A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Método de Regionalização de Vazões Cálculo da Vazão Média.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Método de Regionalização de Vazões Cálculo da Vazão Média."— Transcrição da apresentação:

1 Método de Regionalização de Vazões Cálculo da Vazão Média

2 Em que consiste Consiste num conjuntos de ferramentas que exploram ao máximo as informações existentes, visando à estimativa das variáveis hidrológicas em locais sem dados ou insuficientes. Consiste num conjuntos de ferramentas que exploram ao máximo as informações existentes, visando à estimativa das variáveis hidrológicas em locais sem dados ou insuficientes.

3 Informações Básicas é a transferência de valores de vazões diárias médias entre bacias. é a transferência de valores de vazões diárias médias entre bacias. Regionalização de Vazões Médias As séries de vazões diárias dos postos com medições. As séries de vazões diárias dos postos com medições.

4 Dados

5 Método de Obtenção Vazão diária média de longo termo: Vazão diária média de longo termo:

6 Vazão diária média das médias anuais:

7

8 Curvas Adimensionais de Probabilidade de Vazões Médias Anuais O que são: Curvas que fornecem, para cada posto fluviométrico, a probabilidade de que a vazão de um determinado ano seja maior ou igual a um determinado valor, representado como uma proporção da vazão média das médias anuais. O que são: Curvas que fornecem, para cada posto fluviométrico, a probabilidade de que a vazão de um determinado ano seja maior ou igual a um determinado valor, representado como uma proporção da vazão média das médias anuais.

9 Método de Obtenção São ajustadas a uma distribuição de probabilidade, no caso a distribuição de Gumbel, cuja função é: São ajustadas a uma distribuição de probabilidade, no caso a distribuição de Gumbel, cuja função é:

10

11 Funções Regionais Funções que fornecem relações entre vazão média das médias anuais e características físicas e climáticas das bacias hidrográficas. Funções que fornecem relações entre vazão média das médias anuais e características físicas e climáticas das bacias hidrográficas.

12 Método de Obtenção As funções são obtidas através do método de regressão linear múltipla, com ajuste via mínimos quadrados. Utiliza-se algumas características das bacias como: área da bacia; área da bacia; precipitação média anual; precipitação média anual; densidade de drenagem; densidade de drenagem; comprimento do rio principal; comprimento do rio principal; declividade média do rio principal. declividade média do rio principal.

13

14 Bacias sem dados Calcular suas características fisicas Calcular suas características fisicas Usar a função regional apropriada para o calculo da vazão média das médias anuais Usar a função regional apropriada para o calculo da vazão média das médias anuais Usar a curva adimensional de probabilidades de vazões médias anuais para determinar a vazão adimensional para o período de retorno desejado (T); Usar a curva adimensional de probabilidades de vazões médias anuais para determinar a vazão adimensional para o período de retorno desejado (T); Calcular a vazão média anual Qi para o período de retorno T, usando a expressão Calcular a vazão média anual Qi para o período de retorno T, usando a expressão


Carregar ppt "Método de Regionalização de Vazões Cálculo da Vazão Média."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google