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ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril

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Apresentação em tema: "ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril - 2006
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

2 Papel e Propósitos da Administração – dentro das Organizações
EFICIÊNCIA = ORGANIZAÇÃO Novas contratações e funções Crescimento da empresa Planejamento na organização Alcançar Objetivos OBJETIVOS: Permite Relações entre profissionais Define quem toma as decisões nas diferentes áreas Define o que se espera de cada colaborador Dá autonomia de ação de acordo com o grau de responsabilidade Estrutura Organizacional da empresa Ideal TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

3 A Estrutura Organizacional Tradicional e as Atividades Departamentais
Diretor Presidente Gerente de Produção Gerente Financeiro Gerente Administrativo Gerente de Vendas Controle de Qualidade Planejamento Organização Contr.Operações Compra Mat.Prima Nível de Estoques Controle Custos Financiamentos Orçamentos Fluxo de Caixa Lucratividade Tarefas Administ. R.H e Seleção Treinamento Assessoria Legal Compras de escrit. Planej. Vendas Rotas / Itinerários .Contato com Dist. Pesquisa Propaganda TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

4 A Estrutura Organizacional Tradicional e o Depto de Marketing
Diretor Presidente Gerente de Produção Gerente Financeiro Gerente Administrativo Gerente de Vendas Gerente de Marketing Planejamento Organização Contr.Operações Compra Mat.Prima Nível de Estoques Controle Qualidade Controle Custos Financiamentos Orçamentos Fluxo de Caixa Lucratividade Tarefas Administ. R.H e Seleção Treinamento Assessoria Legal Compras de escrit. Planej. Vendas Rotas / Itinerários .Contato com Dist. Pesquisa Propaganda TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

5 No contexto e nas Estruturas organizacionais. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Ex.: O Marketing e a Organização No contexto e nas Estruturas organizacionais. No Brasil o Departamento de Marketing é decorrência de uma evolução do Departamento de Vendas que tinha como responsabilidades, atividades como pesquisa e propaganda. Com o crescimento dos negócios na empresa, Marketing passou a ter profissionais para desenvolver essas atividades e a partir daí surge o Depto de Marketing propriamente dito e passa a englobar também as atividades de Vendas. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

6 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Obs.: A cultura organizacional das empresas brasileiras, via de regra, no processo de implantação do novo departamento poderá encontrar resistências por parte da Gerência de Vendas, que via de regra tenta não se subordinar ao Depto de Marketing, ou tenta assumir o mesmo. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

7 O Marketing e a Organização TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
A implantação da estrutura de marketing poderá ocorrer de várias formas: Organização por Funções, Organização por Produto, Organização por Mercados (Regiões), Organização por Clientes Organização por Produtos e Mercados TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

8 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Organização por Funções: É considerada uma das formas + antigas e enfatiza-se a especialização da atividade a ser executada. Gerente de Marketing Gerente de Pesquisa Gerente de Planej.de Produtos Gerente de Vendas Gerente de Propaganda TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

9 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Organização por Funções:  Características: A Gerência de Marketing pode ser ocupada pelo Presidente, Vice-Presidente ou por um Diretor da empresa, com conhecimento em Marketing.  Cada nível gerencial possui autoridade de linha (exige resultados) dentro de sua área, do grupo de funcionários subordinados. As funções são bem definidas pela própria simplicidade de sua formação, pois o Gerente de Propaganda trata de assuntos de Propaganda (com agências), o de Pesquisa trata das pesquisas, e assim sucessivamente. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

10 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Organização por Funções: Com o crescimento da empresa pode surgir dificuldades como: A comercialização de vários produtos, onde existe uma tendência de deixar de lado os menos lucrativos. A criação de diversas funções estimula o desenvolvimento de interesses próprios por departamento.Se isso ocorrer, pode-se optar por organizar-se por produto. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

11 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Organização por Produto: Utilizada por empresas que se estruturam para o marketing de Produto. Gerente de Marketing Agência de Propaganda/ Promoção Gerente de Pesquisa Gerente de Vendas Gerente de Grupo Produtos Gerente de Produto TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

12 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Organização por Produto: Características: Surge no organograma anterior, a figura do Gerente de Produto (ou marcas), que será responsável pelo planejamento e o sucesso de desempenho de um ou mais produtos. As empresas contratam vários gerentes e quando torna expressivo, pode criar o cargo de Gerente de Grupo de Produtos. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

13 Ex.: Segmento Automotivo (Plataformas diferentes)
A essência desse tipo de estrutura é a organização matricial, onde ocorre a interação entre a Gerência de Marketing com os gerentes de outros Departamentos. Ex.: Segmento Automotivo (Plataformas diferentes) Gerente Geral P&D - Pesquisa e Desenvolvimento Marketing Finanças Gerente de Programas Empregados dos Departamentos Destinados ao Programa A Gerente de Programa A Gerente de Programa B Empregados dos Departamentos Destinados ao Programa B TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

14 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Características: Os gerentes de programas se utilizam dos funcionários dos departamentos funcionais. Para este tipo de organização, algumas empresas de consumo não mantém um departamento de propaganda, e sim contrata um quando necessário. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

15 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
3. Organização por Mercados (Regiões) Pode ser feita por zona geográfica (Internacional, regionais, estaduais, local). Esta forma de implantação se justifica quando a empresa opera em mercados heterogêneos, que apresentam diferenças quanto à exigências dos produtos. Ex.: Aspectos Culturais e alimentares Paises Asiáticos, árabes, etc Gerente de Marketing Gerente de Propaganda Gerente de Pesquisa Gerente de Planej. / Produto Gerente de Vendas Gerente de Mercado A Gerente de Mercado B TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

16 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
3. Organização por Mercados (Regiões) Características: As funções gerenciais para este tipo de organização é semelhante às do gerente de produto. Será responsável pelo desenvolvimento de mercados específicos e fará o planejamento e a coordenação com base nas exigências deste mercado. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

17 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Organização por Clientes Utilizada quando a clientela é muito diversificada exigindo tratamento diferenciado. Ex.: governo, varejo, atacado. Gerente de Marketing Gerente de Propaganda Gerente de Pesquisa Gerente de Planej./Produto Gerente de Vendas Gerente de Consumidor A Gerente de Consumidor B TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

18 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Organização por Clientes Características: Para atender ao governo é necessário um especialista em concorrência pública. Para atender ao varejo é importante um profissional com bom relacionamento com compradores das principais lojas do segmento. E para atender o atacado é importante quem tem conhecimento técnico do produto. A organização para o cliente, proporciona a especialização dos gerentes nesses mercados facilitando seu desempenho, e estes fazem seus planejamentos conforme a necessidade dos clientes. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

19 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
5. Organização por Produtos e Mercados É utilizada quando a empresa opera em mercados heterogêneos e possui vários produtos. Gerente de Marketing Agência de Propaganda/ Promoção Gerente de Pesquisa Gerente de Vendas Gerente do Mercado A Gerente de Grupo de Produtos Gerente do Mercado B Gerente do Produto A TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO

20 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
5. Organização por Produtos e Mercados Características: Os gerentes de mercado determinam as exigências de seus mercados específicos, mediante constantes contatos e estudos. Os gerentes de produto mantém contato constante com o de mercado para a elaboração dos programas. Esse tipo de organização, apresenta um número elevado de chefes e alto custo de manutenção do departamento. TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO


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