A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prática 1 Formatos de Imagens Digitais Resolução da Imagem - Resolução Espacial Número de Níveis de Cinza 1) Utilize o programa Corel Photo-Paint para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prática 1 Formatos de Imagens Digitais Resolução da Imagem - Resolução Espacial Número de Níveis de Cinza 1) Utilize o programa Corel Photo-Paint para."— Transcrição da apresentação:

1 Prática 1 Formatos de Imagens Digitais Resolução da Imagem - Resolução Espacial Número de Níveis de Cinza 1) Utilize o programa Corel Photo-Paint para abrir a imagem a imagem Figura1.jpeg. Obtenha as seguintes informações: a) Resolução da imagem b) Resolução espacial c) Tamanho original da cena= 2) Salve a imagem no formato BMP com 300 dpi usando o programa Corel Photo-Paint. Feche o Corel Photo-Paint. Abra as imagens Figura1.bmp (100dpi e 300dpi) no programa Microsof-Paint. Salve-as no formato BMP monocromático. Preencha a tabela abaixo: Figura 1FormatoLinhaColuna b (bits pixel) N (Cinza) B (Bits arq) B (Bytes rq) 100 dpiBMP Corel 100 dpiBMP Paint 300 dpiBMP Corel 300 dpiBMP Paint 3) Tente responder as seguintes questões: a) Qual o tamanho real da imagem? b) O porque da diferença entre os tamanhos dos arquivos BMP Corel e Paint? c) Qual dos formatos escolheria para armazenar essa imagem (BMP Corel ou Paint)? Porque?

2 Prática 1 - MATLAB O MATLAB é tanto um ambiente quanto uma linguagem de programação. Permite construir ferramentas personalizadas reutilizáveis. O usuário pode facilmente criar suas próprias funções e programas especiais em linguagem MATLAB. É composto de pacotes de ferramentas para áreas específicas: processamento de imagens estatística-otimização-redes neurais, totalizando cerca de 60 pacotes diferentes.

3 Indicar o diretório de trabalho

4 imfinfo: informações de arquivos de imagem Syntax info = imfinfo(filename.fmt)

5 Ler a imagem figura1.jpg imread: lê imagens não georreferenciadas.

6 whos: mostra variáveis na área de trabalho Neste exemplo mostra a matriz imagem im L=333; C=336; d=3; d=bandas da imagem RESOLUÇÃO DA IMAGEM: 333Lx336C uint8: 8 bits por banda

7 Bytes para armazenar

8 imshow:mostra imagem na tela

9 pixval: mostra na tela (C,L,ban1,ban2,ban3)

10 dpi= pontos por polegadas (resolução de impressão) Exemplo para exportar imagem em formato TIFF usando a resolução de tela: print -r0 -dtiff myfile.tif. O arquivo é salvo no diretório corrente. -r0 :resolução de tela -dtiff: formato para exportação figura1.tif: nome da imagem exportada

11 print –r100 -djpg figura1_100

12 imwrite: grava um arquivo de imagem. Sintax: imwrite(a,filename,fmt) grava a imagem a no filename. filename é um string que especifica o nome do arquivo de saída; fmt é um string que especifica o o formato do arquivo; a pode ser grayscale image (M-by-N) ou truecolor image (M-by-N-by-3).

13

14 Formatos de Imagem para imwrite


Carregar ppt "Prática 1 Formatos de Imagens Digitais Resolução da Imagem - Resolução Espacial Número de Níveis de Cinza 1) Utilize o programa Corel Photo-Paint para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google