A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

@2011 Éfren L. Souza1 Plataforma Android Uma Visão Geral para Desenvolvedores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "@2011 Éfren L. Souza1 Plataforma Android Uma Visão Geral para Desenvolvedores."— Transcrição da apresentação:

1 @2011 Éfren L. Souza1 Plataforma Android Uma Visão Geral para Desenvolvedores

2 @2011 Éfren L. Souza2 O que é o Android?  Android é uma pilha de softwares para dispositivos móveis que inclui um sistema operacional, bibliotecas e aplicações essenciais.

3 @2011 Éfren L. Souza3 OHA (Open Handset Alliance)  Grupo de organizações liderado pela Google para desenvolver dispositivos móveis

4 @2011 Éfren L. Souza4 Smartphones HTC G1, Droid, Tattoo Motorola Droid (X) Suno S880Samsung Galaxy Sony Ericsson

5 @2011 Éfren L. Souza5 Tablets Velocity Micro Cruz Gome FlyTouchAcer beTouch Dawa D7 Toshiba Android SmartBook Cisco Android Tablet

6 Algumas características…  Android SDK: Ferramentas de desenvolvimento Emulador Conjunto de bibliotecas  Linguagem de programação: Java  Máquina virtual: Dalvik (Kernel GNU/Linux) @2011 Éfren L. Souza6

7 @2011 Mihail L. Sichitiu7

8 8

9 @2011 Éfren L. Souza9 Arquitetura

10 @2011 Éfren L. Souza10 Arquitetura (Applications)  Disponibiliza um conjuntos de aplicações de núcleo: Cliente de Email Programa SMS Calendário Browser Lista de Contatos  Todas essas aplicações são escritas em Java.

11 @2011 Éfren L. Souza11 Arquitetura (App Framework)  Possibilita e facilita o reuso de componentes  Desenvolvedores têm acesso completo às mesmas APIs usadas pelas aplicações de núcleo

12 @2011 Éfren L. Souza12 Arquitetura (Libraries)  Disponibiliza um conjunto de bibliotecas C/C++ usado pelas outras camadas do sistema  O desenvolvedor acessa essas bibliotecas através da camada application framework

13 @2011 Éfren L. Souza13 Arquitetura (Runtime)  Core Libraries Fornece funcionalidades da linguagem Java APIs  Estruturas de dados  Acesso à arquivos  Acesso à rede

14 @2011 Éfren L. Souza14 Arquitetura (Runtime)  Dalvik Virtual Machine Desenvolvido para que um dispositivo possa executar várias MVs eficientimente

15 @2011 Éfren L. Souza15 Arquitetura (Linux Kernel)  Conta com Kernel do Linux para Gerenciar processos e memória Conexões de rede Modelo de driver  Abstrai a ligação entre o hardware e as outras camadas

16 DESENVOLVENDO APLICATIVOS PARA ANDROID @2011 Éfren L. Souza16

17 17

18 Fundamentos das Aplicações  Cada aplicação android vive em seu próprio mundo Processo próprio Máquina virtual própria Próprio ID de usuário Linux @2011 Éfren L. Souza18

19 Componentes das Aplicações  Atividades (Activities) Apresenta uma interface Uma aplicação pode ter uma ou várias atividades A atividade pode ser comprada à uma janela  Serviços (Services) Não possuem interface Executam em background Não interferem em outros serviços ou atividades @2011 Éfren L. Souza19

20 Hierarquia de visão  Você define uma Activity usando uma hierarquia de View e ViewGroup @2011 Éfren L. Souza20

21 Alguns Views  Form Stuff, Spinner, Auto Complete @2011 Éfren L. Souza21

22 Alguns Views  Date Picker, Time Picker @2011 Éfren L. Souza22

23 Alguns Views  Map View e Web View @2011 Éfren L. Souza23

24 Notificações  Toast, Status Bar e Dialog Notifications @2011 Éfren L. Souza24

25 Layout @2011 Éfren L. Souza25

26 Widgets  É uma aplicação que pode ser embutida em outras aplicações  É mais comum estar embutida no Home Screen @2011 Éfren L. Souza26

27 Widgets @2011 Éfren L. Souza27

28 DO QUÊ PRECISO PARA DESENVOLVER PARA ANDROID? @2011 Éfren L. Souza28

29 Precisa instalar...  Sistema Operacional Windows, MAC OS ou Linux  JDK 5.0 ou superior  Eclipse ADT (Android Development Tools)  SDK Starter Package Somente o núcleo de desenvolvimento Usado para baixar os outros componentes @2011 Éfren L. Souza29

30 SDK Starter Package  SDK Tools (pré-instalado)  Plataformas Android  SDK Add-Ons  USB Driver para Windows  Exemplos  Documentação @2011 Éfren L. Souza30

31 Android Virtual Device (AVD) @2011 Éfren L. Souza31

32 O CLÁSSICO “HELLO WORLD” @2011 Éfren L. Souza32

33 Criar um novo projeto Android (1) @2011 Éfren L. Souza33

34 Criar um novo projeto Android (2) @2011 Éfren L. Souza34

35 Código da Aplicação @2011 Éfren L. Souza35

36 Executando a Aplicação @2011 Éfren L. Souza36

37 Trabalhando com o XML (1) @2011 Éfren L. Souza37  res/layout/main.xml  res/values/strings.xml

38 Trabalhando com o XML (2) @2011 Éfren L. Souza38

39 Como Vender Minha Aplicação?  Existem duas formas: Cobrar pelo download Colocar publicidade  Distribuindo a aplicação  Publicidade na aplicação @2011 Éfren L. Souza39

40 Aplicações de Sucesso  ColorNote @2011 Éfren L. Souza40

41 Aplicações de Sucesso  IBeer @2011 Éfren L. Souza41

42 Aplicações de Sucesso  Mirror http://finance.yahoo.com/family- home/article/107365/app-watch-mirror- mirror-on-the-iphone-for-free.html http://finance.yahoo.com/family- home/article/107365/app-watch-mirror- mirror-on-the-iphone-for-free.html @2011 Éfren L. Souza42

43 Aplicações de Sucesso  IFart  iFart developer makes $40,000 in 2 days (http://www.edibleapple.com/2008/12/28 /ifart-developer-makes-40000-in-2-days/)http://www.edibleapple.com/2008/12/28 /ifart-developer-makes-40000-in-2-days/ @2011 Éfren L. Souza43

44 Para finalizar…  É uma plataforma de desenvolvimento fácil e livre  Android vs IOS  Uma boa ideia (às vezes não tão boa assim), pode lhe deixar rico!!! @2011 Éfren L. Souza44

45 Obrigado! @2011 Éfren L. Souza45


Carregar ppt "@2011 Éfren L. Souza1 Plataforma Android Uma Visão Geral para Desenvolvedores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google