A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho."— Transcrição da apresentação:

1 CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho

2 Instituições Centro Universitário La Salle (UNILASALLE)
Centro Universitário Claretianos (CEUCLAR) Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) Universidade Católica de Brasília (UCB) Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Universidade Católica Don Bosco (UCDB) Universidade Católica de Goiás (UCG) Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

3 Objetivos - EAD Desenvolver sinergia entre as instituições para apoiar atividades de Educação a Distancia. Ampliar os espaços de formação. Compartilhar recursos, reduzir custos. Facilitar a comunicação. Criar espaços para a interação, a colaboração e a cooperação.

4 Ações de Suporte a EAD Desenvolvidas
Compartilhamento da infra-estrutura Construção da biblioteca digital – mais de títulos Desenvolvimento de competências por meio das interações interinstitucionais infra-estrutura tecnológica para EAD modelos pedagógicos para EAD análise de casos de sucessos e insucessos congresso internacional qualidade em ead - CIQEAD Construção do site da rede CVA-RICESU - Desenvolvimento da Revista - ISSN Formação de pessoal para o trabalho com EAD Produção compartilhada de material didático para disciplinas na modalidade a distância usadas em cursos presenciais

5 Ações de Suporte a EAD Desenvolvidas
Site da CVA - RICESU

6 Ações de Suporte a EAD Desenvolvidas
Revista Vol. 1 nº 2 Vol. 1 nº 1

7

8

9 Por que EAD? acesso crescente a oportunidade de aprendizado e treinamento proporcionar oportunidades para atualizar aptidões melhorar a redução de custos dos recursos educacionais apoiar a qualidade das estruturas educacionais existentes melhorar a capacidade do sistema educacional nivelar desigualdades entre grupos etários direcionar campanhas educacionais para públicos-alvo específicos proporcionar treinamento de emergência para grupos-alvo importantes aumentar as aptidões para a educação em novas áreas de conhecimento oferecer uma combinação de educação com trabalho e vida familiar agregar uma dimensão internacional a experiência educacional Michael Moore

10 Para que EAD? Democratizar o acesso a educação – igualdade de oportunidades Ampliar a capacidade do sistema educacional Contribuir para o desenvolvimento sustentável nacional Desenvolver projetos sustentáveis de EAD

11 Projetos sustentáveis de EAD?
Flexibilização Qualidade Projetos pedagógicos Processos interativos – Papel do Professor

12 Processo de Regulamentação
Site SEED-MEC Referenciais de Qualidade para EAD do MEC A primeira versão dos referenciais de qualidade para EAD foi elaborada em 2003 e publicada uma ultima versão em 2007. Embora seja um documento que não tem força de lei, ele será um referencial norteador para subsidiar atos legais do poder público no que se referem aos processos específicos de regulação, supervisão e avaliação da modalidade citada. Por outro lado, as orientações contidas neste documento devem ter função indutora, não só em termos da própria concepção teórico-metodológica da educação a distância, mas também da organização de sistemas de EAD no Brasil.

13 Francisco Botelho


Carregar ppt "CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google