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Fisiologia Energética
Prof. Paulo Cesar Carvalho Machado Junior
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YIN- YANG É provavelmente o conceito mais importante e distinto da medicina chinesa.Toda filosofia, patologia e tratamento pode ser reduzidos ao Yin e Yang, pois tudo está relacionado a eles.
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Histórico A mais antiga citação do YIN/YANG data de 700 AC no Livro das Mutações – YI Jing. Nesse texto o YIN/YANG são representados pela combinação de linhas contínuas e quebradas (TRIGRAMAS)
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Diagramas e Trigramas. YANG YIN YIN Máx Yang dentro do YIN YANG máx
YIN dentro do YANG
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YIN /YANG YIN – Ideograma representando o lado ensombrado da montanha
YANG – Representa o lado Ensolarado da Montanha
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Símbolo do YIN/YANG.
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Todo universo evolui em ciclos e tais ciclos se fazem entre aspectos diametralmente opostos.
O TAO é a fonte da vida, ele dá origem a dois princípios opostos e complementares, um depende do outro para sobreviver em harmonia, embora são interdependentes( um não existe sem o outro). Logo estudaremos dois conceitos principais da MTC.
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“Nada é tudo está”- Representa o constante movimento .
“Tudo tende ao equilíbrio.”
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Desta forma apresentamos as primeiras correspondências entre as forças:
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YANG YIN Luminosidade Escuridão Sol Lua Brilho Sombra Atividade
Descanso Céu Terra Leste,Sul Norte,Oeste Esquerda Direita expansão Contração Acima Abaixo Calor Frio Fogo Água
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Yang YIN Ascendência Descendência Imaterial Material Seco Úmido
Rapidez Lentidão
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YIN E YANG NA EXTRUTURA CORPÓREA:
YANG YIN Superior Inferior Externo Interno Superfície Póstero -Lateral Superfície Ântero- Medial Função Estrutura Costas Frente (tórax e abdome) Função dos órgãos Estrutura dos órgãos QI Sangue (XUE), Fluidos Corpóreos (JIN YE) QI defensivo( wei Qi QI nutritivo (Ying QI)
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Patologias e YIN/YANG YIN YANG Fogo Água Quente Frio Agitação Quietude
Seco Úmido Duro Macio Excitação Inibição Rapidez Lentidão Não Substancial Substancial Transformação Estocagem,Conservação
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Propriedades do YIN/YANG.
Interconsumo. Interdependência. Oposição. Intertransformação.
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Condição hipotética. YIN YANG Equilíbrio
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Inter-relacionamento entre YIN/YANG.
Equilíbrio Frio Cheio
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Inter-relacionamento entre YIN/YANG.
Calor Cheio
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Inter-relacionamento entre YIN/YANG.
Equilíbrio Frio Vazio
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Inter-relacionamento entre YIN/YANG.
Calor Vazio
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Yin/Yang e o dia Meia Noite YANG Máx. Meio Dia Yin Crescendo no YANG
Amanhacer Entardecer Yin Crescendo no YANG YANG crescendo no YIN Meia Noite YIN máx
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YIN/YANG e as 4 Estações Verão Primavera Outubro Inverno
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CINCO ELEMENTOS Constitui a base teórica da MTC. Caracteriza-se por cinco processos básicos decorrentes das qualidades de cinco elementos comuns, encontrados na natureza. Que simbolizam todos os movimentos de transformação, todas as dinâmicas dos fenômenos naturais observados
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CINCO ELEMENTOS Os 5 elementos são qualidades básicas da matéria ou da energia, são processos em constante mutação, onde um depende do outro para estar sempre em harmonia. São eles: Água Fogo Madeira Metal Terra
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Conceito dos Cinco Elementos, também chamado Cinco Energias ou Cinco Movimentos é utilizado em todas as filosofias chinesas, na Medicina Tradicional Chinesa, na poesia, na pintura, na guerra e no Feng Shui, para citar apenas algumas.
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Eles devem ser entendidos não apenas como simples elementos da natureza, mas sim, como ciclos inteiros onde certas características predominam e controlam um novo ciclo. O taoismo descreve um ciclo de produção (生 Sheng) e um ciclo de controle (克 Ke) agindo sobre os elementos. No taoismo, tudo que conhecemos ou pensamos como realidade é um símbolo e um reflexo dos céus, de tal forma que, entendendo o relacionamento macrocósmico das coisas, poderemos entender o mesmo relacionamento numa escala menor: no corpo, na astrologia pessoal, ou na política.
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A referência taoísta original era sobre as estações do ano (ou "os céus"), e elas seriam então mais acuradamente descritas como as cinco fases
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YANG FOGO Terra Madeira Metal YIN Água
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SEQUÊNCIA DE GERAÇÃO Um elemento gera o outro, sendo quem gera é chamado de mãe e quem é gerado de filho.
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SEQUÊNCIA DO CONTROLE Cada elemento controla o outro ao mesmo tempo que é controlado.
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SUBSTÂNCIAS VITAIS A M.T.C. considera a interação de cinco formas principais de substâncias básicas (6) para o funcionamento do corpo e da mente. E são elas: Qi – Energia Jing – Essência ou Energia Ancestral Xue – Sangue Shen – Espírito ou consciência Jin ye – Líquidos Orgânicos
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QI QI (energia, força material e força vital) é a base de todos os fenômenos do Universo, simboliza todos os processos metabólicos do corpo, se manifesta simultaneamente sobre os níveis físicos e espirituais, fluxo constante entre matéria e energia. Funções: Transformação Transporte Proteção Aquecimento
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ESSÊNCIA (JING) É a origem material da vida, é ela que precede a criação, a herança e a constituição do corpo de cada indivíduo. Tipos: a) Pré-celestial:é o que se herda dos nossos pais, determina a constituição básica de cada pessoa estocada no rin esquerdo .Origina-se dos pais. b) Pós- celestial: é retirada e extraída dos alimentos . Funções do JING: Estocar o princípio vital, fornecer o Yin e Yang originais, nutrir o Jing dos Zang Fu, promover o desenvolvimento embrionário, promover o crescimento e maturação sexual.
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SANGUE (XUE) Apresenta um significado diferente da medicina ocidental. Na medicina oriental o XUE é uma forma de QI muito denso e material; além disso o sangue é inseparável do QI, pois é ele que faz o sangue circular. É originado pelo chamado QI dos alimentos produzido pelo baço(PI) que envia o QI dos alimentos em ascendência para o pulmão (Fei), este é enviado para o coração (XIN) onde é transformado em sangue. Funções: Nutrir o organismo, defesa ,controle do QI. O coração governa o sangue, o baço controla o sangue e o figado estoca o sangue.
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FLUIDOS CORPÓREOS (JING YE)
JING significa alguma coisa líquida, enquanto YE quer dizer fluidos de organismos vivos. Funções: Banhar os tecidos e orgãos (exteriorizam-se sobre forma de saliva, lágrimas, etc), umidecimento, preenchimento das cavidades naturais, resfriamento e excreção.
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