A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA 17 de Junho de 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA 17 de Junho de 2009."— Transcrição da apresentação:

1 1 AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA 17 de Junho de 2009

2 2 Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas pessoais. OBJETIVO GERAL LOCAL DA PESQUISA UNIVERSO PERÍODO DE CAMPO DIMENSIONAMENTO MARGEM DE ERRO Levantar o conhecimento dos parlamentares sobre propriedade intelectual, bem como as percepções sobre sua relevância para a inovação tecnológica, para a atração de investimentos e para o desenvolvimento do país. Brasília (Congresso Nacional). Parlamentares – Deputados Federais e Senadores De 9 de setembro a 31 de outubro de entrevistas. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Objetivo e Metodologia

3 3 Desenvolvimento x estagnação (%) P02) De uma maneira geral, o(a) sr(a) diria que o Brasil: (LEIA OPÇÕES 1 e 2 - UMA OPÇÃO) O Brasil hoje

4 4 Total Base:(100) Investir em educação básica59 Investimento em infra-estrutura54 Investir em energia (petróleo, gás natural, hidrelétricas, nuclear)30 Investimento em pesquisa científica30 Inovação tecnológica22 Parcerias público-privadas17 PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)15 Investir nas universidades15 Fomentar o investimento privado (interno e externo)14 Estimular o empresariado nacional13 Investir em biocombustíveis (etanol, gás natural)11 Integração regional7 Explorar os recursos naturais5 Investir no parque industrial4 (%) Janelas de oportunidade para o crescimento e desenvolvimento econômico do país O Brasil hoje P05) E ainda pensando no momento econômico atual, na opinião do(a) sr(a), qual seria a principal janela de oportunidade para alavancar o crescimento e o desenvolvimento econômico do país? E em segundo lugar? E em terceiro? (ATÉ 3 OPÇÕES)

5 5 Interesse e relevância (%) Tem muito interesse sobre o assunto Tem algum interesse Não tem interesse sobre o assunto É muito relevante para o desenvolvimento do país Tem alguma relevância para o desenvolvimento do país Não é relevante para o desenvolvimento do país Propriedade Intelectual P09) Pensando neste tema da Propriedade Intelectual, o(a) sr(a) diria que: (LEIA OPÇÕES ABAIXO – RELER A PERGUNTA – UMA OPÇÃO POR BLOCO)

6 6 Interesse e relevância (%) É um tema bastante discutido no Congresso Nacional É um tema pouco discutido no Congresso Nacional É sobretudo dever dos parlamentares debater a importância do tema e discutir novas propostas É apenas em parte dever dos parlamentares debater a importância do tema e discutir novas propostas Não sabe/ Não respondeu Propriedade Intelectual P09) Pensando neste tema da Propriedade Intelectual, o(a) sr(a) diria que: (LEIA OPÇÕES ABAIXO – RELER A PERGUNTA – UMA OPÇÃO POR BLOCO)

7 7 (%) P12) O(a) sr(a) diria que nos últimos 5 anos o ambiente para a inovação e para a proteção à Propriedade Intelectual melhorou, piorou ou continua igual no Brasil? (UMA OPÇÃO) Ambiente para a inovação e proteção à PI nos últimos 5 anos Propriedade Intelectual

8 8 P13) Em sua opinião, a proteção à Propriedade Intelectual tem ou não tem efeitos/impactos sobre? Caso sim, positivos ou negativos? Não tem impacto/ Não sabe (%) O ambiente econômico (em termos de competitividade, segurança dos investidores privados brasileiros e estrangeiros, e de volume de investimentos) A pesquisa e a inovação tecnológica no Brasil O desenvolvimento econômico e a cadeia de valor das exportações A criação de empregos mais qualificados e o valor dos salários Lucro das grandes corporações (brasileiras e estrangeiras) Acesso ao consumo e o preço dos produtos Tem impacto (%) Impactos da Proteção à PI Propriedade Intelectual

9 9 P17) Pelo que o(a) sr(a) sabe ou ouviu falar, quem são as maiores detentoras de patentes de Propriedade Intelectual no Brasil? (LER DE 1 A 3 – VÁRIAS OPÇÕES) (%) Maiores detentoras de patentes no Brasil Propriedade Intelectual

10 10 P17) Pelo que o(a) sr(a) sabe ou ouviu falar, quem são as maiores detentoras de patentes de Propriedade Intelectual no Brasil? Exemplos (%) Maiores detentoras de patentes no Brasil – exemplos Propriedade Intelectual Base: 80 (somente para quem opinou sobre as maiores detentoras)

11 11 Relação dos 50 Maiores Depositantes de Pedidos de Patente no Brasil, com Prioridade Brasileira, no Período de 1999 a 2003 Fonte: Base EPODOC – Acesso: nov * Estes 18 pedidos são os mesmos, visto que José Luiz Parreira Fiúza e Marcio Antonio Bandeira Lopes são co-depositantes nestes pedidos.

12 12 Cientista do Instituto Adolfo Lutz isola vírus da gripe suína O Instituto Adolfo Lutz informou nesta terça-feira em nota, que a equipe da virologista Terezinha Maria de Paiva, isolou no final de abril o vírus da gripe suína. Segundo a nota "a nova estirpe passou a ser denominada A/São Paulo/1454/H1N1" segundo as normas da Organização Mundial da Saúde. O isolamento do vírus propiciou o sequenciamento do material genético da estirpe brasileira, experimentos que estão sendo efetuados pela cientista Cecília Luiza Simões dos Santos do Instituto Adolfo Lutz. A caracterização genética é fundamental na investigação da epidemiologia molecular do vírus para saber se o padrão viral se mantém ou já se diferenciou dos encontrados em outras regiões do mundo, contribuir para a produção de vacina e avaliação de resposta aos antivirais Fonte:


Carregar ppt "1 AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA 17 de Junho de 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google