A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

2 Nilson Pinto de Oliveira SECRETÁRIO PROMOÇÃO SOCIAL Claudio Cavalcanti Ribeiro SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO Luiz Acácio Centeno SECRETÁRIO ADJUNTO DE ENSINO Ana Claudia Serruya Hage DIRETORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL Luiz Miguel Queiroz COORDENADOR DE ENSINO FUNDAMENTAL EQUIPE DEINF

3 A DEINF - Diretoria de Educação Infantil e Fundamental, tem entre as suas competências : Acompanhar, assessorar e avaliar as Ações de Educação Infantil e Fundamental no Estado do Pará, de forma a propor Políticas na referida área. D essa forma, programou-se para o ano de 2011, entre as suas ações:

4 Formação para professores das escolas que apresentaram baixo IDEB Projeto Emergencial e Piloto p/2011

5 DEINF - SAEN - SEDUC Clientela: Professores de Ed. Geral(4ª/5ª ano) e professores de 8ª Série (Ling. Portuguesa e Matemática) de rede pública do Estado do Pará. Objetivo: Possibilitar o repensar da prática pelos professores e Técnicos atuantes no Ensino Fundamental (4ª/5 e 8ª séries), com base nos resultados do IDEB (menores índices) associados ao desempenho nas avaliações nacionais e a taxa de aprovação dos alunos, de forma a melhorar a prática docente contribuindo para a qualidade do ensino da rede pública do Estado do Pará.

6 Foco: A Qualidade do ensino Público no Estado do Pará. Meta: Atingir 425 escolas que apresentaram menor índice de proficiência(1,3 a 2,2) no Estado do Pará; Atender cerca de 57 mil alunos do ensino Fundamental; Envolver cerca de professores. Estratégia: Realizar em parceria com a UEPA, Secretarias Municipais de Educação e docentes ações de formação pedagógica que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino público estadual.

7 Ideb – Anos Iniciais: *2021* 3,84,24,6 6,0 * Projeções estabelecidas pelo pacto Todos pela Educação. Brasil: *2021* 2,8 3,73,65,1 Pará:

8 Ideb – Anos Finais: *2021* 3,53,84,04,65,5 * Projeções estabelecidas pelo pacto Todos pela Educação Brasil: *2021* 3,12,93,13,65,2 Pará:

9 METODOLOGIA 1º Passo – Formação interna Formação Interna com os Técnicos da DEINF/SEDUC, Professores da UEPA e estudantes dos cursos de Letras e Matemática.

10 2º Passo: sensibilização dos envolvidos Carta aos Diretores das escolas estaduais contendo: período da prova, taxa do Ideb atual e meta 2011, assinada pelo Secretário de Educação; Seminário com os Secretários Municipais de Educação dos 143 municípios para apresentação do Projeto e convite para adesão aos encontros de formação;

11 3º Passo: Formação e acompanhamento dos atores envolvidos e das ações pedagógicas. Dois Encontros Formativos, com os professores e técnicos das redes estadual e municipal que aderirem ao Projeto; Aplicação de duas avaliações diagnósticas, nos moldes da Prova Brasil; Análise dos resultados das avaliações diagnósticas.

12 4º Passo: Avaliação É um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão.( Luckesi, 1978). Identificação dos melhores e piores índices de desempenho, por indicador; Formulação de um Projeto para todas as séries do Ensino Fundamental, a partir de 2012.

13 AVALIAÇÃO DO PROJETO: A avaliação será feita por meio da comparação dos indicadores iniciais da Prova Brasil das escolas atendidas e os indicadores obtidos pelo simulados que serão aplicados após a formação dos Professores e Técnicos a qual servirá de suporte para análise e elaboração de plano de intervenção para elevação dos indicadores a partir de 2012 a ser trabalhado em todas as séries do Ensino Fundamental.

14 Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. PAULO FREIRE

15 Fone


Carregar ppt "GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google