. 2) Inclusão de dispositivos para tornar a máquina mais segura, como a barra de proteção ou a cabine climatizada, por exemplo.

13 Prevenção de Acidentes 1) Seguir as Leis, Normas e Manuais existentes, como o Código de Trânsito, a NR- 31 e os manuais de operação. 2) Inclusão de dispositivos para tornar a máquina mais segura, como a barra de proteção ou a cabine climatizada, por exemplo. 3) Treinamento dos operadores de tratores agrícolas. A falta de conhecimento é apontada como uma das principais causas dos acidentes com tratores agrícolas.

14 Prevenção de Acidentes 1) Seguir as Leis, Normas e Manuais existentes, como o Código de Trânsito, a NR- 31 e os manuais de operação. 2) Inclusão de dispositivos para tornar a máquina mais segura, como a barra de proteção ou a cabine climatizada, por exemplo. 3) Treinamento dos operadores de tratores agrícolas. A falta de conhecimento é apontada como uma das principais causas dos acidentes com tratores agrícolas. 4) A longa jornada de trabalho nos períodos de preparo do solo, semeadura e colheita explica, em parte, os acidentes.

15 BIBLIOGRAFIA 1) Pág. do Prof. José Luiz Viana do Couto (visita em 28/02/07): 2) Norma reg. rural (NR-31) do Ministério do Trabalho (visita em 28/02/07): 3) Caracterização dos Acidentes com Tratores Agrícolas (visita em 28/02/07): &script=sci_arttext &script=sci_arttext 4) Fundação Jorge D.F. de Seg. e Med. Do Trabalho – FUNDACENTRO (visita em 01/03/07): 5) Trabalho sobre o COPES (visita em 15/03/07): &script=sci_arttext&tlng=en


Carregar ppt "Riscos de acidentes no uso de tratores agrícolas Eng. Agr. José Luiz Viana do Couto Eng. de Segurança do Trabalho (UFRJ, 1974)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google