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Tempo de reverberação 6º período UFAL / ARAPIRACA.

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1 Tempo de reverberação 6º período UFAL / ARAPIRACA

2 Qual dos dois sons foi tocado em uma sala maior?
Tempo de Reverberação Qual dos dois sons foi tocado em uma sala maior? (1) (2) 2

3 1) É o tempo que o som permanece no ambiente.
Tempo de Reverberação 1) É o tempo que o som permanece no ambiente. 2) É o tempo que o som leva para decair 60 dB. 3

4 Equação de Sabine: Tempo de Reverberação Volume [m³]
Coeficiente de absorção de cada material Área do material [m2] 4

5 Equação de Millington e Sette:
Tempo de Reverberação Equação de Millington e Sette: Ideal para salas com muita absorção, como estúdios e salas de anecóicas. 5

6 Relações importantes: Quanto MAIOR o volume, MAIOR o TR.
Tempo de Reverberação Relações importantes: Quanto MAIOR o volume, MAIOR o TR. Quanto MAIOR absorção, MENOR o TR. Cada frequência vai apresentar um TR de acordo com a absorção do material 6

7 Tempo de Reverberação 7

8 Tempo de Reverberação 8

9 Tempo de Reverberação 9

10 Exercício 10

11 Exercício 1 Seja uma sala de aula com comprimento (C) de 7 m, largura (L) de 6 m e altura (H) de 2,5 m. Tomemos a faixa de 500 Hz. As paredes são de azulejo (=0,03) e o piso e teto de cimento ( =0,06). 2,5m 7m 6m 11

12 Cálculo das dimensões:
Exercício 1 Cálculo das dimensões: Área do piso = C.L = 7 x 6 = 42 m2 Área do teto = idem = 42 m2 Área das paredes = (2.C+2.L).H = (2 x x 6) x 2,5 = 26 x 2,5 = 65 m2 Volume da sala = C.L.H = 7 x 6 x 2,5 = 105 m3 2,5m 7m 6m 12

13 TR = (0,16.V)/[(S. )] TR = (0,16 x 105)/6,99 = 2,4 s
Exercício 1 Cálculo TR: Soma (S.) = 42 x 0,06 = 2,52 (piso) + 42 x 0,06 = 2,52 (teto) + 65 x 0,03 = 1,95 (paredes) = 6,99 TR = (0,16.V)/[(S. )] TR = (0,16 x 105)/6,99 = 2,4 s 13

14 Calcule o TR da nossa sala.
Exercício 2 Calcule o TR da nossa sala. Identifique o TR ideal da sala e sugira onde será necessária uma intervenção acústica. 14

15 Coef. de Abosrção Sonora – 500Hz
Exercício 2 Coef. de Abosrção Sonora – 500Hz Reboco liso sobre alvenaria ,04 de tijolos ou blocos Vidro comum montado em caixilho ,027 Porta de madeira comum ,14 Adulto sentado, incluindo cadeira ,32 Carteira escolar vazia ,03 Quadro negro liso ,03 Janela aberta ou orifício ,00 15

16 Exercício 3 Após o cálculo do TR da sala, faça uma proposta de adequação acústica da nossa sala de aula. 16


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