A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Introdução Comunicação local Assíncrona. Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 2 Introdução O que é uma comunicação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Introdução Comunicação local Assíncrona. Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 2 Introdução O que é uma comunicação."— Transcrição da apresentação:

1 1 Introdução Comunicação local Assíncrona

2 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 2 Introdução O que é uma comunicação assíncrona? Por que a necessidade de uma comunicação assíncrona? Cite alguns sistemas que utilizam o modo de comunicação assíncrona?

3 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 3 Introdução Comunicação assíncrona não necessita que haja uma coordenação antes que os dados sejam transmitidos O receptor deve estar sempre pronto para receber uma informação que pode chegar a qualquer instante

4 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 4 Introdução Em termo de hardware, uma comunicação é dita assíncrona quando os sinais elétricos enviados pelo transmissor não informam quando os bits individuais está iniciando ou terminando. O hardware receptor deve ser capaz de identificar automaticamente onde começa um dado e onde ele termina..

5 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 5 Introdução Usando a corrente elétrica para transmitir informação:

6 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 6 Padrões Quanto tempo o transmissor deve manter sinal de modo que o receptor entenda a informação? Qual é a taxa máxima de transmissão permitida no meio que você está usando? Como garantir que um hardware de um receptor irá entender a transmissão de dados de um transmissor de outro fabricante?

7 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 7 Padronização Diversas organizações definem padrões com o objetivo de criar a interoperação: – ITU (International Telecommunications Union); – EIA (Electronic industries Assocations); – IEEE (Institute for Eletrical and Eletronic Enginner);

8 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 8 Rs-232 Padronizada pela EIA é a especificação padrão de comunicação mais comum utilizada entre os computadores. Ela especifica detalhes dos níveis de sinais, distância, cabos e protocolos utilizados para este padrão. É utilizadas em modens, teclados, mouse e outros. É especificada para a transmissão de caracteres, codificadas geralmente em 7 bits. A comunicação é serial, porque os bits são enviados uma por uma na sequência através dos fios.

9 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 9 Rs-232 A comunicação RS-232 é assíncrona pois o transmissor não informa quando um caracter irá ser transmitido; Mas quando é iniciado a transmissão de um bit, todos os outros bits devem ser enviados em sequência sem atrasos; O hardware nunca deixa sem sinal na linha de transmissão;

10 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 10 Rs-232 Sincronização de tempo – Tanto o transmissor, como receptor devem concordar numa taxa de velocidade de comunicação; – Uma vez que o receptor recebe o primeiro bit, ele inicia uma contagem de tempo para sincronizar a leituras do bits subsequentes; – O transmissor utiliza dois bits adicionais para indicar o início e final de cada caracter (start bit e stop bit);

11 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 11 Rs-232 Start bit e Stop bit

12 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 12 Taxa de Baud RS 232 (Bits/segundo) Baud – número de mudanças de sinal por segundos que hardware gera Para o padrão RS-232, baud = Bits/segundo

13 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 13 Detecção de erros No RS-232, o erro é detectado quando houver os sinais estiverem fora do sincronismo; – Taxa de transmissão diferentes; – Interferências; – Erros de enquadramento.

14 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 14 Comunicação assíncrona Full duplex Uma via de comunicação por fios sempre precisa de dois fios. ( Fio de sinal e um terra). No padrão RS-232, para com. Full duplex é necessário usar pelo menos três fios.

15 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 15 RS232 Cabeamento mínimo:

16 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 16 Limitações reais Limitações: – Hardware; – Fios; – Perdas; – Interferências.

17 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 17 Largura de banda Largura de banda x taxa de bits por segundo. – Largura de banda é medida em ciclos/ segundos; – Taxa de bits é medida em Bits/s. Teorema de Nyquist: Taxa máxima de bits por segundo que pode ser transmitido em uma largura de banda B é 2B. – D= 2B log2 K.

18 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 18 Influência dos ruídos Teorema de Shannon: – C = Blog2(1+S/N). – C é o limite efetivo (real) da capacidade de transmissão de dados em um canal em bits por segundo; – B é a largura de banda do hardware; – S é potência média do sinal e. – N é a potência média do sinal de ruído.

19 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 19 Nyquist x Shannon O teorema de Nyquist incentiva a pesquisar outras maneiras de codificar os dados para melhorar a taxa de transmissão de dados; O teorema de Shannon permite calcular em valores reais, a largura de banda efetiva em um determinado sistema real;

20 Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 20 Exemplo Sistema telefônico: – Largura de banda = 3000hz – Ruído = 30 db – C = 3000log2(1+1000) – C = bps


Carregar ppt "1 Introdução Comunicação local Assíncrona. Professor: Arlindo Tadayuki Noji Instituto de Ensino Superior Fucapi - CESF 2 Introdução O que é uma comunicação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google