A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Fundamental, 9° Ano Transformação de notícia em poema

2 Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema OBJETIVOS: identificar as características principais que compõem os gêneros textuais: poema e notícia; compreender as diferenças de organização textual e da função comunicativa de cada gênero; transformação de notícia num poema.

3 O jornal é nitidamente um suporte com muitos gêneros.
Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema O jornal é nitidamente um suporte com muitos gêneros. Quais gêneros podemos citar, que podem estar presentes nos jornais? Imagem: Superbmust /  Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

4 ALGUNS GÊNEROS PRESENTES NO JORNAL
Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema ALGUNS GÊNEROS PRESENTES NO JORNAL notícias; anúncios fúnebres; reportagens; convites para missas de sétimo dia; editoriais; propagandas; previsões meteorológicas; artigos; resumos de filmes; crônicas e poemas; horóscopo, diário etc. ensaios críticos; charges, anúncios; cartas do leitor e notas sociais; related:

5 Dentre estes gêneros vamos trabalhar com NOTÍCIAS E POEMAS.
Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Dentre estes gêneros vamos trabalhar com NOTÍCIAS E POEMAS.

6 Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema DEFINIÇÕES POEMA: “Composição poética em verso de tamanho variado” (COSTA, 2008:150). NOTÍCIA: Relato ou narrativa de fatos, acontecimentos, informações recentes ou atuais que têm importância para uma dada comunidade. (COSTA, 2008) COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica

7 Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Carlos Drummond de Andrade Poema do jornal O fato ainda não acabou de acontecer e já a mão nervosa do repórter o transforma em notícia. O marido está matando a mulher. A mulher ensanguentada grita. Ladrões arrombam o cofre. A polícia dissolve o meeting. A pena escreve. Vem da sala de linotipos a doce música mecânica. Imagem: Diego Grez / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

8 Link para jornal Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema

9 EXISTE SEMELHANÇA ENTRE OS DOIS TEXTOS?
Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema EXISTE SEMELHANÇA ENTRE OS DOIS TEXTOS?

10 Isso acontece porque são gêneros diferentes.
Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Ambos falam de ladrões que roubaram cofres, só que de maneira diferente. Isso acontece porque são gêneros diferentes.

11 CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS:
Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Em grupo, escrevam as características que foram possíveis perceber em cada gênero, em um grande cartaz exposto na sala de aula: CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS: POEMA NOTÍCIA

12 Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema MODELO: POEMA NOTÍCIA Lemos para nos distrair, nos divertir ou para apreciar bonitas palavras. Não precisa ser fiel aos acontecimentos reais. Geralmente, é encontrado em livros. É organizado em versos. O autor pode utilizar rimas e outros recursos para produzir os efeitos que deseja. Lemos quando desejamos nos informar sobre um assunto. Relata fatos ocorridos em um determinado local. Geralmente, é encontrada em jornais. É organizada em frases e parágrafos. O redator utiliza uma linguagem mais formal.

13 Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Construção Dançou e gargalhou como se ouvisse música E tropeçou no céu como se fosse um bêbado Chico Buarque E flutuou no ar como se fosse um pássaro Amou daquela vez como se fosse a última E se acabou no chão feito um pacote flácido Beijou sua mulher como se fosse a última Agonizou no meio do passeio público E cada filho seu como se fosse o único Morreu na contramão atrapalhando o tráfego E atravessou a rua com seu passo tímido Amou daquela vez como se fosse o último Subiu a construção como se fosse máquina Beijou sua mulher como se fosse a única Ergueu no patamar quatro paredes sólidas E cada filho seu como se fosse o pródigo Tijolo com tijolo num desenho mágico E atravessou a rua com seu passo bêbado Seus olhos embotados de cimento e lágrima Sentou pra descansar como se fosse sábado Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago

14 Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Subiu a construção como se fosse sólido Amou daquela vez como se fosse máquina Ergueu no patamar quatro paredes mágicas Beijou sua mulher como se fosse lógico Tijolo com tijolo num desenho lógico Ergueu no patamar quatro paredes flácidas Seus olhos embotados de cimento e tráfego Sentou pra descansar como se fosse um pássaro Sentou pra descansar como se fosse um príncipe E flutuou no ar como se fosse um príncipe Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo E se acabou no chão feito um pacote bêbado Bebeu e soluçou como se fosse máquina Morreu na contramão atrapalhando o sábado Dançou e gargalhou como se fosse o próximo [...] E tropeçou no céu como se ouvisse música E flutuou no ar como se fosse sábado E se acabou no chão feito um pacote tímido Acesso em 10/07/2012 Agonizou no meio do passeio náufrago Morreu na contramão atrapalhando o público

15 Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Questões: a) Podemos dividir o fragmento de "Construção" em três partes. O que cada uma destas partes nos apresenta? b) O que se mantém constante no enredo apresentado por cada uma das partes? c) Trace um perfil do personagem apresentado na canção e destaque, no texto, os elementos que lhe permitem constituir esse perfil. d) Imagine que esta canção apresente o conteúdo de uma notícia. Proponha um título a esta notícia. Escolha uma das três partes da música "Construção" e, a partir dela, crie uma notícia. Faça as modificações que julgar necessárias no vocabulário.

16 Após a produção de texto observe: A organização do texto produzido;
Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Após a produção de texto observe: A organização do texto produzido; A distribuição das informações - como se introduz, como se desenvolve e como se conclui a notícia; A linguagem (se é objetiva ou subjetiva), se o autor tece comentários sobre o fato noticiado.

17 Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema ???????????????????????????? Através desta atividade, constatamos que é possível transformar poema em notícia, mas será possível fazer o contrário? Imagem: New York Zoological Society / Public domain.

18 Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema NOTÍCIA PODE VIRAR POEMA!! No laboratório de informática, vamos acessar ao site:

19 http://www.noticiaemverso.com/ Português, 9° Ano
Transformação da notícia em poema

20 Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Delegado faz relatório de crime em forma de poesia e é repreendido; veja íntegra Do UOL Notícias Em Brasília Fonte: Acesso em 10/07/2012.

21 Poema tirado de uma notícia de jornal
Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Poema tirado de uma notícia de jornal João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Dançou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado. (BANDEIRA, Manuel)

22 Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema COMPREENDENDO O TEXTO... A que gênero pertence o texto de Manuel Bandeira? O que os torna diferente dos textos lidos nos jornais? Onde podemos encontrar textos como esse? Qual a forma de apresentação desse texto?; Propor que os alunos parafraseiem o texto de Drummond, transformando-o em uma notícia de jornal. (TEXTO COLETIVO, deve ser escrito no quadro).

23 citem notícias do Brasil e do mundo que acham importantes;
Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema ORGANIZADOS EM GRUPO: citem notícias do Brasil e do mundo que acham importantes; oferecer aos grupos jornais para que busquem uma notícia; quando encontrar uma notícia que lhe chame atenção, recorte e cole no caderno ou folha A4 e responda aos seguintes questionamentos:

24 Como foi possível saber que esse texto é uma notícia?
Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Como foi possível saber que esse texto é uma notícia? O que lhe chamou atenção no texto? Onde aconteceu? Com quem? Como aconteceu? O que torna essa notícia importante para ser publicada no jornal? O fato é polêmico ou não? Em que caderno do jornal ela foi publicada?

25 Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema ATIVIDADE PARA O GRUPO Construa um poema embasado na notícia escolhida e prepare-se para o recital!

26 Referência das imagens
Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema Referência das imagens Acesso em 10/07/2012. Acesso em 10/07/2012.

27 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
Português, 9° Ano Transformação da notícia em poema REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA Acesso em 10/07/2012. Acesso em 10/07/2012. COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica

28 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 3 Superbmust /  Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license 14/09/2012 7 Diego Grez / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. 17 New York Zoological Society / Public domain


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google