A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA

2 ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA
A pergunta de partida Formular o problema a estudar O que quero saber? O que quero estudar? Ex.: Quais os comportamentos de risco dos jovens da minha escola?

3 Etapas de investigação em Sociologia
A exploração Onde procurar os dados necessários à investigação? Que leituras? Que documentos? Que entrevistas exploratórias? Ex.: Consultar estudos já efectuados sobre o tema. Entrevistar uma amostra de alunos, professores, directores de turma, psicólogo da escola e director da escola.

4 ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA
A problemática Síntese da informação recolhida: análise de conteúdo das entrevistas, leituras de documentos, teorias sobre o tema, etc. Ex.: Com base nos dados recolhidos, vamos reflectir sobre o que sabemos e partir para a investigação científica.

5 ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA
A construção do modelo de análise Formulação de hipóteses explicativas com base nos dados recolhidos nas etapas anteriores. Ex: Os dados recolhidos permitem identificar alguns comportamentos de risco como a droga e o álcool. Por que razão os alunos assumem estes comportamentos? Hipótese explicativa : a necessidade de pertença ao grupo dos amigos pode estar na origem dos comportamentos de risco.

6 ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA
A observação Procurar novos dados que confirmem ou afastem a hipótese explicativa. Ex.: Realizar inquéritos por questionário, mais entrevistas e outros registos decorrentes da observação participante, para encontrar dados que confirmem ou não a hipótese explicativa.

7 ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA
A análise das informações Testar os novos dados para confirmarem ou afastarem a hipótese explicativa. Ex.: Com base nos inquéritos por questionário, nas entrevistas e registos decorrentes da observação participante, poder-se-á concluir ou não que existe uma relação entre a necessidade de pertencer a determinados grupos (de referência/pertença) e os comportamentos desses grupos (a cultura dos grupos).

8 ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA
As conclusões Nesta etapa poder-se-á considerar a hipótese explicativa como válida ou, caso contrário, recomeçar a investigação. Ex.: Os novos dados da observação recolhidos através dos inquéritos, entrevistas e outros tipos de observação, permitiram concluir que existe, de facto , a relação previamente definida. Os comportamentos de risco devem-se à necessidade de identificação com os membros dos grupos de pertença / referência.


Carregar ppt "ETAPAS DE INVESTIGAÇÃO EM SOCIOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google