A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)"— Transcrição da apresentação:

1 Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
Paisagens naturais brasileiras - Existem 06 grandes domínios paisagísticos onde 03 deles são áreas florestadas e outros 03, vegetais herbáceas e arbustivas.

2 Domínios Morfoclimáticos

3 Pantanal Mato-Grossense
A declividade do terreno, rios que drenam a região demoram a vazar, provocando a inundação das planícies e trazendo nutrientes para a fauna da região.

4 Características Vegetação heterogênea(cerrado e campos).

5 Domínio Amazônico Ocupa mais de 2,5 milhões de KM2.
A Floresta Amazônica é heterogênea pois abriga mais de 30 milhões de espécies animais e 80 mil espécies vegetais.. É latifoliada onde apresenta folhagem diversificada. As folhas largas, permanecem verdes durante todo o ano. Vegetação de terrenos inundáveis(várzea e igapós)onde ocupa 10% do ecossistema florestal. 80% da área são de terra firme(Hiléia).

6 Várzea e Igapó amazônicos

7 Solos ácidos Constitui 70% do domínio amazônico. São de baixa fertilidade. A floresta se torna auto-sustentável. Ela nutre-se dela mesma.

8 Mata dos cocais Encontrados no Meio-norte do Brasil, principalmente n Maranhão e Piauí. Formados pelo Babaçu onde são produzidos os óleos crus de amêndoas. Em terrenos alagados, são encontrados a carnaúba onde são produzidas as ceras.

9 Carnaúba e Babaçu

10 Mata Atlântica

11 Características Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica. - É uma formação florestal densa e heterogênea,mais rica em espécies vegetais do que a Hiléia amazônica.

12 Área total original: aproximadamente 1,3 milhão de km2
Área total original: aproximadamente 1,3 milhão de km2. Área total atual: aproximadamente Km2. O grande destaque da mata original era o pau-brasil, que deu origem ao nome do nosso país. Alguns exemplares eram tão grossos que três homens não conseguiam abraçar seus troncos. O pau-brasil hoje é quase uma relíquia, existindo apenas alguns exemplares no Sul da Bahia.

13 Domínio dos Planaltos de Araucárias
Ocupa os planaltos sedimentares-basálticos no oriente da bacia do Paraná em altitudes de até 1300 metros. Mata das Araucárias: Floresta semi-homogênea de vegetação herbácea e arbustiva. Sua devastação se iniciou durante a colonização alemã e italiana no início do século XX onde os colonos usavam madeiras para construção de casas, móveis e afins. Início do século XX: Mais de 80% do território dos estados de SC e PR ainda tinham a vegetação.

14 Mais tarde, a área foi transformada em cultivo de milho, trigo e árvores frutíferas onde a madeira(Araucária) se tornou um produto de exportação.Hoje, restam menos de 20% da vegetação nativa.

15 Domínio dos Cerrados: Abrange as chapadas e chapadões do Brasil Central.É uma região tropical de verões chuvosos e invernos secos. Os solos são de baixa fertilidade pois as chuvas de verão, lavam o solo retirando seus nutrientes. No inverno, a seca provoca a evaporação acumulando ferro e alumínio, deixando o solo ácido. É do tipo arbóreo-arbustivo .

16 Cerrado Herbáceo e Arbóreo

17 Chapadas

18 Chapadões

19 Cerrado de campo limpo

20 Cerrado de Campo sujo

21 Campo de Cerrado

22 Cerradão

23 - CAATINGA Apresenta relevo em forma de colinas com vertentes suaves(colinas sertanejas). - Solos profundos e pedregosos. - A Caatinga é uma formação adaptada ao calor e à aridez. Possuem folhas espinhentas e em alguns lugares, podem ser úmidas(brejos)

24 Caatinga

25 PRADARIAS É uma planície vasta e aberta onde não há sinal de árvores nem arbustos, com capim baixo em abundância. São regiões muito amplas e oferecem pastagens naturais para animais de pastoreio e espécies agrícolas alimentares. Brejo

26 Pradaria


Carregar ppt "Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google