A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dia do Design Sustentável

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dia do Design Sustentável"— Transcrição da apresentação:

1 Dia do Design Sustentável
Tema encontro: Sustentabilidade ambiental e design

2 Começando o Debate

3 Perguntas O que vem á mente quando falamos em Eficiência?
O que vem á mente quando falamos em Sustentável? Ciclo de Vida? O que vem á mente quando falamos em Meio Ambiente? O que vem á mente quando falamos em Ecologia e Economia?

4 Vocês acham importante separar o Lixo?
Por quê? Vocês sabem da onde vem a camiseta e para onde vai depois que ninguém mais puder usar o produto? Vocês sabem de onde vem a água que bebemos? E para onde vai depois que ninguém mais puder usá-la?

5 Objetivo alcançar o mais alto nível de bem-estar social
Respostas Eficiência ou rendimento refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Eficiência pressupõe que na produção de qualquer bem se utilizem o mínimo de recursos, aos mais baixos custos. Objetivo alcançar o mais alto nível de bem-estar social Exemplo: O sabão em pó Omo. O Omo é mais eficiente pois você usa menos sabão em pó para lavar mais roupa. Assim gastando menos energia e menos água.

6 O que é Ser Sustentável? Sustentabilidade
Agir de maneira sustentável é atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem as suas próprias necessidades. Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Sustentabilidade "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas"

7 Ciclo de vida é o conjunto de transformações por que podem passar os indivíduo de uma espécie para assegurar a sua continuidade. Ciclo de vida de um produto A- fabricação do Produto B- Distribuição do produto C- Consumo do produto D- Reutilização do produto A B D C

8 Meio ambiente é o conjunto de todos os fatores que afetam diretamente o comportamento dos seres vivos que habitam no mesmo ambiente. Esses fatores incluem a luz, o ar, a água, o solo e os próprios seres vivos. Ecologia é o estudo das relações entre os seres vivos e o meio ambiente. Economia é o mecanismo que estuda, a produção, distribuição e consumo dos bens de serviço.

9 Objetivo do Encontro Compreender a importância da sustentabilidade Ambiental e como cada pessoa pode torna seus produtos mais sustentáveis.

10 Dinâmica Escravos de jô
Formar um circulo Cada participante ter em mãos um produto de sua escolha, que não tenha risco de dano caso caia no chão.

11 Problemas enfrentados
Ritmo da música Acumulo e falta de objeto Problema gerado em um ponto afeta o ciclo todo? Se em vez de estarmos em roda estivéssemos em linha ou fila única. O que aconteceria? Etapa seguinte: Filme “ A historia das coisas” Pegada Ecológica

12 Seis Erres Reduzir: Diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos, utilize energia elétrica apenas quando for necessário e reduzir o consumo exagerado. Os consumidores devem adotar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis. Consumir produtos que durem mais.

13 Reutilizar Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar  os materiais de escritório.

14 Reciclar, Repensar, Recusar, Responsabilizar-se
Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético. Separe seu Lixo antes de descartá-lo. Encaminhe materiais para cooperativas de reciclagem. Repensar: Atos de consumo, repense seus produtos da matéria prima até o descarte. Recusar: Recuse materiais que causam danos à Natureza e produtos que prejudiquem a saúde. Recusem materiais que não possam ser usados várias vezes. Responsabilizar-se: Crie o exemplo de responsabilidade dentro de casa e nos seu trabalho. Seja um exemplo e cobre atitudes de seus fornecedores, ajude outras pessoas e grupos a serem mais sustentáveis e comesse a separar o lixo e a reutilizar materiais.

15 Ciclo de vida do produto
distribuição produção Uso do produto Meio Ambiente Matéria Prima reciclagem


Carregar ppt "Dia do Design Sustentável"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google