A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministério da Saúde- Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca– ENSP Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministério da Saúde- Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca– ENSP Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos."— Transcrição da apresentação:

1 Ministério da Saúde- Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca– ENSP Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde - NERHUS Conselho Federal de Enfermagem - COFEN Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn Federação Nacional dos Enfermeiros-FNE

2 Perfil da Enfermagem no Brasil Maria Helena Machado Belém, junho de 2012

3 REALIZAÇÃO Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Conselho Federal de Enfermagem- COFEN Associação Brasileira de Enfermagem- ABEn Federação Nacional dos Enfermeiros- FNE

4 APOIO Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - Ministério da Saúde Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS Rede de Observatório de Recursos Humanos em Saúde- ROREHS Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde- CNTS Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social- CNTSS Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem- ANATEN Fórum Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem Conselhos Regionais de Enfermagem – Coren´s Associação Brasileira de Enfermagem (estaduais) Federação Nacional dos Enfermeiros (entidades associadas)

5 A PESQUISA O Perfil da Enfermagem no Brasil caracterizará os enfermeiros, os técnicos e os auxiliares de enfermagem em atividade no país, enfocando aspectos sócio- demográficos, político-ideológicos, da formação profissional, do mundo do trabalho e do acesso à informação técnico-científica.

6 OBJETIVOS Geral : Analisar a situação atual da enfermagem no Brasil buscando conhecer a sua dinâmica no recente contexto sócio-econômico e político brasileiro. Específicos: Traçar os perfis profissionais dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem considerando as características: demográficas, socioeconômica, formação, desenvolvimento profissional, inserção no mundo do trabalho e participação sócio-política desses profissionais; Analisar a dinâmica atual do mercado de trabalho da enfermagem; Apontar tendências e perspectivas para a enfermagem no país.

7 JUSTIFICATIVA A equipe de enfermagem desponta como categoria estratégica para investigação, considerando a importância significativa desse contingente para a prestação de serviços de saúde. Portanto, traçar o perfil deste segmento profissional torna-se imperativo, tanto para as entidades da corporação que o representa, como para a academia que o forma e para o Governo, em suas três esferas: federal, estadual e municipal, que o emprega.

8 AMOSTRA A amostra foi desenhada utilizando-se como referência o cadastro do COFEN com as informações das bases de dados dos CORENs. Contempla as seguintes variáveis: As três categorias profissionais: Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares Localização geográfica: todos as Unidades da Federação, capitais, interiores e regiões metropolitanas. Idade A amostra será de cerca de 40 mil profissionais.

9 METODOLOGIA Será enviado o questionário para todos os profissionais contemplados na amostra; O questionário ficará disponível no site da pesquisa durante todo o período de coleta. Podendo ser acessado e, após seu preenchimento, enviado pelo mesmo site. Haverá um monitoramento rigoroso para que todos os profissionais selecionados respondam à pesquisa (através de cartas, reenvios e contatos por ou telefônico).

10 O Projeto encontra-se aprovado e autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Protocolo de pesquisa: CEP/ENSP - No. 09/10 CAAE: Está previsto, também, um enfoque especial dirigido aos profissionais que trabalham nos grandes hospitais do SUS nas capitais. Para essa coleta, será utilizado instrumento especifico que buscará conhecer as especificidades destes trabalhadores no mundo do trabalho.

11 ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO DA PESQUISA Entrevistas para rádios e televisão; TV ABEn, Canal Saúde; Cartaz, folder, adesivo para carro, praguinhas; Utilização das redes sociais ( facebook, blog, sites); Camisetas, canetas; Congressos, Eventos e Encontros de Enfermagem; Parcerias com Universidades e hospitais e outras unidades de saúde; Outras formas sugeridas.

12 APOIO DOS CORENs: Indicação dos Coordenadores estaduais da pesquisa; Parceria com as entidades de classes nos estado; Infraestrutura para a equipe da pesquisa atuar no Estado; Participação no monitoramento do envio e retorno dos questionários; Divulgação da pesquisa ; Indicação dos grandes empreendedores hospitalares; Integração em grupos de estudo que serão criados para desenvolver análises de temas da pesquisa.

13 PAPEL DAS ENTIDADES APOIADORAS Parceria com as entidades de classes nos Estados; Divulgar a pesquisa ; Apoiar o desenvolvimento da pesquisa nos estados; Mobilizar e sensibilizar os profissionais para responder a pesquisa; Integrar os grupos de trabalho que serão criados para desenvolver análises de temas específicos da pesquisa.

14 Alguns temas importantes vêm afetando a prática profissional e serão foco de estudo. Para isso foram criados 8 Grupos de Trabalho: GT1 - Conformação das profissões e ocupações de Enfermagem; GT 2- Regulação do Trabalho em Saúde – Enfermagem; GT 3 - Formação e Educação profissional; GT 4 - Mercado de trabalho e a Enfermagem; GT 5 - Migração, MERCOSUL e Integração Regional; GT 6 - Promoção e Saúde do trabalhador de Enfermagem; GT 7 - Organizações corporativas; GT 8 - Enfermagem nas grandes instituições empregadoras hospitalares;

15 PRODUTOS DA PESQUISA: Produção e impressão de 6 relatórios finais para cada região:- Norte, Sudeste, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Brasil; Produção e impressão de 27 relatórios finais para cada estado; Produção e publicação de artigos científicos resultantes da análise dos dados da Pesquisa; Divulgação nos meios de comunicação da categoria e da saúde dos resultados da Pesquisa;

16 PRODUTOS DA PESQUISA: Publicação de 1 livro contendo o Perfil da Enfermagem no Brasil; Publicação de uma coletânea com 27 volumes contendo o Perfil da Enfermagem de cada estado e do Brasil.

17 EQUIPE DE COORDENAÇÃO Coordenação Geral: Maria Helena Machado Coordenação geral adjunta: Ana Luiza Stiebler Coordenação Nacional Interinstitucional: COFEN: Márcia Cristina Krempel – Dorisdaia C. de Humerez (representante) ABEn: Ivone Evangelista Cabral – FNE : Solange Aparecida Caetano - Eliane Santos (representante) FIOCRUZ: Maria Helena Machado

18 EQUIPE DE COORDENAÇÃO Coordenação Regional Norte: Márcia Bragança Lopes Coordenação Regional Nordeste: Francisca Valda Coordenação Regional Centro-Oeste: Nilene Duarte e Lissandra M. Cavalcante de Moraes Coordenação Regional Sul: Rodrigo Otávio Moretti-Pires Coordenação Regional Sudeste: Mônica Wermelinger e Maria Ruth dos Santos

19 EQUIPE DE COORDENAÇÃO Coordenações estaduais: Acre: Narjara Campos de Araújo Amapá: Carlos Corrêa Cruz Amazonas: David Márcio Oliveira Barreto Pará: Idehize Oliveira Furtado Rondônia: Diogo Nogueira do Casal Roraima: Sandra Maria Rabelo Huzek Tocantins: Márcia Anésia C. M. dos Santos Alagoas: Francisco da Silva Brandão Bahia: Tânia Neves Bulcão Ceará: Mirna Albuquerque Frota

20 EQUIPE DE COORDENAÇÃO Coordenações estaduais: Maranhão: Ana Patrícia Fonseca C. Galvão Paraíba: Leila de Cássia Tavares da Fonseca Pernambuco: Symone Margareth B. R. de Melo Piauí: Dean Douglas Ferreira de Olivindo Rio Grande do Norte: Nadir Soares Vila Nova Sergipe: Gabryella Garibalde S. Resende Paraná: Maria Ribeiro Lacerda Santa Catarina: Felipa Rafaela Amadigi Rio Grande do Sul: Claudir Lopes da Silva

21 EVISITE NOSSO SITEPE DE COORDENAÇÃO Coordenações estaduais: Espirito Santo: Maria Carlota Rezende Coelho Minas Gerais: Eva Zan Pereira Rio de Janeiro: Luiza Mara Correia São Paulo: Karen Cardoso Caetano Distrito Federal: Paulo Roberto Mendes Bezerra Goiás: Wellerson Moreira Ribeiro Mato Grosso: Leocarlos Cartaxo Moreira Mato Grosso do Sul: Sebastião Junior Henrique Duarte

22 ENTRE EM CONTATO CONOSCO Site: Blog: facebook: Enfermagem no Brasil


Carregar ppt "Ministério da Saúde- Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca– ENSP Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google