A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Nervoso Humano Anatomia e Fisiologia. Funções do Sistema Nervoso sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Nervoso Humano Anatomia e Fisiologia. Funções do Sistema Nervoso sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Nervoso Humano Anatomia e Fisiologia

2

3 Funções do Sistema Nervoso sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições. A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.

4 As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia. Neurônios: células nervosas Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dentritos e axônio

5 Neurônios: células nervosas Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dentritos e axônio

6 No corpo celular, a parte mais volumosa da célula nervosa, se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas. Os dendritos (do grego dendron, árvore) são prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.

7 O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dendritos, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.

8 Os corpos celulares dos neurônios estão concentrados no sistema nervoso central e também em pequenas estruturas globosas espalhadas pelo corpo, os gânglios nervosos.

9 Células Glia Além dos neurônios, o sistema nervoso apresenta-se constituído pelas células glia, ou células gliais, cuja função é dar sustentação aos neurônios e auxiliar o seu funcionamento. As células da glia constituem cerca de metade do volume do nosso encéfalo. Há diversos tipos de células gliais.

10

11

12 Impulso Nervoso A despolarização e a repolarização de um neurônio ocorrem devido as modificações na permeabilidade da membrana plasmática. Em um primeiro instante, abrem-se "portas de passagem" de Na+, permitindo a entrada de grande quantidade desses íons na célula.

13 Com isso, aumenta a quantidade relativa de carga positiva na região interna na membrana, provocando sua despolarização.

14 Em seguida abrem-se as "portas de passagem" de K+, permitindo a saída de grande quantidade desses íons. Com isso, o interior da membrana volta a ficar com excesso de cargas negativas (repolarização). A despolarização em uma região da membrana dura apenas cerca de 1,5 milésimo de segundo (ms ).

15

16 Anatomia Chamamos de Sistema Nervoso Central (SNC) a parte formada por encéfalo e medula espinhal. E de Sistema Nervoso Periférico (SNP) a parte formada por nervos de gânglios nervosos.

17 .

18 Dividindo o sistema nervoso

19 O SNC recebe na forma de impulsos nervosos os estímulos do meio externo, trazidos pelos nervos que estão em contato com as estruturas sensoriais que se espalham perifericamente pelo corpo Assim, podemos comparar o SNC à CPU de um computador e o SNP aos seus periféricos (mouse, teclado, monitor, impressora etc.).

20 O encéfalo é formado por três partes: cérebro, cerebelo e bulbo. O cérebro é responsável por nossas atividades intelectuais, memória, controle de certas funções motoras, sensações (fome, frio, sede etc.) e, em humanos, consciência e emoções.

21 Sua camada superficial, o córtex cerebral, é formada pela substância cinzenta, constituída predominantemente por neurônios com axônios sem mielina (fibras amielínicas) e células da glia.

22 Comunicado com o cérebro através da região denominada ponte, o cerebelo controla o equilíbrio e o tônus muscular, realizando uma espécie de ajuste fino na coordenação dos movimentos.

23 O bulbo está na região entre o encéfalo e a medula espinhal. Atua no controle de atividades involuntárias e vitais como velocidade dos batimentos cardíacos, o ritmo respiratório, a pressão sanguínea, os movimentos de deglutição e regurgitação, os espirros, as tosses e a salivação.

24 A medula espinhal controla os atos reflexos. Dela emergem vários nervos cujos axônios são provenientes de corpos celulares locais, do encéfalo ou de gânglios nervosos. Assim, pode ser entendida como conexão nervosa entre os membros do tronco e o encéfalo.

25 O SNP é formado pelos nervos e gânglios nervosos. Os nervos são feixes de dendritos e axônios (fibras nervosas) revestidos por tecido conjuntivo. Poderiam ser comparados funcionalmente aos cabos elétricos.

26 Nervos Cranianos Nervos cranianos: são 12 pares (nos mamíferos) ou 10 pares (nos demais vertebrados) de nervos que emergem do encéfalo e inervam a cabeça, os pulmões, o coração e o tubo digestório. Podem ser sensoriais – enviam impulsos dos órgãos ao SNC –, motores – enviam impulsos do SNC aos órgãos – ou mistos - enviam impulsos em ambas os sentidos citados

27 Nervos Raquidianos Nervos raquidianos (espinhais): são diversos nervos, todos mistos, que emergem da medula espinhal, na qual cada um deles possui uma raiz ventral e uma raiz dorsal. As raízes dorsais são os pontos onde os neurônios sensoriais penetram na medula espinhal, estando seus corpos celulares em gânglios nervosos próximos à mesma.

28

29 Alterações Alexander Luria, um importante neurofisiologista da Universidade de Moscou dando continuidade ao trabalho de Pavlov a luz das novas descobertas identifica três sistemas ou unidades funcionais:Alexander Luria Unidade para regular o sono e vigília Unidade obter processar e armazenar informações Unidade para programar regular e verificar a atividade mental A grosso modo, algumas localizações e funções parecem estar contidas nesses distintos subconjuntos os diversos estados fásicos que caracterizam o coma, o sono e a consciência humana;comasonoconsciência Os mecanismos da atenção e memória onde destacam-se as funções do sistema reticular ativador e hipocampo e finalmente o próprio córtex frontal, sensorial e engines responsáveis Inteligências Múltiplashipocampo

30 Alterações do Hemisfério Esquerdo No hemisfério esquerdo situa-se as zonas da linguagem 90% dos casos) Lobos Temporal - Parietal (sensorial) Para Luria a Unidade de receber analisar e armazenar informações (córtex ocipital, auditivo e linguagem. Na criança avaliar relação: Linguagem - Pensamento

31 Alterações do Hemisfério direito Lobos Parietal - Temporal - Ocipital Coordenação viso – motora Destreza visual motora - rapidez exatidão da atenção visual percepção espaço temporal - localização visualização espacial ritmo / força * - inteligência corporal cinestésica excluindo danos das apraxias, hemiplegias, paresias (parestesias) Percepção / organização musical discriminação/ elaboração - tom discriminação/ elaboração - ritmo/ harmonia

32 Alterações nos Lobos frontais Unidade para programar, regular e verificar atividade Capacidade de planejamento – Integridade Funcional (Luria) Essencial para funções da inteligência / raciocínio: raciocínio de senso comum (capacidade para resolver problemas) raciocínio científico / lógico categorial - abstrato (formulação hipóteses, teste) Avalia-se a rapidez exatidão de cálculo Identifica- se ainda alterações de comportamento: introspeção hábitos auto cuidados higiene saúde (intrapessoal) comportamento psicossocial - humor, afetividade sexualidade (interpessoal) interespecífico - exploração ambiente (ciclos sazonais)

33 História Phineas Gage era um jovem supervisor de construção de ferrovias da Rutland e Burland Railroad, em Vermont, EUA. Em 1848 de Setembro, enquanto preparava uma carga de pólvora para explodir uma pedra, inadvertidamente socou uma barra de aço para o buraco. A explosão resultante projectou a barra, com 2.5 cm de diâmetro e mais de um metro de comprimento contra o seu crânio, a alta velocidade. A barra entrou pela bochecha esquerda, destruiu o olho, atravessou a parte frontal do cérebro, e saiu pelo topo do crânio, do outro lado

34

35 Mudanças de humor, raciocínio, ética pessoal e julgamentos


Carregar ppt "Sistema Nervoso Humano Anatomia e Fisiologia. Funções do Sistema Nervoso sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google