A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Operadores Especiais da SQL 10. Select * From Carros Where cor IN (azul, vermelho); O operador IN procura um valor em uma lista de valores. 11. Select.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Operadores Especiais da SQL 10. Select * From Carros Where cor IN (azul, vermelho); O operador IN procura um valor em uma lista de valores. 11. Select."— Transcrição da apresentação:

1 1 Operadores Especiais da SQL 10. Select * From Carros Where cor IN (azul, vermelho); O operador IN procura um valor em uma lista de valores. 11. Select nomeCli From Clientes Where dtNascimento IS NULL; Recupera os nomes de clientes onde a data de nascimento está com valor Nulo.

2 2 Operadores com NOT Os operadores especiais da SQL apresentados podem ser utilizados em combinação com o operador NOT, assumindo, desta forma, o sentido negativo: –NOT LIKE –NOT BETWEEN –NOT IN –IS NOT NULL

3 3 Observações – Comando Select: Na cláusula Select devem ser especificadas as colunas (ou campos) que deverão aparecer no resultado da consulta. Caso se deseje todos os campos da tabela no resultado de uma consulta, então um * pode ser utilizado após a palavra-chave Select. O resultado da execução de uma ou consulta (ou query) é uma tabela virtual (não básica – ou seja, não original no banco de dados).

4 4 Consultas utilizando Expressões Select codProd, (qtde – estoqueMin) From Produtos; Recuperar os produtos, mostrando código e diferença entre a quantidade em Estoque no momento e o Estoque Mínimo. Select codProd, preço + (preço * 0.1) From Produtos; Recuperar os produtos, mostrando código e preço + 10%.

5 5 Funções Embutidas da SQL Também chamadas funções de agregação ou de grupo. São elas: - –COUNT –COUNT – conta o número de registros ou número de valores em uma coluna –SUM –SUM – somatório de valores de um campo numérico –MAX –MAX – valor máximo em uma determinada coluna –MIN –MIN – valor mínimo em uma determinada coluna –AVG –AVG – média dos valores de um campo numérico

6 6 Funções Embutidas – Exemplos: Select count(*) From Clientes; Retorna o total de clientes cadastrados. Select sum(valor) From Vendas Where dataVenda Between #01/01/2000# and #31/07/2000#; Retorna o valor total em vendas (somatório) efetuadas entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2000 (1º semestre do ano).

7 7 Cláusula Group By: Select vendedor, sum(valor) From Vendas Group By vendedor; Retorna o vendedor (código) e o valor total em vendas realizado pelo mesmo. O Group By faz com que o somatório dos valores de vendas seja calculado por vendedor. Ocorre um agrupamento de registros a partir de uma determinada coluna. A partir do uso da cláusula Group By, a tabela é particionada em um conjunto de grupos.

8 8 Cláusula Group By com Having: Select vendedor, sum(valor) From Vendas Group By vendedor Having sum(valor) > 100; Recupera somente os grupos cujo somatório do valor seja superior a 100. O Having faz um filtro nos grupos que serão mostrados. Somente são mostrados os grupos que atendem à(s) condição(s) especificada(s) O Having funciona para os grupos assim como o Where para os registros.


Carregar ppt "1 Operadores Especiais da SQL 10. Select * From Carros Where cor IN (azul, vermelho); O operador IN procura um valor em uma lista de valores. 11. Select."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google