A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC Ev. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC Ev. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN:"— Transcrição da apresentação:

1 Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC Ev. Sérgio Lenz Fones (48) ou MSN: APOCALIPSE, A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO Lição 1 – 01/04/2012

2 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo (Ap 1:3). VERDADE PRÁTICA O crente que lê e estuda o Apocalipse não se espanta com o programa de Deus para estes últimos dias.

3 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Apocalipse 1:1-8 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João; 2 o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, de tudo quanto viu. 3 Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. 4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, 6 e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. 7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

4 Que ironia! O último livro da Bíblia começa com as palavras: "Revelação de Jesus Cristo que Deus lhe deu para mostrar..." (Apocalipse 1:1). Entretanto, para muitos leitores da Bíblia, este livro é mais um livro de mistério e confusão do que revelação e esclarecimento. Neste trimestre, estudaremos o último livro da Bíblia. Deixe que a doçura da graça de Deus flua no seu coração com a esperança da salvação que aprenderemos com o Livro do Apocalipse! da besta? O que são os 1000 anos do capítulo 20?

5 1.1 – Apocalipse, o único livro profético do NT: ŒEle é um livro de profecia (1:3; 22:18-19). Os profetas bíblicos usaram freqüentemente linguagem simbólica e ilustrações para apresentar a verdade. Muitos entendimentos errados do livro de Apocalipse resultam de esforços para interpretar literalmente a linguagem figurativa do livro. O Apocalipse deve ser entendido: 1.Fatos que aconteceram na época da escrita do livro 90 d.C. 2.Fatos que estão acontecendo atualmente. 3.Fatos que acontecerão (futuro).

6 1.2 – Um livro de advertências e consolações: A ênfase do livro do Apocalipse não é outra senão a vitória do Bem! Não esqueçamos que João, tendo registrado a revelação de Jesus Cristo, estava levando o conforto e a esperança de Sua mensagem às sete igrejas da Ásia, as quais representam toda a Igreja Militante e perseguida de todos os tempos e em todos os lugares. 1.É uma mensagem para os cristãos caçados, aprisionados e vitimados pelo Império Romano, 2.e para a chamada Igreja Subterrânea na China comunista, 3.é para a Igreja de Cristo em certos países muçulmanos onde a fé cristã é igualmente hostilizada, e precisa desta mensagem de conforto E vai por aí...

7 1 – O que é o Apocalipse?

8 2.1 – Autoria: O autor do Apocalipse é plenamente identificável nos textos de 1.1,4,9; Ele se identifica como servo (1.1), irmão e companheiro na aflição e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo (1.9), e prisioneiro na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo (1.9). Justino Mártir foi o primeiro a declarar que o livro de Apocalipse é obra do apóstolo João. O testemunho de Justino é extremamente importante, por ter ele vivido bem próximo da época de João, cerca de 135 d.C.

9 ILHA DE PATMOS A teoria mais aceita é que APOCALIPSE foi escrito por João durante o reinado de DOMICIANO (81-96 d.C.), por volta do ano 95. Irineu, um dos pais da Igreja, datou o livro nessa época, e Irineu foi um dos protegidos de Policarpo ( d.C.), que foi discípulo de João. Seu testemunho conta muito. 2.2 – Data:

10 2.3 – Local: Pequena ilha grega. Dista 55 Km da costa sudoeste da Turquia. Área total de 34,6 km. Possui 3 mil habitantes.

11 2 – Quem o escreveu? 3 – Quando e em que lugar foi escrito?

12 3.1 – Tema do Apocalipse: a) O tema do livro de Apocalipse é a vitória de Cristo e de sua igreja sobre Satanás e seus seguidores (17:14). A intenção do livro é mostrar que as coisas não são como parecem ser. O diabo, o mundo, o anticristo, o falso profeta e todos os ímpios perecerão, mas a igreja triunfará. Cristo é sempre apresentado como Vencedor e conquistador (1:18; 5:9-14; 6:2; 11:15; 19:9-11; 14:1,14; 15:2-4; 19:16; 20:4; 22:3. Jesus triunfa sobre a morte, o inferno, o dragão, a besta, o falso profeta, a babilônia e os ímpios. b) A igreja que tem sido perseguida ao longo dos séculos, mesmo suportando martírio é vencedora (7:14; 22:14; 15:2). c) Os juízos de Deus mandados para a terra são uma resposta de Deus às orações dos santos (8:3-5). Lopes, Hernandes Dias. Estudos no Livro do Apocalipse. Editora Hagnos (Apostila que deu origem ao Livro: "Apocalipse: o Futuro Chegou, as Coisas que em Breve Devem Acontecer)

13 3.2 – Divisões do Apocalipse:

14 3.3 – Objetivos do Apocalipse: Consolar os crentes face as constantes lutas e perseguições. Mostrar ao mundo que Cristo é o Senhor absoluto. Registrar lições de moral para a Igreja de todas as épocas. Descrever os horríveis eventos que se desencadearão no futuro. Ampliar a doutrina do arrebatamento já tratada em outros livros neotestamentários. Declarar ao pecador a realidade do julgamento do Grande Trono Branco. Mostrar o estado de gozo do remidos por toda a eternidade.

15 4 – Cite os objetivos do Apocalipse?

16 4.1 – A produção de livros no período do NT:

17 4.2 – A leitura das Escrituras Sagradas: A escatologia não surgiu quando o povo começou a duvidar da veracidade do reinado de Deus no culto, mas sim quando eles tiveram de aprender, em meio a grande sofrimento, a confiar em Deus, pela fé somente, como o único fundamento firme da vida, e quando esse realismo da fé esteve dirigido criticamente contra a vida do povo, de modo que a catástrofe iminente era considerada como uma intervenção divina plenamente justa e, ainda, de modo a ser confessado que o Deus santo permanecia inabalado em Sua fidelidade e amor a Israel. Dessa maneira, a vida de Israel na história passou a ter um aspecto duplo: por um lado, o juízo era considerado como próximo, tangível, e a re-criação da comunidade de Deus como algo que se avizinhava... Escatologia é uma certeza religiosa que emana diretamente da fé israelita em Deus, conforme enraizado na história de sua salvação. HOEKEMA, Anthony A. A Bíblia e o futuro. Tradução de Karl H. Kepler. - São Paulo: Casa Ed. Presbiteriana, 1989

18 COMPROMETIMENTO? ENVOLVIMENTO? QUAL TEM SIDO O NÍVEL DE SUA PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES LITÚRGICAS DE SUA IGREJA? 4.3 – A liturgia da Palavra:

19 5 – Por que devemos ler o Apocalipse?

20 Que ninguém venha a menosprezar o Apocalipse, alegando tratar-se de um livro difícil e enigmático. Se o lermos com discernimento e paciência, viremos a constatar: a chave para sua interpretação acha-se em suas próprias páginas. O Noivo jamais enviaria uma carta indecifrável à Sua Amada. Você já leu o Apocalipse? Abra a sua Bíblia, e ponha-se a ler, agora mesmo, este maravilhoso e fascinante livro de Deus.


Carregar ppt "Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC Ev. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google