A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN:"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Sérgio Lenz Fones (48) ou MSN: E B D Li ç ão 3 16/10/2011 Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC

2 Lição 3 16 de Outubro de 2011 Assim, edificamos o muro, e todo o muro se cerrou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar. (Ne 4:6) Texto Áureo VERDADE PRÁTICA A crise, apesar de seu desconforto, sempre nos abre grandes e oportunas portas.

3 Esboço da Lição: 3 – A PORTA DO MONTURO, DA FONTE E DA GUARDA 2 – A PORTA VELHA E A PORTA DO VALE 1 – A PORTA DO GADO E A PORTA DO PEIXE

4 x As portas (ou portões) sempre foram considerados sinônimos de poder: Poder de descisão. Poder de salvaguarda. Poder de defesa. Notemos que em Cantares 8:9 é explicado que a irmãzinha pode ser um muro ou uma porta, o que nesse caso significa fraqueza. Pois é acerca dessa visão que Neemias nos ensina nessa lição acerca da necessidade de termos/sermos portas fortes. Reconstruir e reforçar as entradas da cidade era tarefa primordial para continuar a viver. Vamos aplicar cada porta a diferentes ângulos e aspectos de nossas vidas afim de obtermos preciosas lições de cristianismo prático!

5 x

6 1.1 – A Porta do Gado ou das Ovelhas (v.1): Situada na entrada mais oriental do lado norte das muralhas de Jerusalém, é o local em que estava situado o tanque de Betesda, onde Jesus curou o paralítico que estava enfermo 38 anos. Se esta porta não tivesse sido edificada, provavelmente o tanque não existisse mais. Assim é em nossa vida... Se queremos que as fontes divinas jorrem em nós, precisamos fechar as portas para o mal!

7 1.2 – A Porta do Peixe (Ne 3:3; 12:39): Na Porta do Peixe a dieta espiritual ou o alimento que revigora-nos para a caminhada a ser cumprida, é preparada por Deus e não por nós. Quando supridos por Deus, somos estimulados a repartir o que recebemos. O peixe tem uma figura abrangente sobre o compartilhar do alimento. E no nosso caso depois de alcançar a salvação, o melhor que temos que fazer é a obra do Senhor, é evangelizarmos, passar a mensagem adiante, fazer chegar o peixe a outro. A Porta do Peixe é o lugar da multiplicação, da frutificação e do trabalho no Senhor. Como uma pesca, é o chamado do Senhor para os seus discípulos: Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dos irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens Mateus 4:18-19.

8 1 – A Porta das Ovelhas é uma figura de quem?: 2 – Qual a origem do nome Porta do Peixe?

9 2.1 – A Porta Velha (Ne 3:6; 12:39): A Porta de Jafa (ou Jope): Em Ne 3.6, é chamada de "porta velha"; em árabe, chama-se Bab el Jalil (Porta do Amigo); abre-se para oeste, em direção ao porto da Cidade de Jafa. É a mais conhecida e movimentada de todas. Atualmente, ostenta uma inscrição do Sultão Suleiman, que ordenou a sua construção, em 1538/9 (correspondente ao ano de 945, no calendário muçulmano). Teologicamente, significa "doutrina" ou "comunicação"!

10 2.2 – A Porta do Vale (Ne 3:13): O Profeta havia dito também que a Porta Oriental seria selada (fechada) no futuro, preservando-a para a gloriosa e triunfal entrada do Messias (Ez 44:1-2). Mas, no tempo que Jerusalém era dominada pelos árabes, na época do Rei Saladino, um estudioso muçulmano foi ciente desta profecia bíblica quanto à vinda do Messias judeu à Jerusalém, de onde Ele reinaria sobre as nações. No sentido de evitar este cumprimento profético, Saladino mandou então que esta porta fosse selada. Ironicamente, selando ele esta porta, mal sabia que estaria naquele momento, facilitando na íntegra o cumprimento desta profecia, pois o Messias retornará pelo mesmo lugar onde passou outrora, pela Porta Dourada.

11 3 – De acordo com a lição, o que nos lembra a Porta do Vale?

12 3.1 – A Porta do Monturo (Ne 2:13; 3:14): Deus deu a Neemias uma estratégia: colocar várias pessoas para edificar uma parte da porta. Certo homem notou a Porta do Monturo, onde separava o lixo e as sujeiras da cidade. Se essa porta não fosse restaurada, o mau cheiro iria invadir a cidade. Todos nós precisamos restaurar a porta do monturo do nosso coração, pois nele não pode ser encontrada sujeira. Muitos são os pecados contidos em nosso interior do qual não conseguimos abandonar. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. Mc. 7: O pecado nos separa de Deus.

13 3.2 – A Porta da Fonte (Ne 3:15): A porta da fonte simbolizava a bênção divina constante a brotar na nascente. Essa porta ficava ao sul de Jerusalém perto da fonte de Siloé, onde o cego de nascença foi curado por Jesus. (Jo 9.10,11). Espiritualmente simbolizava a realidade dos milagres dos evangelhos profetizados por Isaías (Is 61.1 – Lc 4.18,19) e realizados por Jesus; poder este delegado para a igreja para a dispensação da graça (Lc 10.19).

14 3.3 – A Porta de Micfade ou Porta da Guarda (Ne 3:31): Porta localizada na seção nordeste de Jerusalém e que fica ao lado do Templo. Remete diretamente à necessidade de guardar os preceitos divinos no afã de obter qualquer tipo de favor celestial. Esta porta sem restauração permitiria a entrada de elementos estranhos ao culto.

15 4 – Por que a Porta do Monturo recebeu esse nome? 5 – Que lição nos traz a Porta do Monturo?

16 Aprendemos nessa lição preciosas lições com as portas de Jerusalém. Roguemos a Deus que nos ensine a discernir todos os momentos de nossas lutas e provações, para que sejamos sábios em nossas ações. As crises, apesar do seu desconforto, tendem a nos tornar mais sábios espiritualmente!


Carregar ppt "Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google