A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liberdade ou Escolha? II Trimestre – Filosofia – 9º ano Profª Yama.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liberdade ou Escolha? II Trimestre – Filosofia – 9º ano Profª Yama."— Transcrição da apresentação:

1 Liberdade ou Escolha? II Trimestre – Filosofia – 9º ano Profª Yama

2 "poderia se dizer que livre, livre mesmo, é quem decide de uma hora para outra que naquela noite quer jantar em Paris e pega um avião. Mas, mesmo este depende de estar com o passaporte em dia e encontrar lugar no avião. E nunca escapará da dura realidade de que só chegará em Paris para o almoço do dia seguinte. O planeta tem seus protocolos". Luis Fernando Veríssimo

3 O que entende por L I B E R D A D E ? É um bem desejável e possível ou uma dádiva? A liberdade é construída em um processo que nunca termina e que leva em conta o ser humano no seu contexto e na sua história. No sentido mais comum, uma pessoa livre é aquela que pensa e age por si própria, não é constrangida a fazer o que não deseja e nem é escrava ou prisioneira.

4 As moiras - Séc. IX a.C. As moiras eram três irmãs que determinavam os destinos humanos, especialmente a duração da vida de uma pessoa Cloto (em grego – "fiar") segurava o fuso e puxava o fio da vida.grego Láquesis ("sortear") enrolava o fio e sorteava o nome dos que iam morrer. Distribuía o quinhão de atribuições de uma vida; Átropos ("não voltar") cortava o fio. Determinava os que iam morrer.

5 Psicólogo americano John B. Watson Dêem-me 12 crianças sadias, de boa constituição, e a liberdade de poder criá-las à minha maneira. Tenho certeza de que, se escolher uma delas, convenientemente, poderei transformá-la em qualquer tipo de especialista que eu queira – médico, advogado ou até mesmo mendigo se assim eu quiser -, independente de seus talentos, tendências, aptidões, vocações e de raça de seus antecedentes.

6 O que diferencia essas duas posições? A primeira é mítica e a segunda cientifica O que as aproxima? Para ambas o ser humano não é livre, porque segundo o mito encontra-se submetido ao destino inexorável, e no discurso cientifico ele está sujeito ao determinismo.

7 Necessidade e Contingência Necessidade: Se aqueço uma barra de ferro, ela se dilata,: a dilatação é necessária, no sentido de que é um feito inevitável, que não pode deixar de ocorrer. Contingência: É contingente que neste momento eu esteja usando roupa vermelha ou não Mas então o que tem a ver com DETERMINISMO? O mundo explicado pelo principio do DETERMINISMO é o mundo da NECESSIDADE, e não o da LIBERDADE. Ou seja, tudo que existe tem uma causa. Mas porque isso é importante para nós?

8 Determinismo Física – Lei de Newton Um corpo que esteja em movimento ou em repouso, tende a manter seu estado inicial Química – Lei da Conservação em Massa Numa reação química que ocorre em sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação". Das ciências da natureza para os atos humanos... RAÇA – MEIO - MOMENTO

9 Como explicar o vôo de Daiane dos Santos nas Olimpíadas diante do determinismo da lei da física? Com 1,45 de altura e 41 quilos conseguiu dar um pulo mortal e realizar meia pirueta com o corpo esticado, voando em até 2,49 metros de altura em fração de segundos.

10 Sinto-me livre como um pássaro... Os pássaros são realmente livres?


Carregar ppt "Liberdade ou Escolha? II Trimestre – Filosofia – 9º ano Profª Yama."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google