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PCV UTILIZANDO GRASP & TABU e OpenGL Maurício Diniz.

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Apresentação em tema: "PCV UTILIZANDO GRASP & TABU e OpenGL Maurício Diniz."— Transcrição da apresentação:

1 PCV UTILIZANDO GRASP & TABU e OpenGL Maurício Diniz

2 O PROBLEMA Visitar todas as cidades (sem repetição) percorrendo a menor distância possível

3 Exemplo

4 Como uma generalização do Problema do Caixeiro Viajante (PCV), o PRV pertence à classe de problemas NP- Difícil (LENSTRA, 1981), portanto não existem algoritmos em tempo polinomial para encontrar soluções ótimas

5 Objetivo Obter a menor (melhor) distância utilizando o método Busca Tabu

6 Problema Solução com valores distantes dos encontrados na literatura

7 Alternativa Gerar uma solução boa através do método Grasp e refinar com o método Busca Tabu

8 Resolução Formato dos dados: Cidade VetorX VetorY

9 Modelagem das Cidades [1,5,3,8,2,6,4,7] Representa a ordem de visita!

10 Matriz de distância vvv20vv30v vvv20vv30v40 v=

11 Busca Tabu Tentar todas trocas possíveis Buscar a melhor solução (mesmo que não seja a melhor encontrada em todo problema). Desde que não seja um movimento Vantagem: Não cai em ótimos locais. Desvantagem: Pode gerar ciclos Alternativa: Manter um nº máximo de tentativas sem melhora

12 Conclusão Utilizando apenas método Tabu não houve resultados satisfatórios. A geração de um bom resultado só foi alcançado por um algoritmo híbrido (Grasp + Tabu ) O método Tabu não gerou soluções ruins, apresentou resultados similares ao método da descida.


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