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Aula 10 – Padrões para Gestão por Processos

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Apresentação em tema: "Aula 10 – Padrões para Gestão por Processos"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 10 – Padrões para Gestão por Processos
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 10 – Padrões para Gestão por Processos Prof. Cláudio Zeferino

2 Conteúdo Programático desta aula
Implantação da gestão e aspectos da hierarquia por processos.

3 Hierarquia dos Processos
O entendimento sobre como os processos podem ser logicamente organizados e fisicamente estruturados (hierarquia) contribui para sua melhor compreensão facilitando, consequentemente, a gestão da organização por processos. Permite também melhorar o entendimento do processo dentro de uma visão sistêmica, e estabelecer um paralelismo entre o conceito de sistema e de processos.

4 Sistema Um Sistema é a disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como uma estrutura organizada. Um Sistema é uma rede lógica destinada a atingir objetivos. Um Sistema (Gerencial) é um conjunto de Processos decisórios para o gerenciamento de um sistema, com um ou vários Processos, para a consecução de uma missão, previamente estabelecida.

5 Relação entre Sistema e Processo
Barbará, 2006

6 Macroprocesso É um processo que geralmente envolve mais de uma função da organização e cuja operação tem impacto significativo nas demais funções. Dependendo da complexidade do processo ele pode ser dividido em subprocessos. Barbará, 2006

7 Subprocessos Divisões do macroprocesso com objetivos específicos, organizado segundo linhas funcionais. Os subprocessos recebem entradas e geram suas saídas em um único departamento. Finalmente, os subprocessos podem ser divididos nas diversas atividades que os compõem e, em um nível mais detalhado, nas tarefas. Para fins deste estudo, os processos são desmembrados apenas até o nível de atividades.

8 Controle Integrado de Mudanças
Criar um Comitê de Análise e Controle dos Processos que deverá se reunir com frequência e conforme a necessidade para assegurar que as propostas de mudança sejam revisadas e organizadas de forma oportuna. (Controle Integrado de Mudanças). As reuniões de controle deverão convocar a participação dos vários atores dos processos, com o fim de obter todos os dados necessários para a construção do sistema desejado ou mesmo das melhorias contínuas.

9 Capacitação Dedicar uma atenção especial no treinamento e capacitação de toda a equipe para lidar com as diversas etapas da gestão por processos principalmente pela mudança de características em relação aos modelos tradicionais. O objetivo da capacitação das pessoas é garantir a correta a utilização da metodologia. É uma das etapas que oferece um grande desafio, pois a resistência para o que é novo bloqueia um melhor entendimento e os benefícios que o novo pode trazer para todos.

10 Como estruturar a Capacitação
Apresentação do conceito ou da metodologia Execução Prática Avaliação Manutenção do Conhecimento

11 Apresentação do conceito ou da metodologia
Contextualizar a prática do sistema (apresentação dos novos processos, políticas, procedimentos e conceitos).

12 Execução Prática Simular uma situação real no novo sistema com o suporte de multiplicadores.

13 Avaliação Garantir o nível mínimo exigido de conhecimento do novo processo e sistema.

14 Manutenção do Conhecimento
Possibilitar o reforço do conteúdo aprendido pós-treinamento através de ferramentas de suporte e reforço de treinamento.

15 Pontos de Atenção


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