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RIO DE JANEIRO JUNHO DE 2009 VI Encontro Nacional de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública / Coletiva Programa de Formação Docente na Área de Vigilância.

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1 RIO DE JANEIRO JUNHO DE 2009 VI Encontro Nacional de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública / Coletiva Programa de Formação Docente na Área de Vigilância da Saúde para as Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública / Coletiva

2 - VIGILÂNCIA DE DOENÇAS -VIGILÂNCIA DE FATORES DE RISCO VIGILÂNCIA VINCULADA A PROGRAMAS DE CONTROLE DE DOENÇAS - VIGILÂNCIA DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE VIGILÂNCIA VINCULADA À QUESTÃO DA SEGURANÇA EM SAÚDE MODELOS DE VIGILÂNCIAS NO SUS VIGILÂNCIA RELATIVA À REGULAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS -MONITORAMENTO DE DETERMINANTES SÓCIO-AMBIENTAIS

3 VETORES DE ORGANIZAÇÃO DOS PROJETOS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE  PROJETO ESTRATÉGICO: OBJETIVOS ESPECÍFICOS  SISTEMA DE INFORMAÇÃO  MODELO DE CAPACITAÇÃO  FINANCIAMENTO  LOCUS INSTITUCIONAL

4 VIGILÂNCIA VULNERABILIDADE PROMOÇÃO

5 “A vulnerabilidade faz parte da condição humana, tanto quanto a capacidade que temos de enfrentá-la no exercício de nossa humanidade. Ao analisarmos os riscos ambientais, a vulnerabilidade é expressão simultânea da liberdade humana e de seu abuso.” Marcelo Firpo Porto – Uma ecologia política de riscos

6 VULNERABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL  AUMENTO DO TAMANHO DA POPULAÇÃO  URBANIZAÇÃO E AUMENTO DA DENSIDADE EM PÓLOS URBANOS  ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO  REDUÇÃO DA RESISTÊNCIA POR EXPOSIÇÃO A PRODUTOS TÓXICOS  DESGATE POR OBESIDADE E OUTROS PROBLEMAS DO CONSUMO  AUMENTO DAS VIOLÊNCIAS  DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E PERDA DA BIODIVERSIDADE  COMERCIO E CONSUMO DE ANIMAIS SELVAGENS  AUMENTO DA MOBILIDADE POR INSTABILIDADE NO TRABALHO  PERSISTÊNCIA DE BOLSÕES DE MISÉRIA E INIQUIDADES  DESIGUALDADE SOCIAL E EXPANSÃO DO CIRCUITO INFERIOR INTEGRADOURBANO

7 VIGILÂNCIA VINCULADA A PROGRAMAS DE CONTROLE DE DOENÇAS VIGILÂNCIA VINCULADA À QUESTÃO DA SEGURANÇA EM SAÚDE VIGILÂNCIA VINCULADA À REDUÇÃO DAS VULNERABILIDADES, PROMOÇÃO DA SAUDE E CONTROLE PÚBLICO

8 Modelos conceituais do que se chamou de vigilância da saúde já foram propostos há várias décadas.Eles estavam solidamente vinculados ao pensamento latino-americano em epidemiologia social, à abertura do conhecimento científico para as questões da complexidade e da interdisciplinaridade e ao compromisso com a transformação das condições de vida e com a justiça social. Experiências de institucionalização de serviços e práticas desta modalidade de vigilância aplicada a sistemas locais também foram implementadas, quase sempre com resultados muito interessantes, mas sem continuidade. VIGILÂNCIA DA SAÚDE

9 - PROCESSO DE TRABALHO PÚBLICO - REDES VERTICAIS E HORIZONTAIS, INCUINDO SALAS DE ANÁLISE DE SITUAÇÕES DE SAÚDE, OBSERVATÓRIOS DA SAÚDE E UNIDADES SENTINELAS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. - DEFINIÇÃO E DISCUSSÃO DE PAUTAS ATUALIZADAS DE PROBLEMAS DE SAÚDE - ANÁLISES, EXPLANAÇÕES E SÍNTESES RELATIVAS A SITUAÇÕES DE SAÚDE E SEUS DETERMINANTES SÓCIO-AMBIENTAIS, CENTRADAS EM UNIDADES TERITORIAIS E GRUPOS SOCIAIS VULNERÁVEIS. -ESTUDOS DE TENDÊNCIAS DE PROBLEMAS DE SAÚDE E ANÁLISES DE CENÁRIOS FUTUROS - ENFOQUE INTERDISCIPLINAR, UTILIZANDO MÉTODOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS - ÊNFASE NA COMUNICAÇÃO SOCIAL CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE TRABALHO:

10 - Sua oportunidade atual decorre das possibilidades decorrentes da concretização de projeto de formação de docentes para o ensino da vigilância em saúde nas escolas de saúde pública de diversas unidades federadas, e com o apoio político e participação técnica da SVS, da ENSP e de outros Centros de Formação em Saúde Pública / Coletiva - A existência de outros programas de capacitação em vigilância em saúde impõe a discussão de em modelo inovador, que complemente os anteriores, atendendo a necessidades específicas do SUS que não estão sendo atendidas. VIGILÂNCIA DA SAÚDE: A oportunidade da proposta

11 VIGILÂNCIA DE PROBLEMAS COLETIVOS DE SAÚDE  VIGILÂNCIA DE BASE TERRITORIAL, PRIORIZANDO OS NÍVEIS LOCAL E MUNICIPAL  VINCULADA À ATENÇÃO BÁSICA E À PROMOÇÃO DA SAÚDE  COMPROMETIDA COM A REDUÇÃO DAS VULNERABILIDADES SÓCIO-AMBIENTAIS E COM O CONTROLE PÚBLICO  ORIENTADA PARA A PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE ANÁLISES DE SITUAÇÕES DE SAÚDE E SEUS DETERMINANTES SÓCIO-AMBIENTAIS  UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS DE ANÁLISE E FONTES DE INFORMAÇÕES PROPOSTA DA VIGILÂNCIA DA SAÚDE

12 -EPIDEMIOLOGIA SOCIAL -ENFOQUE ECOSSISTÊMICO EM SAÚDE -MÉTODO DA COMPLEXIDADE -INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO VETORES ORGANIZACIONAIS -PERSPECTIVA DA VIDA E DA SAÚDE COMO PROCESSOS EVOLUTIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO – METODOLÓGICA:

13 GRANDES EIXOS TEMÁTICOS - VIGILÂNCIA EM SAÚDE -EDUCAÇÃO EM SAÚDE -PESQUISA EM SAÚDE

14 CARACTERÍSTICAS DO CURSO - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - MODULAR ( CINCO MÓDULOS ) - PRESENCIAL COM ATIVIDADES SUPERVISIONADAS A DISTÂNCIA - PERFIL DOS ALUNOS

15 ETAPAS DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DO CURSO -FORMULAÇÃO DAS DIRETRIZES - COMPOSIÇÃO DO CURRÍCULO - PACTUAÇÃO DA PROPOSTA - PROGRAMAÇÃO - ELABORAÇÃO DE EXERCÍCIOS E TEXTOS DE APOIO - SELEÇÃO E FORMAÇÃO DOS ORIENTADORES PEDAGÓGICOS

16 HORIZONTESCATEGORIAS 1. Determinantes Sócio- Ambientais Desigualdade, iniqüidades, políticas públicas, processos sociais, relações de poder, processo produtivo, controle social, iniqüidade, intersetorialidade, promoção da saúde, territorialidade, padrões de consumo, estilos de vida, redes (urbanas, espaciais, sociais), informação e participação social, situação de saúde, problema de saúde, representações sociais e culturais, reprodução social, grupos vulneráveis, integralidade, contexto, condições de vida. 2. Complexidade Ecossistemas, diversidade, interdisciplinaridade, modelos dinâmicos e complexos, transdisciplinaridade, níveis de organização e relações entre níveis, globalização: local global, resiliências, sistemas complexos: abertos, dinâmicos e adaptativos, interdependência, organização social do espaço, auto-regulação e autopoiese. 3. Informação para a vida Função construtivista da informação, saberes e linguagens, discurso, processos cognitivos, representação e significado do processo saúde doença, informação e poder, comunicação, tecnologias, construção compartilhada de conhecimento em comunidades ampliadas, propriedade intelectual, indicador, sistemas de informação, base de dados, 4. Reprodução Social e Crise Crise, incertezas, oportunidades, evolução, vulnerabilidade e resiliência, impactos ambientais globais, impactos políticos-econômico-sociais, conflitos, cenários futuros, acidentes, desastres, riscos (situações e eventos), perigo, riscos ecológicos globais, transdisciplinaridade, classe social 5. Vida, Saúde, Doença e Modelos Assistenciais Níveis de organização da vida, subjetividade, sujeito, estilo de vida, sofrimento e morte, vigilância e controle, proteção, prevenção e promoção, processo saúde-doença, integralidade, alteridade, atenção básica, modelo assistencial, densidade tecnológica, cultura. 6. Métodos e inovações Métodos de pesquisa, análise da situação, métodos aplicados a pequenas populações e territórios, métodos qualitativos e quantitativos, triangulação, observação direta, mapeamento, modelagem. 7. Sustentabilidade sócio- ambiental Modelo de desenvolvimento, desenvolvimento humano, sustentabilidade sócio-ambiental, ética, justiça social, justiça ambiental, democracia, processos decisórios, centralização versus descentralização, cidadania, participação, direitos humanos, populações tradicionais, minorias, etnicidade, vulnerabilidade, gênero, público-privado.

17 AvaliaçãoSíntese Roteiro EXERCÍCIO (PE) / Exercício R1 ApresentaçõesProjeto Seminário AULA Pesquisa/Educação (PE) ApresentaçõesProjeto Curricular e Pedagógico EXERCÍCIO Vigilância Determinantes / Exercício ApresentaçõesProjeto Sala Situações AULA Vigilância: Modelo PreparaçãoERetornoD C BRetorno – ER1 AApresentação 6ª semana Apresentação de Projetos e Avaliação Final RETORNORETORNO 5ª semana Síntese e Preparação RETORNORETORNO 4ª semana TEMA 3 (HT 1 e 7) RETORNORETORNO 3ª semana Sessão Metodológica (HT 2, 3 e 6) RETORNORETORNO 2ª semana TEMA 2 (HT 4) RETORNORETORNO 1ª semana TEMA 1 (HT 1 e 5) BLOCOS, SESSÕES TEMÁTICAS E ATIVIDADES DE RETORNO

18 TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO - PROPOSTA DE CURRÍCULO - PROJETO DE SALA DE ANÁLISE DE SITUAÇÃO - ORGANIZAÇÃO DE EVENTO RELATIVO A DEBATE DE PROBLEMA DE SAÚDE LOCAL


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