Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuna Fama Alterado mais de 9 anos atrás
1
@2011 Éfren L. Souza1 Plataforma Android Uma Visão Geral para Desenvolvedores
2
@2011 Éfren L. Souza2 O que é o Android? Android é uma pilha de softwares para dispositivos móveis que inclui um sistema operacional, bibliotecas e aplicações essenciais.
3
@2011 Éfren L. Souza3 OHA (Open Handset Alliance) Grupo de organizações liderado pela Google para desenvolver dispositivos móveis
4
@2011 Éfren L. Souza4 Smartphones HTC G1, Droid, Tattoo Motorola Droid (X) Suno S880Samsung Galaxy Sony Ericsson
5
@2011 Éfren L. Souza5 Tablets Velocity Micro Cruz Gome FlyTouchAcer beTouch Dawa D7 Toshiba Android SmartBook Cisco Android Tablet
6
Algumas características… Android SDK: Ferramentas de desenvolvimento Emulador Conjunto de bibliotecas Linguagem de programação: Java Máquina virtual: Dalvik (Kernel GNU/Linux) @2011 Éfren L. Souza6
7
@2011 Mihail L. Sichitiu7
8
8
9
@2011 Éfren L. Souza9 Arquitetura
10
@2011 Éfren L. Souza10 Arquitetura (Applications) Disponibiliza um conjuntos de aplicações de núcleo: Cliente de Email Programa SMS Calendário Browser Lista de Contatos Todas essas aplicações são escritas em Java.
11
@2011 Éfren L. Souza11 Arquitetura (App Framework) Possibilita e facilita o reuso de componentes Desenvolvedores têm acesso completo às mesmas APIs usadas pelas aplicações de núcleo
12
@2011 Éfren L. Souza12 Arquitetura (Libraries) Disponibiliza um conjunto de bibliotecas C/C++ usado pelas outras camadas do sistema O desenvolvedor acessa essas bibliotecas através da camada application framework
13
@2011 Éfren L. Souza13 Arquitetura (Runtime) Core Libraries Fornece funcionalidades da linguagem Java APIs Estruturas de dados Acesso à arquivos Acesso à rede
14
@2011 Éfren L. Souza14 Arquitetura (Runtime) Dalvik Virtual Machine Desenvolvido para que um dispositivo possa executar várias MVs eficientimente
15
@2011 Éfren L. Souza15 Arquitetura (Linux Kernel) Conta com Kernel do Linux para Gerenciar processos e memória Conexões de rede Modelo de driver Abstrai a ligação entre o hardware e as outras camadas
16
DESENVOLVENDO APLICATIVOS PARA ANDROID @2011 Éfren L. Souza16
17
17
18
Fundamentos das Aplicações Cada aplicação android vive em seu próprio mundo Processo próprio Máquina virtual própria Próprio ID de usuário Linux @2011 Éfren L. Souza18
19
Componentes das Aplicações Atividades (Activities) Apresenta uma interface Uma aplicação pode ter uma ou várias atividades A atividade pode ser comprada à uma janela Serviços (Services) Não possuem interface Executam em background Não interferem em outros serviços ou atividades @2011 Éfren L. Souza19
20
Hierarquia de visão Você define uma Activity usando uma hierarquia de View e ViewGroup @2011 Éfren L. Souza20
21
Alguns Views Form Stuff, Spinner, Auto Complete @2011 Éfren L. Souza21
22
Alguns Views Date Picker, Time Picker @2011 Éfren L. Souza22
23
Alguns Views Map View e Web View @2011 Éfren L. Souza23
24
Notificações Toast, Status Bar e Dialog Notifications @2011 Éfren L. Souza24
25
Layout @2011 Éfren L. Souza25
26
Widgets É uma aplicação que pode ser embutida em outras aplicações É mais comum estar embutida no Home Screen @2011 Éfren L. Souza26
27
Widgets @2011 Éfren L. Souza27
28
DO QUÊ PRECISO PARA DESENVOLVER PARA ANDROID? @2011 Éfren L. Souza28
29
Precisa instalar... Sistema Operacional Windows, MAC OS ou Linux JDK 5.0 ou superior Eclipse ADT (Android Development Tools) SDK Starter Package Somente o núcleo de desenvolvimento Usado para baixar os outros componentes @2011 Éfren L. Souza29
30
SDK Starter Package SDK Tools (pré-instalado) Plataformas Android SDK Add-Ons USB Driver para Windows Exemplos Documentação @2011 Éfren L. Souza30
31
Android Virtual Device (AVD) @2011 Éfren L. Souza31
32
O CLÁSSICO “HELLO WORLD” @2011 Éfren L. Souza32
33
Criar um novo projeto Android (1) @2011 Éfren L. Souza33
34
Criar um novo projeto Android (2) @2011 Éfren L. Souza34
35
Código da Aplicação @2011 Éfren L. Souza35
36
Executando a Aplicação @2011 Éfren L. Souza36
37
Trabalhando com o XML (1) @2011 Éfren L. Souza37 res/layout/main.xml res/values/strings.xml
38
Trabalhando com o XML (2) @2011 Éfren L. Souza38
39
Como Vender Minha Aplicação? Existem duas formas: Cobrar pelo download Colocar publicidade Distribuindo a aplicação Publicidade na aplicação @2011 Éfren L. Souza39
40
Aplicações de Sucesso ColorNote @2011 Éfren L. Souza40
41
Aplicações de Sucesso IBeer @2011 Éfren L. Souza41
42
Aplicações de Sucesso Mirror http://finance.yahoo.com/family- home/article/107365/app-watch-mirror- mirror-on-the-iphone-for-free.html http://finance.yahoo.com/family- home/article/107365/app-watch-mirror- mirror-on-the-iphone-for-free.html @2011 Éfren L. Souza42
43
Aplicações de Sucesso IFart iFart developer makes $40,000 in 2 days (http://www.edibleapple.com/2008/12/28 /ifart-developer-makes-40000-in-2-days/)http://www.edibleapple.com/2008/12/28 /ifart-developer-makes-40000-in-2-days/ @2011 Éfren L. Souza43
44
Para finalizar… É uma plataforma de desenvolvimento fácil e livre Android vs IOS Uma boa ideia (às vezes não tão boa assim), pode lhe deixar rico!!! @2011 Éfren L. Souza44
45
Obrigado! @2011 Éfren L. Souza45
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.