A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN:"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Sérgio Lenz Fones (48) ou MSN: E B D Li ç ão 11 11/12/2011 Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC O Dia de Adoração E Serviço a Deus

2 Lição de Dezembro de 2011 No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite (At 20:7) Texto Áureo VERDADE PRÁTICA O domingo, como dia de adoração e serviço, é o referencial mínimo que o crente deve consagrar ao SENHOR.

3 Esboço da Lição: 3 – A GUARDA DO SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO 2 – O DESCUMPRIMENTO DA LEI MOSAICA NO TEMPO DE NEEMIAS 1 – DEUS ORDENA A GUARDA DO SÁBADO

4 I N T R O D U Ç Ã O Bom seria se todos os cristãos observassem mesmo – seja um sábado, um domingo, uma segunda, etc – um dia de repouso e adoração. Aprenderemos neste domingo que o ativismo desenfreado é uma das causas da queda de muitos bons e sinceros cristãos. Em Israel isso era previsto com a guarda legal do dia de sábado. Como é feito na sua Igreja? Em sua casa? Em sua vida?

5 1.1 – Uma ordenança divina para os israelitas: Se o Sábado é uma sombra há uma realidade. O texto de Colossenses nos afirma que as sombras do vs 16 é Cristo e sendo assim concluímos que Cristo é a realidade do Sábado. Isso é tão verdade que o autor aos Hebreus o confirma: Porque nós, os que temos crido (em Cristo), entramos no repouso (Sábado ou descanso)... Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia(Hb.4:1-4). Ou seja, o autor aos hebreus está dizendo que o nosso descanso ou Sábado é Cristo Jesus, por isso o Senhor se declara Senhor do Sábado (Mt.12). A realidade sabática é viver em Cristo – o nosso descanso, e não ficar legalistamente guardando um dia, pois quem tem Jesus tem a realidade.

6 1.2 – Um sinal entre Deus e o seu povo: SINAL: SÁBADO ENSINO: ALIANÇA ENTRE DEUS E SEU POVO SINAL: DESCANSO E ADORAÇÃO ENSINO: ALIANÇA ENTRE DEUS E SEU POVO

7 1.3 – O propósito divino da guarda do sábado:

8 1 – O que significa a observância do sábado para os judeus? 2 – Por que o SENHOR ordenou a guarda do sábado para os judeus? E qual o seu propósito?

9 2.1 – O desrespeito pela guarda do sábado: Não era o caso de um simples desrespeito a Lei... Era, sim, uma teimosia desenfreada que revelava, acima de tudo, o egoísmo, o orgulho e a arrogância, características típicas do homem sem Deus. Aliás, uma perda de tempo, pois como iremos passar a eternidade ao lado de quem não passamos algumas horas hoje?

10 2.2 – A ganância dos mercadores: A atitude firme de Neemias revela o tipo de luta que um líder antenado com a vontade divina vai enfrentar: oposição consumista; teimosia rebelde contra a lei divina e descrédito político ante uma sociedade consumista e imoral!

11 2.3 – Neemias proíbe o comércio no sábado: Procuramos muitos Neemias para encarar de frente as vergonhas praticas pelo povo de Deus…

12 3 – Por que Neemias agiu energicamente contra os negociantes?

13 3.1 – A essência do dia de descanso: Vivemos em uma sociedade consumista onde pouco ou nada sobra para o descanso. A nossa tecnológica era moderna vive uma compulsão para o trabalho. Deus criou o descanso semanal com o objetivo de lembrar-nos de que Ele é que dá o trabalho ao homem. Descanso e trabalho são coisas inseparáveis. O ENSINO MORAL: Aprendemos que Deus sabe o que é melhor para o homem… nesse caso é imprescindível termos um dia de descanso e adoração a Deus, afim de repormos nossas energias!

14 3.2 – Jesus e o dia de descanso: Jesus sendo um judeu também guardou o sábado (Mc. 1:21; Lc. 4:16). Mas quando o homem tentou ser dono do sábado, Jesus lembrou-lhes quem era realmente o criador do sábado: "Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor". (Mc. 2:28). Portanto, Ele, e somente Ele, poderia fazer neste dia o que quisesse e quando quisesse e até mudá-lo. Cf. Dn. 2:21 - "Ele (Deus) muda os tempos e as estações...".

15 3.3 – O cristão deve guardar o sábado? O DOMINGO NÃO É O SABBATH DO CRISTÃO, eles são dias completamente diferentes. O Sabbath, desde o Sinai, era para judeus ficarem em descanso absoluto, por força da Lei cerimonial, cada um em sua casa, enquanto o domingo, desde o Pentecostes, é para crentes em Jesus Cristo adorarem, por força de vibrante gratidão, reunidos como igreja.

16 3.3 – O cristão deve guardar o sábado? O SABBATH JUDEU NUNCA FOI MUDADO NO DOMINGO CRISTÃO (por Constantino e pelo Romanismo) : mesmo errados em muitos aspectos, eles simplesmente reconheceram que o Sabbath judeu e o dia de culto cristão eram conceitos completamente diferentes, e consagraram o dia de culto já praticado pelas igrejas cristãs de todo o mundo. Ninguém mudou o Sabbath no domingo cristão, são dias completamente diferentes.

17 3.3 – O cristão deve guardar o sábado? Logo nos primeiros anos do cristianismo, as igrejas, em Israel, eram quase exclusivamente compostas de judeus convertidos, portanto eles de início continuaram permanecendo em casa guardando o sábado em descanso (pois eram Israelitas, vivendo entre Israelitas, querendo não provocá-los desnecessariamente, antes ser-lhes exemplo), e no domingo reuniam-se nas igrejas para cultuarem a Deus. Depois que o cristianismo foi avançando no mundo, depois que houve a dispersão dos judeus e mais gentios foram se convertendo e ultrapassaram em muito o número de judeus, depois que O ESPÍRITO SANTO FOI CONVENCENDO TODOS OS CRENTES, eles foram abandonando a guarda do Sabbath, até que ele desapareceu completamente.

18 5 – Por que precisamos valorizar o descanso semanal? 4 – Segundo Jesus Cristo, para quem foi criado o sábado?

19 O domingo foi instituido pela Igreja primitiva como o primeiro dia da semana e sua principal reunião. Para darmos continuidade ao princípio válido que havia em Israel de buscar ao SENHOR em um dia específico e ser curado de suas mazelas, necessitamos rever nossos conceitos de adoração e descanso antes que o pior nos suceda!


Carregar ppt "Prof. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google