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42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Maria Mitsuko Okuda Salvador, 25 de julho de 2007.

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1 42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Maria Mitsuko Okuda Salvador, 25 de julho de 2007

2 Concepção de avaliação Concepção de sociedade, homem, conhecimento, processo de conhecimento, produção de conhecimento e educação ____________________________________ Avaliação educacional Procedimentos: adequados e consistentes Projeto pedagógico AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

3 MODELOS EDUCACIONAIS E AVALIAÇÃO Modelos educacionais (visão de mundo subjacente) Projeto Pedagógico: Paradigmas de ensino – Currículo – Avaliação educacional: Perspectiva tradicional Perspectiva crítica

4 AVALIAÇÃO: PERSPECTIVA TRADICIONAL a)Metodologia: predominantemente quantitativa. b)Abordagem tecnicista: visão fragmentada, pontual e desarticulada do processo educativo. c)Finalidade: eficiência, controle, produtividade. d)Modalidade: somativa (final do processo). e)Definição de avaliação: estudo sistemático de identificação de mérito e valor. f)Base para a definição de técnicas e a construção dos instrumentos: competências e habilidades mensuráveis.

5 AVALIAÇÃO: PERSPECTIVA TRADICIONAL h)Aspectos avaliados: memorização X capacidade de compreender, de usar conhecimentos em novas situações e de pensar criticamente. i)Ênfase: produto, resultado, classificação, seleção, comparação medida (notas). j)Foco: aprovação e reprovação – resultados: fim do processo da avaliação. (... quem passa de ano, ou é retido; quais os melhores, os piores; os inteligentes, os incapazes; os esforçados, os preguiçosos...) k)Conseqüências: premiação, punição, competição Distribuição dos indivíduos por mérito individual discriminação/exclusão dos não-qualificados.

6 AVALIAÇÃO: PERSPECTIVA CRÍTICA a)Metodologia predominante: qualitativa. b)Abordagem crítica: visão global, integral e articulada do processo educativo. c)Finalidade: compreender e transformar a realidade, com intenção educativa e ética e responsabilidade social. d)Modalidades de avaliação: diagnóstica e formativa (aplicação: ao longo do processo). e)Ênfase: processo, cotidiano, contexto, realidade concreta interpretações, representações, auto- avaliação.

7 AVALIAÇÃO: PERSPECTIVA CRÍTICA f)Definição de avaliação: processo, contínuo e sistemático, de descrição e julgamento de mérito e valor, e visa a fornecer informações relevantes para aperfeiçoamento do processo pedagógico: identificar problemas, propor alternativas de ação e correção de rumos. subsidiar o processo de tomada de decisão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do processo pedagógico. g)Conseqüências: produção/construção coletiva do conhecimento, inclusão.

8 AVALIAÇÃO: PERSPECTIVA CRÍTICA h)Base para a definição de técnicas e a construção dos instrumentos: competências e habilidades fins, objetivos e conteúdos da educação. i)Foco: informações sobre o desempenho dos alu- nos, para análise em função de variáveis interve- nientes que permeiam o processo pedagógico. Resultados: parte do processo de avaliação aprimorar o processo pedagógico desenho da realidade do ensino

9 AVALIAÇÃO E PROJETO PEDAGÓGICO O processo de avaliação educacional deve ser consistente com o referencial teórico que fundamenta o projeto pedagógico: concepção; organização didático-pedagógica e administrativa; proposta curricular; formação, atuação e interação do corpo docente, técnico-administrativo e discente; instalações físicas, infra-estrutura etc.

10 Variáveis que podem ter relação com o desempenho (aprendizagem) dos alunos : Condições socioeconômicas e culturais Hábitos de leitura e estudo Perfil dos professores Proposta pedagógica Condições da escola Clima organizacional Prática docente Gestão DESEMPENHO E FATORES ASSOCIADOS

11 PLANEJAMENTO DA PROVA Instituição Curso Disciplina Objetivos e proposta do sistema de avaliação (Projeto pedagógico) Concepção de avaliação Definição de técnicas e instrumentos Interpretação de resultados

12 PLANEJAMENTO DA PROVA Diversidade de técnicas e instrumentos Nível de ensino / processo de ensino-aprendizagem Notas – Conceitos – Estatísticas Ferramentas do processo avaliativo Interpretação e análise, para avaliar e melhorar: – desempenho dos alunos – eficácia das técnicas empregadas – desempenho do professor – instrumento de avaliação – planejamento de ensino – projeto pedagógico


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