A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À GENÉTICA GENÉTICA – é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade. Gregor Mendel: pai da genética Trabalhou com ervilhas. Postulou que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À GENÉTICA GENÉTICA – é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade. Gregor Mendel: pai da genética Trabalhou com ervilhas. Postulou que."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À GENÉTICA GENÉTICA – é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade. Gregor Mendel: pai da genética Trabalhou com ervilhas. Postulou que a transmissão dos caracteres hereditários era feita por meio dos gametas. Alguns conceitos importantíssimos...

2 Cromossomos: fitas de DNA condensadas
Gens ou genes: localizados nos cromossomos, contém as informações genéticas dos indivíduos. É A REGIÃO DO DNA QUE PODE SER TRANSCRITA EM MOLÉCULAS DE RNA.

3 Código genético: conjunto de bases nitrogenadas que formam uma linguagem em códigos
Mutações genéticas: alterações acidentais das bases nitrogenadas que podem provocar alterações nas características do organismo. Altofecundação: acontece quando um mesmo indivíduo produz gametas masculinos e femininos e se reproduz utilizando os seus próprios gametas. Fecundação cruzada: dois indivíduos hermafroditas trocam gametas masculinos para se reproduzir. Indivíduos puros: indivíduos que somente são capazes de gerar filhotes com características idênticas as suas. Indivíduos híbridos: indivíduos que são capazes de gerar filhotes com características idênticas ou não as suas. Dizemos que possuem genes “misturados”.

4 Geração P: geração de pais
Geração F1: 1ª geração de filhos. Geração F2: 2ª geração de filhos. Genes dominantes: são genes que impedem que as características de outros genes apareçam. Genes recessivos: são genes não expressão suas características na presença de um gene dominante. Suas características somente são observadas quando se une com outro gene recessivo. Genes alelos: são duas versões de cada gene que estão localizados nos mesmos locais em cromossomos homólogos. São representados por letras maiúsculas e minúsculas. Ex: AA, aa, Aa Locus gênicos – locais onde estão localizados os genes alelos nos cromossomos homólogos.

5 Homozigose: característica que somente aparece em indivíduos puros. Ex
Homozigose: característica que somente aparece em indivíduos puros. Ex.: AA ou aa. Heterozigose: características de um indivíduo híbrido. Ex.: Aa Genótipo: características genéticas de um conjunto de genes. É a “receita” das características. Fenótipo: expressão do genótipo + interação com o meio ambiente. É o “resultado da receita” que pode ou não ser alterada pelo maio ambiente.

6 ATIVIDADE CADERNO: Pg 39 nº 01, 05 ao 08; Pg 40 nº 03 e 06; Pg 41 nº 12; Pg 65 nº 1 PORTFÓLIO: Atividade 04 – Escreva entre 30 e 40 linha a história da genética. Seja sucinto em todos os pesquisadores e filósofos que formaram esta ciência, mas seja detalhista com os objetivos dos trabalhos de Mendel.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À GENÉTICA GENÉTICA – é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade. Gregor Mendel: pai da genética Trabalhou com ervilhas. Postulou que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google