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ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG JAQUELINE ARAÚJO CIVARDI Coord. Institucional-Edição 2011.

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1 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG JAQUELINE ARAÚJO CIVARDI Coord. Institucional-Edição 2011

2 1. EQUIPE GESTORA DO PIBID (PROGRAD)  SANDRAMARA MATIAS CHAVES – PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO  JAQUELINE ARAÚJO CIVARDI – COORD. INSTITUCIONAL EDIÇÃO 2011  RUSVÊNIA LUIZA B. RODRIGUES DA SILVA – COORD. INSTITUCIONAL – EDIÇÃO 2009  MARIA DE LOURDES PANIAGO FARIA – COORD. DE ÁREA DE GESTÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS  PAULO ALEXANDRE DE CASTRO – COORD. DE ÁREA DE GESTÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS 2

3 2. DADOS SOBRE OS MEMBROS DO PIBID/UFG DADOSNÚMEROS TOTAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA309 TOTAL DE BOLSAS DE SUPERVISÃO50 TOTAL DE BOLSAS DE COORDENAÇÃO DE ÁREA40 TOTAL DE BOLSAS DE COORD. DE GESTÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS 2 TOTAL DE BOLSAS DE COORD. INSTITUCIONAL2 TOTAL DE BOLSAS NOS QUATRO CAMPUS DA UFG403 TABELA 1: DADOS SOBRE O TOTAL DE BOLSAS PIBID EDIÇÕES 2009/2011/2012 3

4 4. DADOS SOBRE AS ESCOLAS PARCEIRAS DADOSNÚMEROS TOTAL DE ESCOLAS PARCEIRAS ATENDIDAS PELO PIBID NOS QUATRO CAMPUS 26 TABELA 2: TOTAL DE ESCOLAS PARCEIRAS 4

5 1. SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/UFG  CONCEPÇÃO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DESENVOLVIDA NO PIBID/UFG: 1. DEMOCRÁTICO PARTICIPATIVA 5

6 5. SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/UFG CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO COMPARTILHAMENTO CONJUGADO DAS DECISÕES BUSCA DE OBJETIVOS COMUNS PELO GRUPO DECISÕES SÃO COLETIVAS SEM DESCONSIDERAR A RESPONSBILIDADE PESSOAL DOS MEMBROS DO PIBID 6

7 5. SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/UFG CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO GESTÃO DA PARTICIPAÇÃO AÇÕES EFICAZES DA COORDENAÇÃO E AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA DA EXECUÇÃO DAS DECISÕES TOMADAS ARTICULAÇÃO ENTRE AS ATIVIDADES DA COORDENAÇÃO E A INICIATIVA DE PARTICIPAÇÃO DOS MEMBROS DO PROGRAMA 7

8 7. SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/UFG CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO BUSCA DE OBJETIVIDADE NAS QUESTÕES DA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO MEDIANTE COLETA DE INFORMAÇÕES REAIS COLETA DE INFORMAÇÕES REAIS ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO SISTEMÁTICOS 8

9 7. SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/UFG PLANEJAMENTO MOBILIZA MEIOS PARA A EXECUÇÃO DAS DECISÕES ACOMPANHA AS DECISÕES TOMADAS AVALIA 9

10 7. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO PIBID/UFG GABINETE PROGRAD COORD. INSTITUCIONAL COORD. DE GESTÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS/ CAJ COORD. DE GESTÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS/ CAC COORD. ÁREAS SUPERVISOR BOLSISTA DE ID (CAJ) COORD. ÁREAS SUPERVISOR BOLSISTA DE ID (CAC) COORD. ÁREAS SUPERVISOR BOLSISTA DE ID (CG E CCG) SETOR TÉCNICO/A DMINISTRA TIVO (CAJ) SETOR TÉCNICO ADMINISTRATIVO - PROGRAD SETOR TÉCNICO ADMINSTRATIVO CAC 10

11 8. PRINCÍPIOS DA GESTÃO DO PIBID/UFG PLANEJAMENTO COLETIVO DAS AÇÕES EM CADA EDIÇÃO E AS AÇÕES A SEREM TOMADAS AO LONGO DO PROCESSO EXERCÍCIO RESPONSÁVEL E COMPARTILHADO DA EQUIPE DA COORDENÇÃO PROMOÇÃO DE VÍNCULO MAIS ESTREITO COM AS SECRETARIAS MUNICIPAL E ESTADUAL DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS, DIREÇÃO DAS ESCOLAS PARCEIRAS, PROFESSORES DAS ESCOLAS PARCEIRAS E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 11

12 8. PRINCÍPIOS DA GESTÃO DO PIBID/UFG PLANEJAMENTO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DE FORMA COLETIVA SOB SUPERVISÃO DO COORD. DE GESTÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA E COMUNIDADE ESCOLAR 12

13 8. PRINCÍPIOS DA GESTÃO DO PIBID/UFG CULTIVO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS VALORIZANDO O DIÁLOGO, RESPEITO MÚTUO E CRIATIVIDADE DA EQUIPE DO PIBID, DIREÇÃO DAS ESCOLAS, PROFESSORES E ESTUDANTES DA UFG E DAS ESCOLAS 13

14 8. O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES NO PIBID  SETE EIXOS DE TRABALHO: Eixo 1: Formação inicial e continuada de professores: construindo um olhar investigativo sobre a prática docente; Eixo 2: Formação de professores para o uso de TIC; Eixo 3: Análise, elaboração e produção de materiais pedagógico- didáticos, criação de softweres educativos, desenvolvimento de metodologias de ensino inovadoras; Eixo 4: Incentivo à instalação e consolidação de laboratórios de ensino e à socialização de experiências educativas exitosas 14

15 3. O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES NO PIBID Eixo 5: Promoção de eventos acadêmicos e cursos de formação destinados à alunos e professores da educação básica; Eixo 6: Divulgação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos no PIBID, por meio de publicações e finalmente; Eixo 7: Promoção de formação docente interdisciplinar de modo que diferentes cursos planejem e executem suas atividades a partir das experiências e apoio dos grupos de trabalho já em andamento e de suas próprias reflexões. 15

16 9. ORGANIZAÇÃO GERAL DO TRABALHO EM SEU COTIDIANO COORD. INSTITUCIONAL - PARTICIPAÇÃO DAS REUNIÕES DE EQUIPE NA PROGRAD; - VISITAS DA COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL AOS GRUPOS DE TRABALHO SEMESTRALMENTE COORD. INSTITUCIONAL; - DIVULGAÇÃO E INTERLOCUÇÃO JUNTO ÀS SECRETARIAS MUNICIPAL E ESTADUAL DAS AÇÕES DO PIBID; - ENCAMINHAMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE CONVÊNIOS COM AS SECRETARIAS MUNICIPAL E ESTADUAL; - ORGANIZAÇÃO DA REVISTA DO PIBID/UFG; - FOMENTAR A CRIAÇÃO DE NÚCLEOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; - PROMOÇÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO; - FOMENTO DE PARCERIA COM CENTROS DE LÍNGUAS; - COORD. DE UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE O PIBID; - ORGANIZAÇÃO DA COMISSÃO QUE ELABORARÁ O REGIMENTO DO PIBID; - ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO GERAL DO PIBID. 16

17 9. ORGANIZAÇÃO GERAL DO TRABALHO EM SEU COTIDIANO COORD. INSTITUCIONAL E SETOR TÉCNICO ADMINISTRATIVO - ABERTURA DE EDITAIS PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS; - EXCLUSÃO E INCLUSÃO DE ALUNOS; - EXPEDIÇÃO DE CHEQUES PARA PAGAMENTOS DOS SERVIÇOS E PROJETOS; - REPASSE PERIÓDICO DOS GASTOS EFETUADOS E SALDOS DE CADA SUBPROJETO; - MEDIAÇÃO PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS JUNTO AOS GRUPOS. 17

18 9. ORGANIZAÇÃO GERAL DO TRABALHO EM SEU COTIDIANO COORD. DE ÁREA DE GESTÃO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS - REUNIÕES PERIÓDICAS COM OS GRUPOS DE TRABALHO E COORDENADORES DE ÁREAS; - DIVULGAÇÃO E INTERLOCUÇÃO JUNTO ÀS SECRETARIAS MUNICIPAL E ESTADUAL DAS AÇÕES DO PIBID; - ENCAMINHAMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE CONVÊNIOS COM AS SECRETARIAS MUNICIPAL E ESTADUAL; - ORGANIZAÇÃO DA REVISTA DO PIBID/UFG; - FOMENTAR A CRIAÇÃO DE NÚCLEOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; - PROMOÇÃO DE CURSOS DE FORMAÇÃO; - PARCERIA COM CENTRO DE LÍNGUAS.; - PARTICIPAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA SOBRE O PIBID; - ORGANIZAÇÃO DA COMISSÃO QUE ELABORARÁ O REGIMENTO DO PIBID; 18

19 9. ORGANIZAÇÃO GERAL DO TRABALHO EM SEU COTIDIANO COORD. DE ÁREA S - AÇÕES CONFORME PREVISTO NA PORTARIA 260; - APOIO ÀS AÇÕES DA COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL. 19

20 10. RELAÇÃO ENTRE A COORDENAÇÃO DO PIBID E AS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO  ESTABELECIMENTO DE UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A UFG JUNTO ÀS SECRETARIAS MUNICIPAL DE GOIÂNIA, DE JATAÍ E DE CATALÃO;  ESTABELECIMENTO DE UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A SUBSECRETARIA ESTUDUAL DAS CIDADES DE JATAÍ, CATALÃO E GOÁS; 20

21 11. A RELAÇÃO ENTRE O TRABALHO DA COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL E AS DIREÇÕES DAS ESCOLAS PARCEIRAS  INTERLOCUÇÃO ENTRE A COORDENAÇÃO DO PIBID E AS DIREÇÕES DAS ESCOLAS PARCEIRAS  AO FINAL DA EDIÇÃO PREVEMOS UMA NOVA VISITA ÀS ESCOLAS PARCEIRAS PARA AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DO PIBID;  BOA RECEPÇÃO DO PIBID PELOS DIRETORES DAS ESCOLAS PARCEIRAS. 21

22 12. RELAÇÃO DA COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL ÀS ATIVIDADES DOS GRUPOS DE TRABALHO  APOIO E INCENTIVO ÀS AÇÕES DOS GRUPOS DE TRABALHOS NOS DIFERENTES CAMPUS;  INTERLOCUÇÃO SISTEMÁTICA COM OS COORDENADORES DE ÁREAS POR EMAIL OU EM REUNIÕES COLETIVAS E PERIÓDICAS. 22

23 13. RELAÇÃO COM OS COLEGIADOS  VISIBILIDADE DAS AÇÕES DO PIBID EM REUNIÕES DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO;  JUNTO ÀS DIRETORIAS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS E NOS EVENTOS PROMOVIDOS PELO PROGRAMA 23

24 14. DESAFIOS  ARTICULAR AS AÇÕES DO PROJETO COM OS PPCs;  ARTICULAR E AO MESMO TEMPO DIFERENCIAR AS AÇÕES DO PIBID E AS AÇÕES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS;  CONSOLIDAR OS NÚCLEOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PIBID;  ORGANIZAR O SISPIBID. 24

25 14. DESAFIOS  LEVANTAMENTO SOBRE OS EGRESSOS E QUE FORAM BOLSISTAS DO PIBID E SUAS AÇÕES;  LEVANTAMENTO DOS PIBIDIANOS MATRICULADOS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. 25

26 15. REFERENCIAL  LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola. 5. ed. Goiânia: Altrnativa, 2004. 26


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